Summit Agro

Capim-mombaça: o que é e quando realizar o plantio?

Saiba mais do capim-mombaça, seus benefícios e como realizar o manejo

3 minutos de leitura

12/09/2023

O capim-mombaça é uma das gramíneas mais utilizadas na alimentação de gado, mas seus benefícios vão muito além disso.

O que é e principais características do capim-mombaça

Capim-mombaça é o nome popular do Panicum maximum ou Megathyrsus maximus, uma planta com flor da família Poaceae. O capim é uma gramínea que pode atingir até 1,65 metro de altura e é amplamente utilizado na alimentação bovina. A planta apresenta folhas largas e longas e pelos curtos na face superior. O capim-mombaça é de origem africana, mas foi levado para regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo, onde se disseminou rapidamente.

Capim-mombaça pronto para pastejo. (Fonte: Embrapa/Reprodução)

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o capim-mombaça produz 130% a mais de matéria seca foliar do que o capim-colonião, outra planta comum na alimentação de bovinos. A planta tem persistência média de seis anos, com produção animal de 15 @/ha/ano. O ganho médio para bovinos de corte é de 700 quilogramas de peso vivo/ha/ano. Ele apresenta boa palatabilidade e é mais consumido por caprinos e bovinos, sendo bastante utilizado na fase de engorda e em áreas de produção leiteira.

O capim-mombaça tem boa adaptação em quase todo o País, principalmente em áreas com bom regime de chuva e ausência de inverno rigoroso. A abrangência geográfica é maior nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

Segundo a Embrapa, a planta se desenvolve melhor em solos de média e alta fertilidade, onde se estabelece rapidamente com cobertura total do solo. A gramínea é a mais eficiente na utilização do fósforo disponível no solo.

Como e quando plantar, estabelecimento e manejo do capim-mombaça

A semeadura do capim-mombaça pode ser feita manualmente, a lanço ou por plantadeira, a uma profundidade de 2 centímetros a 4 centímetros. Normalmente, realiza-se o entrelinhas de 0,5 metro a 1,0 metro e a compactação da semente. A Embrapa recomenda uma densidade de semeadura entre de 10 quilogramas a 15 quilogramas por hectare, considerando o método de plantio e a qualidade das sementes.

Em consorciação com leguminosas, o plantio pode ser realizado a lanço ou em linhas espaçadas de 1,0 metro a 1,5 metro. A semeadura deve ser realizada durante o período de chuvas, entre outubro e novembro.

O primeiro pastejo deve ser feito entre 90 dias a 120 dias após o plantio. Se bem formadas, a pastagem apresenta capacidade de suporte de 1,5 UA (UA = 450 kg de peso vivo) por hectare (ha) a 2,5 UA/ha, durante o período chuvoso, e de 0,8 UA/HA a 1,0 UA/ha no período seco. A média de ganho de peso por hectare é de entre 350 quilogramas e 600 quilogramas. Os ganhos peso/animal/dia chegam a 700 gramas no período chuvoso e 350 gramas na estiagem.

Os níveis de produção podem variar conforme o solo e as condições climáticas, porém, em ambientes ideais, com solos argilosos e arenosos e com níveis mínimos de fósforo entre 3 ppm e 5 ppm, podem alcançar 33 toneladas de matéria seca/ha/ano, com 13,4% de proteína. 60% dessa produção ocorre no período chuvoso e outros 40% durante a estiagem.

Indica-se que o capim esteja com altura mínima entre 60 centímetros a 80 centímetros para que seja iniciado o pastejo, e que seja interrompida com alturas entre 30 centímetros e 40 centímetros. Isso garante que a gema apical do capim não seja comida, o que prejudica o pasto.

Benefícios ambientais do capim-mombaça 

Devido às suas características químicas, o capim-mombaça ajuda na recuperação de pastos degradados e é recomendado na diversificação de pastagens. Ele é reconhecido como um adubo verde, que enriquece o solo com nitrogênio, por isso está sendo bastante utilizado em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), com o capim-mombaça fazendo as entrelinhas com outras árvores ou hortaliças, que se beneficiam do acúmulo da matéria orgânica nas bordas.

Fontes: Embrapa, Agricultura Gov SP, Irrigat

Bom Dia Agro

Newsletter

X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas