PUBLICIDADE

Summit Agro

Cabelo humano se torna opção de adubo

Jovens pesquisadores da Tanzânia criaram uma maneira fácil e barata de produzir um adubo rico em nutrientes

2 minutos de leitura 16/12/2021 - 14:35

Por: Summit agro

A Tanzânia é um dos países mais pobres do mundo, com um PIB per capita de US$ 1,7 mil em 2012. A agricultura é responsável por um quarto do PIB do país, emprega quase 80% da mão de obra disponível e corresponde a 85% das exportações. Nesse contexto, dois jovens estudantes criaram uma solução de baixíssimo custo que pode revolucionar o setor.

Dois estudantes chegaram a uma solução inusitada para aumentar a produção agrícola: a dupla conseguiu produzir fertilizantes a partir de cabelo humano. O cabelo é rico em queratina, que é uma proteína fibrosa que contém substâncias como potássio, oxigênio, nitrogênio e fósforo.

A ideia da dupla era utilizar um material barato e amplamente disponível para criar o produto. Escolheram o cabelo, que juntam gratuitamente do descarte de barbearias da sua cidade, Arusha.

Processo de criação do fertilizante

Uma vez que a ideia de utilizar cabelo como matéria-prima dos fertilizantes surgiu, o problema dos estudantes era como quebrar as moléculas e fazer com que os nutrientes ficassem disponíveis para serem aplicados nas plantas. Após três meses de testes, eles conseguiram achar a receita para criar o produto final.

Um dos responsáveis, Ojungu Jackson, explica que após os testes o produto que apresentou melhores resultados foi o hidróxido de potássio, que quebra as ligações peptídicas do cabelo e o transforma em um líquido. Assim todos os nutrientes do cabelo ficam disponíveis nesse líquido.

PUBLICIDADE

A receita é simples, 50 gramas de cabelo misturados com água e hidróxido de potássio geram um litro do fertilizante, que é diluído em mais água para ser aplicado nas plantas. O litro do produto é vendido na região pelo equivalente a 80 centavos de euro, aproximadamente 5 reais.

Um dos clientes dos jovens, o fazendeiro Fabian Mukazibila, afirma que após começar a utilizar o adubo, a produtividade da sua plantação de tomates aumentou em 25%. Os jovens ainda têm apenas oito clientes, mas esperam aumentar logo o negócio. Para isso, deram entrada no processo de certificação de produto orgânico para o seu adubo de cabelo.

Adubo ou fertilizante?

Fertilizantes são compostos químicos empregados na agricultura com o objetivo de aumentar ou repor a quantidade de nutrientes do solo, gerando um ganho de produtividade. O termo adubo, entretanto, não é sinônimo de fertilizante.

Os fertilizantes são divididos em dois tipos: orgânicos ou inorgânicos, que podem ser naturais ou sintéticos. Os fertilizantes inorgânicos são produzidos em laboratórios e têm a vantagem de conter uma grande concentração de nutrientes que é absorvida quase que instantaneamente pelas plantas. Porém, geram problemas como o risco para o meio ambiente. A longo prazo os fertilizantes colaboram para a degradação da qualidade do solo, poluem a atmosfera e fontes de água e, dependendo do seu manuseio, podem intoxicar seres humanos e animais.

Os fertilizantes orgânicos, também conhecidos como adubos, são feitos de produtos naturais como húmus, farinha de osso, esterco e, como vimos, até cabelo. Pesquisas demonstram que fertilizantes orgânicos aumentam a biodiversidade do solo, criando um ambiente propício para o surgimento de fungos e microrganismos, que ajudam o crescimento das plantas. Sua ação, porém, é bem mais lenta.

Fonte: IstoÉ Dinheiro, feedy.news, DW, EBC, UFSJ, Brasil Escola, Aegro, Aprova Total, Ecycle.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.