AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Summit Agro

Calcário agrícola: vantagens, tipos e como deve ser usado

A calagem (uso de calcário agrícola na plantação) pode aumentar a produtividade do plantio e ainda fornecer mais nutrientes à colheita

3 minutos de leitura

24/02/2022

A aplicação de calcário é uma técnica da agricultura moderna usada para corrigir a acidez do solo, sendo muito difundida e recomendada para melhorar a produtividade das culturas agrícolas. 

O que é calcário e quais são os tipos?

O calcário é uma rocha sedimentar, constituída majoritariamente por carbonato de cálcio. Ele pode receber outras denominações em razão de sua estrutura ou devido à presença de outros compostos. Na agricultura, há quatro tipos principais: calcário calcítico (teor de MgCO3 inferior a 10% e maior teor de cálcio), calcário magnesiano (teor de MgCO3 entre 10% e 25%), calcário dolomítico (teor de MgCO3 acima de 25% e baixo teor de cálcio) e o calcário filler (tem granulometria fina, indicada para plantio direto, já que não revolve o solo).

Qual é a importância e as vantagens da calagem?

No Brasil, especialmente na região do Cerrado, o solo tende a ser ácido, pobre em nutriente e com excesso de alumínio tóxico. Consequentemente, para transformar esses solos em ambientes ricos e próprios para atender à demanda agrícola, a calagem (uso de calcário no solo) é uma boa opção.

O uso de calcário agrícola é especialmente importante em solos ácidos, devolvendo os nutrientes necessários e favorecendo o plantio (Fonte: Embrapa/Reprodução).

O calcário serve para diminuir a acidez do solo, o que é possível através de elementos químicos, como o cálcio e o magnésio, presentes em diferentes proporções em cada um dos tipos dessa substância. Dessa forma, vale dizer que a escolha do tipo do calcário varia também conforme a necessidade de cada solo, sendo necessária uma análise prévia.

A calagem proporciona o aumento da produtividade do plantio e o fornecimento de nutrientes às plantas, mas há outras vantagens:

  • baixo custo do produto;
  • o calcário também atua como fertilizante;
  • estimulação do desenvolvimento de microrganismos;
  • eliminação de efeitos tóxicos de ativos químicos como o Manganês (Mn), Ferro (Fe) e Alumínio (Al) presentes em solos ácidos;
  • aumento da eficácia do adubo;
  • maior crescimento radicular das plantas (aumentando absorção de nutrientes e água);
  • maior resistência da plantação a veranicos.

Calcário no solo: como usar?

Antes de iniciar o processo de calagem, é preciso realizar a análise química do solo, a fim de determinar os índices de acidez e a disponibilidade de nutrientes para as futuras plantas. É importante que esse processo ocorra antes da implantação da lavoura, podendo ser realizado no período de entressafra (entre o fim de uma colheita até o início do novo plantio).

No geral, a recomendação é que o calcário seja aplicado cerca de 3 meses antes do plantio da cultura, tendo tempo hábil para reagir com o solo e reduzir a acidez de forma eficiente. Como o calcário precisa de umidade para reagir, em algumas regiões pode ser necessário realizar a nova aplicação antes do prazo de 3 meses. Por isso, é indispensável um bom planejamento agrícola para otimizar a utilização da substância. 

Quanto à forma que a aplicação, existem dois métodos que podem ser utilizados:

  • aplicação incorporada de calcário agrícola — realizada após as operações de aração e gradagem;
  • aplicação superficial de calcário agrícola — realizada sobre a superfície do solo sem revolvimento.
A escolha do método de aplicação do calcário agrícola vai depender da análise do solo e das prioridades do agricultor. (Fonte: Embrapa/Reprodução)

Para escolher qual utilizar, o agricultor deve levar em consideração os objetivos finais. No caso da calagem incorporada, por exemplo, uma vantagem é a baixa solubilidade. Enquanto a calagem superficial pode ser mais atrativa por não comprometer a estrutura do solo pelo distúrbio. De todo modo, o resultado esperado é um aumento substancial da capacidade produtiva do solo.

_____

Quer saber mais? Clique aqui e assista a vídeos práticos e rápidos, que trazem a opinião e a explicação dos nossos parceiros especialistas em agronegócio.

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas