PUBLICIDADE

Summit Agro

Biocombustível: conheça o Protocolo Etanol Mais Verde

Acordo entre governo de São Paulo e setor sucroenergético evitou a emissão de 71 milhões de toneladas de poluentes atmosféricos

2 minutos de leitura 15/05/2021 - 11:17

Por: Summit Agro

O Protocolo Etanol Mais Verde, iniciado entre o governo paulista e entidades do setor sucroenergético, em 2017, evitou que 71 milhões de toneladas de poluentes (como monóxido de carbono, material particulado e hidrocarbonetos) fossem emitidos na atmosfera, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB).

Na Safra 2020/21, as lavouras do estado de São Paulo produziram 361 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, o que representa 54% da produção nacional, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume resultou em 14,5 bilhões de litros de etanol, além de 26,4 milhões de toneladas de açúcar.

O acordo agroambiental foi assinado por 130 usinas e associações que representam 4,4 milhões de hectares plantados e 91% do processamento de cana de todo o estado de São Paulo. 

Além da importância regional e nacional, o protocolo tem relevância internacional. Os signatários são responsáveis por 12% da produção global do biocombustível e 13% de todo o açúcar produzido no mundo.

Etanol Mais Verde

O Protocolo Etanol Mais Verde é a continuidade do acordo firmado em 2007, iniciativa pioneira no Brasil para consolidar o desenvolvimento sustentável do segmento sucroenergético e direcionar ações para a superar os desafios gerados pela mecanização da colheita da cana. O acordo definiu dez diretivas técnicas a serem seguidas pelas usinas e fornecedores de cana:

PUBLICIDADE
  • eliminação da queima;
  • adequação ao Código Florestal Brasileiro;
  • proteção e restauração das áreas ciliares;
  • conservação do solo;
  • conservação e reuso da água;
  • aproveitamento dos subprodutos da cana-de-açúcar;
  • responsabilidade socioambiental e certificações;
  • boas práticas no uso de agrotóxicos;
  • medidas de proteção à fauna;
  • prevenção e combate aos incêndios florestais.

Principais resultados do protocolo

O Etanol Mais Verde reduziu a área de queima autorizada, que chegou a ser de 2,08 milhões de hectares na temporada 2008/2009, para apenas 10 mil hectares na safra de 2019/2020. 

Além disso, o acordo possibilitou a formação de estruturas regionais de prevenção e combate a incêndios florestais que somam quase 2 mil caminhões pipa e 12 mil brigadistas.

O protocolo contribuiu para a redução do consumo de água em 46%. Desde a temporada 2019/20, o patamar médio de consumo ficou em 0,82 metro cúbico de água por tonelada de cana moída, enquanto na safra 2010/11 era necessário 1,52 metro cúbico por tonelada. 

Esse resultado foi alcançado com tecnologias aplicadas em toda a cadeia produtiva, como o reuso de água, maior eficiência e redução de captação, o avanço da colheita crua e a limpeza da cana a seco.

“Temos um bom uso da inteligência com inovação e com o objetivo claro de criar uma economia verde que deve ser sempre usada como exemplo no mundo”, afirmou Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento.

Fonte:Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, Companhia Nacional de Abastecimento

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.