AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Summit Agro

Aeroponia: o que é como funciona esse tipo de cultivo?

Saiba como funciona a aeroponia, uma forma de cultivo incomum que não utiliza substratos

3 minutos de leitura

22/12/2022

A aeroponia é uma técnica de cultivo incomum que consiste em manter as plantas suspensas no ar enquanto elas crescem. Para que dê certo, o modelo exige um grande controle da quantidade e do tempo de aplicação dos nutrientes ofertados.

Diferentemente do processo mais comum, no solo, e da hidroponia, que usa a água como base, os cultivos feitos na técnica da aeroponia não têm substrato. As plantas ficam suspensas no ar, normalmente presas a um recipiente pela base ou pelo colo da raiz, o que pode ser feito de maneira vertical ou horizontal.

As raízes e as pontas das folhas, portanto, ficam livres para crescer em qualquer direção. É fundamental, entretanto, que o item que prende a raiz seja vedado, para que ela não tenha contato com a luz, já que, diferentemente das folhas e dos caules, ela é fotofóbica.

Foto do primeiro sistema aeropônico patenteado no mundo. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Com as raízes dispostas em um ambiente fechado, a solução nutritiva com água e nutrientes é pulverizada, de maneira manual ou automática. Como a solução entra em contato direto com a raiz da planta, a absorção é bem maior, o que leva produtores a economizar água e outros elementos.

Além disso, o contato direto da raiz com o oxigênio promove um desenvolvimento mais rápido das plantas. A aeroponia, inclusive, apresenta índice de produtividade melhor do que o da hidroponia.

Vantagens da aeroponia

Com as características citadas, a aeroponia apresenta uma série de vantagens em relação a outros tipos de cultivo, entre eles:

  • economia de até 90% de água em relação à hidroponia;
  • otimização de espaço;
  • sustentabilidade relacionada a economia de água e defensivos;
  • possibilidade de cultivo sem necessidade de supervisão.

Desvantagens da aeroponia

A aeroponia também apresenta alguns riscos e desvantagens para quem decide optar por esse método; entre eles estão:

  • alto custo de produção, derivado, principalmente, do preço de bombas e pulverizadores, que devem ter calibres e potências específicas;
  • perda de toda a produção, caso haja de erro na oferta de nutrientes;
  • contaminação de todo o ambiente se houver erros na aplicação e problemas nas máquinas, apesar de usar menos agrotóxicos.

Aplicabilidade da aeroponia

Cultivar plantas pelo método aeropônico ainda é uma realidade que pode estar distante da maioria dos produtores. O fornecimento da água pode ser feito por bicos pulverizadores, atomizadores de gás comprimido ou sistemas ultrassônicos. Dessas opções, os bicos pulverizadores são mais baratos e, portanto, os mais utilizados.

Raiz de planta em contato com gotículas de água e nutrientes em um sistema aeropônico. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Quanto maior for a saída de água dos pulverizadores, maiores serão as gotículas liberadas, mas se estas forem muito grandes, diminui-se a superfície da raiz em contato com o oxigênio. Os pulverizadores com bicos menores, que seriam os mais indicados, ficam sujeitos ao entupimento, e os maiores precisam de mais pressão para funcionar.

O sistema de plantio por aeroponia é delicado, por isso é preciso que tudo esteja em ordem para que ele funcione corretamente e consiga entregar maior produtividade e maior economia de água, defensivos e nutrientes.

Atualmente, apesar de não ser tão comum como a hidroponia, a aeroponia é bastante usada na Ásia e na América do Sul, principalmente na produção de batata-semente. Outro filão de mercado que adere a esse tipo de plantio são restaurantes de luxo que cultivam e utilizam os próprios alimentos nas receitas.

A aeroponia pode ser o futuro. A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) já estudou e teve bons resultados com esse cultivo em lugares onde outros tipos não são indicados. Com o avanço e o barateamento da tecnologia, as plantas cultivadas em aeroponia podem ser uma solução para alimentar mais pessoas gastando menos água e espaço, recursos que cada vez estão mais escassos.

Fonte: Profissão Biotec, Groho, GreenMe, Ecycle, Wesco

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas