Capim-mombaça: o que é e quando realizar o plantio? | Agro Estadão Capim-mombaça: o que é e quando realizar o plantio? | Agro Estadão
apresenta
oferece
PUBLICIDADE

Summit Agro

Capim-mombaça: o que é e quando realizar o plantio?

Saiba mais do capim-mombaça, seus benefícios e como realizar o manejo

3 minutos de leitura 12/09/2023 - 15:30

Nome Colunistas

Capim-mombaça o que é e quais são as vantagens do uso
Capim-mombaça o que é e quais são as vantagens do uso

O capim-mombaça é uma das gramíneas mais utilizadas na alimentação de gado, mas seus benefícios vão muito além disso.

O que é e principais características do capim-mombaça

Capim-mombaça é o nome popular do Panicum maximum ou Megathyrsus maximus, uma planta com flor da família Poaceae. O capim é uma gramínea que pode atingir até 1,65 metro de altura e é amplamente utilizado na alimentação bovina. A planta apresenta folhas largas e longas e pelos curtos na face superior. O capim-mombaça é de origem africana, mas foi levado para regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo, onde se disseminou rapidamente.

Capim-mombaça pronto para pastejo. (Fonte: Embrapa/Reprodução)

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o capim-mombaça produz 130% a mais de matéria seca foliar do que o capim-colonião, outra planta comum na alimentação de bovinos. A planta tem persistência média de seis anos, com produção animal de 15 @/ha/ano. O ganho médio para bovinos de corte é de 700 quilogramas de peso vivo/ha/ano. Ele apresenta boa palatabilidade e é mais consumido por caprinos e bovinos, sendo bastante utilizado na fase de engorda e em áreas de produção leiteira.

O capim-mombaça tem boa adaptação em quase todo o País, principalmente em áreas com bom regime de chuva e ausência de inverno rigoroso. A abrangência geográfica é maior nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

Segundo a Embrapa, a planta se desenvolve melhor em solos de média e alta fertilidade, onde se estabelece rapidamente com cobertura total do solo. A gramínea é a mais eficiente na utilização do fósforo disponível no solo.

PUBLICIDADE

Como e quando plantar, estabelecimento e manejo do capim-mombaça

A semeadura do capim-mombaça pode ser feita manualmente, a lanço ou por plantadeira, a uma profundidade de 2 centímetros a 4 centímetros. Normalmente, realiza-se o entrelinhas de 0,5 metro a 1,0 metro e a compactação da semente. A Embrapa recomenda uma densidade de semeadura entre de 10 quilogramas a 15 quilogramas por hectare, considerando o método de plantio e a qualidade das sementes.

Em consorciação com leguminosas, o plantio pode ser realizado a lanço ou em linhas espaçadas de 1,0 metro a 1,5 metro. A semeadura deve ser realizada durante o período de chuvas, entre outubro e novembro.

O primeiro pastejo deve ser feito entre 90 dias a 120 dias após o plantio. Se bem formadas, a pastagem apresenta capacidade de suporte de 1,5 UA (UA = 450 kg de peso vivo) por hectare (ha) a 2,5 UA/ha, durante o período chuvoso, e de 0,8 UA/HA a 1,0 UA/ha no período seco. A média de ganho de peso por hectare é de entre 350 quilogramas e 600 quilogramas. Os ganhos peso/animal/dia chegam a 700 gramas no período chuvoso e 350 gramas na estiagem.

Os níveis de produção podem variar conforme o solo e as condições climáticas, porém, em ambientes ideais, com solos argilosos e arenosos e com níveis mínimos de fósforo entre 3 ppm e 5 ppm, podem alcançar 33 toneladas de matéria seca/ha/ano, com 13,4% de proteína. 60% dessa produção ocorre no período chuvoso e outros 40% durante a estiagem.

Indica-se que o capim esteja com altura mínima entre 60 centímetros a 80 centímetros para que seja iniciado o pastejo, e que seja interrompida com alturas entre 30 centímetros e 40 centímetros. Isso garante que a gema apical do capim não seja comida, o que prejudica o pasto.

Benefícios ambientais do capim-mombaça 

Devido às suas características químicas, o capim-mombaça ajuda na recuperação de pastos degradados e é recomendado na diversificação de pastagens. Ele é reconhecido como um adubo verde, que enriquece o solo com nitrogênio, por isso está sendo bastante utilizado em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), com o capim-mombaça fazendo as entrelinhas com outras árvores ou hortaliças, que se beneficiam do acúmulo da matéria orgânica nas bordas.

Fontes: Embrapa, Agricultura Gov SP, Irrigat

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.