Biomassa: quando a agricultura gera energia | Agro Estadão Biomassa: quando a agricultura gera energia | Agro Estadão
apresenta
PUBLICIDADE

Summit Agro

Biomassa: quando a agricultura gera energia

Fonte de energia a partir de resíduos pode ajudar a suprir a necessidade mundial

2 minutos de leitura 25/09/2019 - 17:42

Nome Colunistas

Summit agro

O Brasil tem um grande potencial para usar energias renováveis devido a sua vasta diversidade natural. Com a crescente necessidade de utilizar essas fontes de energia para combater os problemas ambientais, muitos países têm olhado com mais atenção para a biomassa como uma das possibilidades de gerar grande impacto nessa problemática.

Podendo ser de origem animal e vegetal, a biomassa é uma fonte renovável que pode gerar energia com matérias orgânicas. Esse material pode ser obtido em resíduos da cana-de-açúcar, carvão, esterco, entre outras tantas possibilidades. Boa parte da sua produção se dá através da queima da matéria-prima, chamada também de combustão direta. Com esse processo, que geralmente é feito em caldeiras ou fornos, gera-se calor pela transformação energética química.

Há outros métodos, como a gaseificação (transformação de elementos sólidos em gasosos) e a pirólise (transformação de um combustível de menor qualidade em um de melhor qualidade). Este último é o processo mais antigo, usado em fazendas no aquecimento de resíduos para a obtenção de carvão.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), como a biomassa não tem um viés comercial, as informações ainda são muito incertas sobre o seu uso. Contudo, há uma estimativa de que sua utilização seja por volta de 14% de todo o consumo mundial de energia primária, sendo que há lugares, como o continente africano, em que corresponde a 60%.

No Brasil, parte significativa do uso da biomassa para geração de energia é derivada do setor sucroalcooleiro, já que a quantidade de resíduos gerada pelo uso da cana-de-açúcar é muito grande. Outros materiais que se apresentam com grande potencial de uso no País são os derivados do óleo de palma (dendê), da casca de arroz, da castanha de caju e da casca do coco-da-baía.

PUBLICIDADE

O uso de biomassa no Brasil é importante, uma vez que o País tem grande produção agrícola e, por consequência, maior acúmulo de resíduos. Essa energia, além de renovável, é ótima para alcançar lugares que têm deficiência energética, fator que também dificulta a maior produção.

Dessa forma, os resíduos gerados pela agropecuária serviriam como fonte de energia para aumentar a própria produção. Outro ponto importante é a possibilidade de haver um comércio rentável para o produtor que tenha o interesse de vender essa mercadoria.

Portanto, pensar no uso da biomassa para a geração de energia pode ser preponderante para um crescimento ainda maior da agropecuária brasileira, potencializando sua imagem no exterior como forte candidato a se tornar o maior produtor do mundo.

Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica, Sociedade Nacional de Agricultura, Ecycle.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.