Summit Agro
Biomassa: quando a agricultura gera energia
Fonte de energia a partir de resíduos pode ajudar a suprir a necessidade mundial
2 minutos de leitura 25/09/2019 - 17:42
Por: Summit agro
O Brasil tem um grande potencial para usar energias renováveis devido a sua vasta diversidade natural. Com a crescente necessidade de utilizar essas fontes de energia para combater os problemas ambientais, muitos países têm olhado com mais atenção para a biomassa como uma das possibilidades de gerar grande impacto nessa problemática.
Podendo ser de origem animal e vegetal, a biomassa é uma fonte renovável que pode gerar energia com matérias orgânicas. Esse material pode ser obtido em resíduos da cana-de-açúcar, carvão, esterco, entre outras tantas possibilidades. Boa parte da sua produção se dá através da queima da matéria-prima, chamada também de combustão direta. Com esse processo, que geralmente é feito em caldeiras ou fornos, gera-se calor pela transformação energética química.
Há outros métodos, como a gaseificação (transformação de elementos sólidos em gasosos) e a pirólise (transformação de um combustível de menor qualidade em um de melhor qualidade). Este último é o processo mais antigo, usado em fazendas no aquecimento de resíduos para a obtenção de carvão.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), como a biomassa não tem um viés comercial, as informações ainda são muito incertas sobre o seu uso. Contudo, há uma estimativa de que sua utilização seja por volta de 14% de todo o consumo mundial de energia primária, sendo que há lugares, como o continente africano, em que corresponde a 60%.
No Brasil, parte significativa do uso da biomassa para geração de energia é derivada do setor sucroalcooleiro, já que a quantidade de resíduos gerada pelo uso da cana-de-açúcar é muito grande. Outros materiais que se apresentam com grande potencial de uso no País são os derivados do óleo de palma (dendê), da casca de arroz, da castanha de caju e da casca do coco-da-baía.
O uso de biomassa no Brasil é importante, uma vez que o País tem grande produção agrícola e, por consequência, maior acúmulo de resíduos. Essa energia, além de renovável, é ótima para alcançar lugares que têm deficiência energética, fator que também dificulta a maior produção.
Dessa forma, os resíduos gerados pela agropecuária serviriam como fonte de energia para aumentar a própria produção. Outro ponto importante é a possibilidade de haver um comércio rentável para o produtor que tenha o interesse de vender essa mercadoria.
Portanto, pensar no uso da biomassa para a geração de energia pode ser preponderante para um crescimento ainda maior da agropecuária brasileira, potencializando sua imagem no exterior como forte candidato a se tornar o maior produtor do mundo.
Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica, Sociedade Nacional de Agricultura, Ecycle.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
5
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos