Summit Agro

8 tipos de uva sem semente e a origem delas

Uvas sem semente surgiram de mutações genéticas naturais, mas pesquisas científicas desenvolveram novas variedades da fruta

3 minutos de leitura

10/03/2023

Grande parte das uvas sem caroço é produzida na Bahia e em Pernambuco. (Fonte: Rogério Capela/Prefeitura Municipal de Campinas/Reprodução)

As primeiras uvas sem semente surgiram de forma espontânea, a partir de mutações genéticas naturais. Viticultores observaram essa peculiaridade e começaram a desenvolver mais espécies, e avanços científicos recentes têm permitido a criação de outras variedades com características específicas.

Como não têm sementes, as videiras que produzem as uvas desse tipo são propagadas por estaquia, enxertia e micropropagação, que envolve o cultivo de células de uma videira em meios de cultura já existentes para produzir árvores idênticas. Já as novas variedades são produzidas por técnicas apirênicas, como partenocarpia e estenoespermocarpia.

Existem mais de cem espécies de uva sem semente. Conheça oito tipos disponíveis no mercado nacional.

1. Uva Thompson Seedless

A uva Thompson Seedless tem cor de verde-clara a amarelo-pálida, com sabor doce e suave. É a uva sem semente mais cultivada no mundo, utilizada tanto para consumo in natura quanto para produção de passas. Conhecida no Brasil como sultana, sultanina ou kishmish, a espécie é resistente a doenças e apresenta boa durabilidade após a colheita.

2. Uva Crimson

A espécie Crimson tem casca roxa-escura, formato ovalado e sabor doce e adocicado. É rica em antocianina, um composto que contribui para a prevenção de doenças cardíacas e a proteção contra o câncer. A uva tem tamanho de médio a grande, com textura macia e casca aveludada, sendo consumida in natura, bem como usada na produção de suco e sobremesas.

3. Uva BRS Linda

Desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em 2003, a variedade BRS Linda é adaptada às regiões tropicais, tem alta fertilidade das gemas e grande capacidade produtiva. Com casca lisa e suculenta, a polpa é macia e incolor e oferece sabor neutro, tendo bastante aceitação pelo consumidor brasileiro.

4. Uva Vitória

Espécies desenvolvidas pela Embrapa são adaptadas ao clima brasileiro. (Fonte: Embrapa/Reprodução)

A uva BRS Vitória tem cultivo vigoroso, com ampla adaptação climática e alta fertilidade de gemas. As bagas são pequenas, esféricas, preto-azuladas, sem sementes, têm polpa incolor e sabor que lembra o da framboesa. A variedade foi selecionada a partir de um cruzamento realizado pela Embrapa em 2004.

5. Uva Clara

Resultado do cruzamento CNPUV 154-147 x Centennial Seedless, a BRS Clara, desenvolvida pela Embrapa, é vigorosa e adaptada às regiões tropicais. A baga é elíptica, amarelada, com película de espessura média, resistente, polpa incolor, firme e crocante. A variedade tem traço de semente grande, imperceptível ao ser mastigada.

6. Uva Morena

A uva BRS Morena é preta, tem polpa incolor, sabor neutro, traço de semente de pequeno a médio e imperceptível ao ser mastigada. A espécie foi desenvolvida pela Embrapa a partir do cruzamento das variedades Marroo Seedless e Centennial Seedless, tendo bom equilíbrio de açúcar-acidez e textura firme.

7. Uva Isis

A uva de mesa vermelha BRS Isis, desenvolvida pela Embrapa, adapta-se bem ao clima tropical do Brasil e é tolerante a míldio, doença fúngica que prejudica a produção. A variedade se destaca pela alta fertilidade das gemas, pela aderência das bagas ao engaço e pelo tamanho natural das bagas, com textura firme e sabor neutro.

8. Uva Melodia

A BRS Melodia é uma nova espécie de uva de mesa sem sementes desenvolvida pela Embrapa. É conhecida pelo sabor doce que lembra o do morango e pela aparência rosada, com casca fina, crocante e fácil de mastigar. A variedade também é tolerante a míldio e se adapta bem ao clima tropical do Brasil.

Fonte: Superinteressante, Diário de Biologia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Revista Fapesp

Bom Dia Agro

Newsletter

X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas