Summit Agro
Amplitude térmica: o que é e como influencia o agronegócio
Entenda o que é a amplitude térmica e como ela pode afetar o plantio
3 minutos de leitura 01/04/2022 - 15:00
Dependendo da região onde você está, é capaz de já ter vivido a incômoda situação de sentir a temperatura mudar drasticamente em um mesmo dia. A grandeza usada para medir essa diferença de temperatura é chamada de amplitude térmica.
A amplitude térmica calcula a diferença de temperaturas em uma região, em um determinado período. Comumente, a amplitude térmica é utilizada para calcular a variação de temperatura em um dia (amplitude térmica diária), mês (amplitude térmica mensal) ou ano (amplitude térmica anual).
A amplitude térmica anual é calculada pela diferença entre a temperatura média do mês mais quente do ano e a do mês mais frio. Já a térmica mensal é calculada pela diferença entre a média do dia mais quente e a do mais frio. Por fim, a diária é calculada pela diferença entre a temperatura mais alta do dia e a mais baixa — então se o dia chegou a ficar com 25°C e durante a madrugada, mas a temperatura caiu para 10 °C, a amplitude térmica é de 17,5°C.
O que determina a amplitude térmica?
Muitos fatores influenciam a amplitude térmica, sejam eles naturais, sejam por ação humana. As ilhas de calor, por exemplo, são fenômenos causados pela destruição da natureza e pela substituição da cobertura vegetal por concreto, principalmente nos grandes centros urbanos. Isso faz as temperaturas serem bastante elevadas durante o dia, com a falta de sombra e pela absorção de calor, e caírem bruscamente à noite.
Algumas regiões têm amplitude térmica naturalmente alta, esse é o caso de regiões desérticas, onde as temperaturas podem chegar perto dos 50°C durante o dia e de 0°C à noite.
O tipo de vegetação de cada região também influencia na amplitude térmica. Em florestas densas, por exemplo, o calor é aprendido e demora mais para se dissipar, então as amplitudes térmicas são menores nesses locais. Nesse sentido, a água é outro elemento que absorve e retém calor, por isso regiões costeiras também tendem a ter uma amplitude térmica menor.
Porém, um elemento apenas não é capaz de ditar todas as diferenças térmicas que acontecem em uma região. Fatores como altitude, latitude, relevo, umidade do ar, inversão térmica, massas de ar e até o efeito estufa podem influenciar no clima.
No Brasil, a amplitude térmica é bastante variada. As Regiões Norte e Nordeste, próximas à Linha do Equador, têm temperaturas altas e constantes durante o ano, portanto a amplitude térmica costuma ser menor.
Já nas Regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, as temperaturas podem variar muito durante o dia e durante o ano, portanto a amplitude térmica costuma ser maior. Amplitudes térmicas de 15°C a 20°C são comuns em algumas localidades do Sul do Brasil.
Influência no plantio
A amplitude térmica afeta diretamente o plantio e o cultivo de culturas. Cada tipo de planta pode suportar variações de temperatura durante o plantio e o desenvolvimento, algumas com maior resistência, outras com menos.
No entanto, cada planta tem uma temperatura ideal para se desenvolver com a melhor qualidade. O tomateiro, por exemplo, tem uma temperatura ótima para germinação entre 16°C e 29°C, mas pode suportar variações entre 10°C e 34°C. Por isso, situações climáticas incomuns, como geadas e estiagem, podem afetar a qualidade final da planta e até as matar.
Fonte: Universidade Federal da Grande Dourados, Embrapa, Instituto Agronômico, Educa mais Brasil, Toda Matéria, Conhecimento Científico, Infoescola, Brasil Escola.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
4
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
5
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos