PUBLICIDADE

Summit Agro

Como é a prática de Agricultura de Subsistência no Brasil

Produções agrícolas feitas por famílias ou comunidades representam uma alternativa saudável e econômica

2 minutos de leitura 24/03/2022 - 16:47

Por: Summit agro

Formada por inúmeras pequenas propriedades familiares em todo o Brasil, a agricultura de subsistência garante o sustento econômico e a alimentação de brasileiros no campo. Entenda como esse modelo de produção representa uma alternativa saudável e viável economicamente para as produções agrícolas do País.

O que é agricultura de subsistência?

A agricultura de subsistência pode ser caracterizada por aquela com métodos tradicionais de cultivo por grupos familiares ou comunidades. Diferentemente da agricultura moderna, caracterizada pela extensa produção, mecanização e utilização de tecnologia, a de subsistência não foca a obtenção do lucro, mas sim, como o nome sugere, na manutenção da segurança alimentar de quem a promove. 

Por isso, as produções costumam ser bem menores se comparadas às industriais. Até mesmo os cenários, visualmente, são totalmente diferentes. Enquanto o modelo industrial abrange espaços enormes de terra, onde é praticada a monocultura, e tem maquinários de ponta, na agricultura familiar é comum ver ferramentas manuais simples com diversidade de espécies e quantidade reduzida de cada uma.

Agricultores de subsistência não necessariamente consomem somente aquilo que cultivam diretamente, eles também podem comercializar ou trocar seus produtos — seja excedente de produção, seja parte dela já previamente destinada para isso.

Dados da agricultura de subsistência 

América Latina, África e Ásia são os locais do mundo onde a subsistência é mais predominante, especialmente em países em desenvolvimento. No mundo todo, ela representa um terço do abastecimento de toda a população. Quando se trata do Brasil, ela está presente principalmente nas Regiões Norte e Nordeste. 

PUBLICIDADE

De acordo com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a atividade gera empregos para até 70% dos brasileiros no campo, envolvendo cerca de 4,4 milhões de famílias.

Arroz, feijão, milho, mandioca e batata são as culturas predominantes nessa categoria de agricultura. Entre os animais criados estão suínos, bovinos e aves. Por não levarem insumos ou defensivos agrícolas (ou em quantidade reduzida), os produtos resultantes, orgânicos, são considerados mais saudáveis e com melhor valor para comercialização.

Além disso, o meio ambiente se beneficia com culturas diversas em diferentes épocas produtivas, pois a terra passa a ser naturalmente adubada e se mantém equilibrada. Culturas únicas e extensivas, típicas de grandes produções, podem desgastar a região na qual são cultivadas. Após cerca de 2 a 3 anos, a fertilidade do solo desmatado cai e é preciso explorar uma nova região.

Como a subsistência acontece no Brasil?

Mesmo que a subsistência represente uma alternativa sustentável ao meio ambiente e à economia, ela não é a prioridade no cenário nacional. Grandes produtores são os maiores beneficiários de programas de incentivo com isenção de impostos ou facilitação de empréstimos. 

Isso acontece porque, em termos econômicos, o agronegócio representa uma indústria com impacto direto nos mercados interno e externo do País, a partir da geração de empregos e exportação.

Fonte: Brasil Escola, Ministério da

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.