PUBLICIDADE

Summit Agro

Calendário agrícola: como planejar o plantio?

Conheça a importância do calendário agrícola na hora de planejar o que cultivar na região

4 minutos de leitura 08/03/2023 - 12:08

Por:

Não é segredo que a agricultura é totalmente dependente das condições climáticas. Para alcançar sucesso produtivo e financeiro com uma lavoura, é preciso considerar uma série de questões. Muito mais do que pensar apenas na quantidade de chuva, é necessário se atentar às características do solo, às condições fotoclimáticas (a quantidade de luz a que cada cultura fica exposta), à umidade, ao vento e a outros fatores. Para auxiliar produtores de todo o País, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulga e atualiza o Calendário Agrícola.

A ferramenta objetiva guiar produtores no planejamento e na condução da safra. Com informações atualizadas e divulgadas por especialistas, é possível saber quais são os meses ideais para plantio e colheita de diversas culturas em todas as regiões do Brasil.

Usar o calendário agrícola oferece diversas vantagens, como:

  • descobrir quais são as culturas ideais para cada região;
  • ter disponíveis informações essenciais para a safra, como nível de precipitação, umidade do ar e velocidade de ventos;
  • ajudar na tomada de decisões para aumentar a lucratividade;
  • diminuir surpresas e riscos com adversidades climáticas;
  • melhorar a produtividade e as chances de alcançar maior rendimento.

Confira algumas dicas do Calendário Agrícola de Grãos da Conab.

Soja

Com produção na casa de 150 milhões de toneladas, o Brasil é o maior cultivador e exportador de soja do mundo. O grão é plantado em todas as regiões do País.

PUBLICIDADE

Norte

No Norte, existe variação da época de plantio e colheita para cada Estado. Em Roraima, o plantio da soja ocorre no outono, entre abril e junho, e a colheita se estende de agosto a outubro. Em Rondônia, o plantio ocorre na primavera, entre outubro e dezembro, e a colheita vai de janeiro a abril. No Pará, o plantio da soja vai de janeiro a abril e a colheita, de maio a agosto. Em Tocantins, o plantio é durante toda a primavera e a colheita, entre fevereiro e maio.

Nordeste

No Nordeste, a soja é plantada nos Estados do Maranhão, do Piauí e da Bahia. O plantio vai de outubro a janeiro em todos eles, podendo chegar a fevereiro no Maranhão. A colheita começa em janeiro na Bahia e em fevereiro nos outros dois Estados. Na Bahia, a colheita segue até o fim de abril, enquanto no Piauí vai até o fim de junho e no Maranhão, até o fim de julho.

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, a soja é cultivada em toda a região com calendário similar. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o plantio vai de setembro a dezembro e a colheita, de janeiro a abril. Em Goiás, o plantio vai de outubro a dezembro e a colheita, de janeiro a abril. A única diferença do Distrito Federal é que a colheita se inicia em fevereiro.

Sudeste

No Sudeste, a soja é cultivada em Minas Gerais, com o plantio se estendendo entre outubro e dezembro e a colheita, entre janeiro e maio. Em São Paulo, o plantio ocorre entre setembro e dezembro, com colheita entre fevereiro e maio.

Sul

No Sul, a soja é cultivada em toda a região. No Paraná, o plantio vai de setembro a dezembro e a colheita, de janeiro a abril. Em Santa Catarina, o plantio vai de outubro a dezembro; no Rio Grande do Sul, de outubro a janeiro. A colheita é de fevereiro a maio nos dois Estados.

PUBLICIDADE

Milho

Outro dos principais grãos do País é o milho, que tem a especificidade de ter até três safras por ano em alguns locais. Confira, a seguir, quando as safras ocorrem em cada região do Brasil.

Norte

No Norte, a primeira safra ocorre principalmente na primavera, na maioria dos Estados produtores, e a colheita se dá entre o verão e o outono, com variações específicas de acordo com cada região. O milho segunda safra é plantada no Maranhão, no Piauí e em Pernambuco (até maio) durante o verão, e a colheita ocorre nas estações de outono e inverno, chegando até a primavera no Piauí. Já a terceira safra é plantada no Amapá e em Roraima em abril e maio, com colheita de agosto a outubro no Amapá e em outubro em Roraima.

Nordeste

No Nordeste, a primeira safra do milho tem a época do plantio bem variada, de acordo com o Estado produtor, e a colheita ocorre entre o verão e o inverno, concentrada em boa parte dos Estados no outono. No Maranhão, no Piauí e em Pernambuco, o milho segunda safra é plantado no verão, com a colheita ocorrendo entre junho e outubro, variando de acordo com as regiões. No Nordeste, os Estados que têm a terceira safra de milho plantam no outono e colhem durante o inverno e a primavera.

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, a primeira safra do milho é plantada na primavera, com a colheita ocorrendo entre fevereiro e o fim de junho. Na mesma região, a segunda safra é plantada no verão e colhida entre maio e setembro.

Sudeste

No Sudeste, a primeira safra é plantada na primavera, e a colheita começa, majoritariamente, em fevereiro e se estende por todo o outono. O milho segunda safra é plantado em Minas Gerais e em São Paulo no verão, com a colheita acontecendo entre o fim do outono e o inverno.

Sul

No Sul, a maior parte do plantio da primeira safra ocorre na primavera, com colheita entre o verão e o outono. A segunda safra é plantada no Sul apenas no Paraná, entre janeiro e abril, e a colheita ocorre entre maio e setembro.

Para conhecer o calendário referente a outros grãos, como trigo, arroz, feijão, sorgo, canola e centeio, clique aqui para baixar o arquivo no site da Conab.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.