Summit Agro
Como é a prática de Agricultura de Subsistência no Brasil
Produções agrícolas feitas por famílias ou comunidades representam uma alternativa saudável e econômica
2 minutos de leitura 24/03/2022 - 16:47
Summit agro
Formada por inúmeras pequenas propriedades familiares em todo o Brasil, a agricultura de subsistência garante o sustento econômico e a alimentação de brasileiros no campo. Entenda como esse modelo de produção representa uma alternativa saudável e viável economicamente para as produções agrícolas do País.
O que é agricultura de subsistência?
A agricultura de subsistência pode ser caracterizada por aquela com métodos tradicionais de cultivo por grupos familiares ou comunidades. Diferentemente da agricultura moderna, caracterizada pela extensa produção, mecanização e utilização de tecnologia, a de subsistência não foca a obtenção do lucro, mas sim, como o nome sugere, na manutenção da segurança alimentar de quem a promove.
Por isso, as produções costumam ser bem menores se comparadas às industriais. Até mesmo os cenários, visualmente, são totalmente diferentes. Enquanto o modelo industrial abrange espaços enormes de terra, onde é praticada a monocultura, e tem maquinários de ponta, na agricultura familiar é comum ver ferramentas manuais simples com diversidade de espécies e quantidade reduzida de cada uma.
Agricultores de subsistência não necessariamente consomem somente aquilo que cultivam diretamente, eles também podem comercializar ou trocar seus produtos — seja excedente de produção, seja parte dela já previamente destinada para isso.
Dados da agricultura de subsistência
América Latina, África e Ásia são os locais do mundo onde a subsistência é mais predominante, especialmente em países em desenvolvimento. No mundo todo, ela representa um terço do abastecimento de toda a população. Quando se trata do Brasil, ela está presente principalmente nas Regiões Norte e Nordeste.
De acordo com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a atividade gera empregos para até 70% dos brasileiros no campo, envolvendo cerca de 4,4 milhões de famílias.
Arroz, feijão, milho, mandioca e batata são as culturas predominantes nessa categoria de agricultura. Entre os animais criados estão suínos, bovinos e aves. Por não levarem insumos ou defensivos agrícolas (ou em quantidade reduzida), os produtos resultantes, orgânicos, são considerados mais saudáveis e com melhor valor para comercialização.
Além disso, o meio ambiente se beneficia com culturas diversas em diferentes épocas produtivas, pois a terra passa a ser naturalmente adubada e se mantém equilibrada. Culturas únicas e extensivas, típicas de grandes produções, podem desgastar a região na qual são cultivadas. Após cerca de 2 a 3 anos, a fertilidade do solo desmatado cai e é preciso explorar uma nova região.
Como a subsistência acontece no Brasil?
Mesmo que a subsistência represente uma alternativa sustentável ao meio ambiente e à economia, ela não é a prioridade no cenário nacional. Grandes produtores são os maiores beneficiários de programas de incentivo com isenção de impostos ou facilitação de empréstimos.
Isso acontece porque, em termos econômicos, o agronegócio representa uma indústria com impacto direto nos mercados interno e externo do País, a partir da geração de empregos e exportação.
Fonte: Brasil Escola, Ministério da
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
2
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
3
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
4
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
5
Hectare ou alqueire: o que é cada um e quais suas diferenças?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil (2024)
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos