Summit Agro
Boi gordo: tudo o que você precisa saber para iniciar uma produção
Com maior rebanho bovino comercial do mundo, Brasil é um dos principais responsáveis pela produção global de Boi Gordo
2 minutos de leitura 15/08/2024 - 09:27
Por: Summit Agro
O Brasil possui 213 milhões de cabeças de gado, o que torna o País o detentor do título de maior rebanho bovino comercial do mundo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pecuária brasileira também é a maior exportadora global de carne do animal e deve ser tornar a maior produtora do alimento no mundo até 2025.
Para alcançar esses títulos, a produção de Boi Gordo vem passando por melhorias que possibilitam o crescimento do volume produzido, mesmo com redução de cabeças de gado ou da área de criação. Para aumento da produtividade, o sistema extensivo utilizado em 75% das propriedades pode ser substituído ou associado ao semiconfinamento ou confinamento.
Além disso, técnicas de manejo do gado, como suplementação da nutrição, e cuidados com o bem-estar e o comportamento do animal podem acelerar a engorda do boi e garantir a qualidade da carne produzida. Para tanto, o pecuarista deve selecionar o método mais adequado para a criação de acordo com as condições de sua propriedade.
Primeiros passos na produção do Boi Gordo
Para começar a produzir, o pecuarista deverá escolher a raça a ser criada e o sistema de criação. Esses dois fatores vão influenciar no volume de aplicação de recursos para começar a produzir, bem como nos índices de produtividade do gado de corte e no retorno do investimento.
As raças predominantes no Brasil são as zebuínas, como nelore, tabapuã e brahman e guzerá, por terem exigências nutricionais menores e apresentarem maior resistência a doenças. Entretanto, de São Paulo até o Rio Grande do Sul, as raças taurinas, como charolês, angus, braford e seus cruzamentos com zebuínos são as mais encontradas.
O sistema de criação influencia diretamente na nutrição animal e no desenvolvimento do corpo dele. Ainda que o sistema extensivo seja o mais praticado no País, a associação com os sistemas semi-intensivo ou intensivo, mesmo somente como reforço na fase de terminação, traz bons resultados no peso final e na qualidade da carne do animal.
Cuidado com o manejo
Independente do sistema adotado, o pecuarista deve adotar cuidados para o correto manejo dos animais. O estresse é um dos principais obstáculos no ganho de peso deles. Dessa forma, o produtor precisa se preocupar com o conforto dos bois, cuidando da higiene e observando o comportamento deles.
Técnica pode triplicar renda de pecuarista
Uma técnica desenvolvida pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) ajuda os pecuaristas a produzir um boi com 21 arrobas em 24 meses. A Boi 777 prevê que o animal ganhe sete arrobas no desmame, sete na recria e sete durante o período de engorda. A base da solução está na substituição do capim por rações animais para gerar um acréscimo na produção de até 50 arrobas por hectare.
Fonte: Agromove, Boi Saúde, Giro do Boi, Agro em Dia e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Greening na citricultura: entenda como controlar a peste
2
Boi gordo: tudo o que você precisa saber para iniciar uma produção
3
Fazendas verticais são a solução para um cultivo mais sustentável
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos