Summit Agro
Apicultura: como funciona a colmeia-robô?
Colmeia-robô promete reduzir a desordem do colapso da colônia de abelhas, um dos principais problemas do agronegócio mundial
2 minutos de leitura 05/07/2022 - 14:42
Por: Summit agro
A startup israelense Beewise Technologies criou uma colmeia robótica, chamada de BeeHome, que mantém o funcionamento de uma colônia sem a necessidade de intervenção direta de um apicultor. O sistema é controlado por inteligência artificial (IA), que monitora o hábitat, regula o ambiente e fornece automaticamente açúcar, água e remédios às abelhas.
A ideia surgiu para tentar conter a desordem do colapso da colônia que acontece quando as abelhas operárias abandonam a colmeia e a rainha. O fenômeno é uma das principais preocupações da agricultura, afetando tanto as abelhas selvagens quanto as domesticadas, cujo as causas são desconhecidas.
A startup captou mais de US$ 80 milhões em investimentos. Mais de cemcolmeias robóticas estão instaladas em Israel, uma dezena foi importada para os Estados Unidos e, até 2025, a Beewise espera entrar no mercado europeu. Além de vender as BeeHomes, a empresa planeja produzir e comercializar mel.
Funcionamento da colmeia robótica
Cada BeeHome tem 12 metros quadrados, com capacidade para 24 colmeias que podem abrigar até 2 milhões de abelhas. A colmeia-robô é alimentada por energia solar, além de ser equipada com câmeras com tecnologias de visão computacional e sensores.
A tecnologia consegue entender as necessidades das abelhas assim que elas surgem. O equipamento pode, de forma automática, controlar a umidade e temperatura da colmeia, colher o mel, cuidar da saúde da população, evitar enxames e afastar pragas.
“Somos a única solução no planeta hoje que permite o tratamento contra varroas sem produtos químicos”, disse o fundador da startup, Saar Safra. O parasita se alimenta da reserva de gordura dos insetos adultos e pode levar ao colapso da colônia.
Todos os dados da colônia, inclusive a produção de mel, podem ser acompanhados em tempo real e de forma remota por um aplicativo de smartphone. Os problemas são diagnosticados imediatamente e um alerta é emitido para que o apicultor possa intervir.
De acordo com Safra, as BeeHomes apresentam apenas 8% de colapso das colônias por ano, reduzindo a mortalidade geral das abelhas em 80%. Em média, os apicultores conseguem colher 60% mais mel das colmeias-robôs do que das caixas de apicultura tradicionais.
Colheita de mel
Na produção tradicional, os apicultores esperam as abelhas acumularem mel durante as estações de fluxo intenso — que duram de dois a três meses — para realizar a colheita. Como cuidam de centenas de colmeias, não há como verificar cada quadro individualmente para checar a produção.
O equipamento possibilita a colheita sem esperar que uma colônia inteira produza muito mel. Em vez disso, a BeeHome coleta automaticamente cada quadro quando está cheio, enviando-o diretamente para uma centrífuga que gira por cerca de 8 minutos a 15 minutos.
Em seguida, o mel é encaminhado para um recipiente grande, e o quadro é colocado de volta ao trabalho na colônia para coletar mais mel imediatamente. Tudo isso sem a intervenção do apicultor.
Fonte: Times of Israel, The Robot Report,Reuters, Beewise
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Greening na citricultura: entenda como controlar a peste
2
Boi gordo: tudo o que você precisa saber para iniciar uma produção
3
Fazendas verticais são a solução para um cultivo mais sustentável
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos