PUBLICIDADE

Summit Agro

12 tipos de uva sem semente e a origem delas

Uvas sem semente surgiram de mutações genéticas naturais, mas pesquisas científicas desenvolveram novas variedades da fruta

Nome Colunistas

Summit Agro

10/03/2023 - 09:00

Grande parte das uvas sem caroço é produzida na Bahia e em Pernambuco. (Fonte: Rogério Capela/Prefeitura Municipal de Campinas/Reprodução)
Grande parte das uvas sem caroço é produzida na Bahia e em Pernambuco. (Fonte: Rogério Capela/Prefeitura Municipal de Campinas/Reprodução)

As primeiras uvas sem semente surgiram de forma espontânea, a partir de mutações genéticas naturais. Viticultores observaram essa peculiaridade e começaram a desenvolver mais espécies, e avanços científicos recentes têm permitido a criação de outras variedades com características específicas.

Como não têm sementes, as videiras que produzem as uvas desse tipo são propagadas por estaquia, enxertia e micropropagação, que envolve o cultivo de células de uma videira em meios de cultura já existentes para produzir árvores idênticas. Já as novas variedades são produzidas por técnicas apirênicas, como partenocarpia e estenoespermocarpia.

Existem mais de cem espécies de uva sem semente. Conheça oito tipos disponíveis no mercado nacional.

1. Uva Thompson Seedless

A uva Thompson Seedless tem cor de verde-clara a amarelo-pálida, com sabor doce e suave. É a uva sem semente mais cultivada no mundo, utilizada tanto para consumo in natura quanto para produção de passas. Conhecida no Brasil como sultana, sultanina ou kishmish, a espécie é resistente a doenças e apresenta boa durabilidade após a colheita.

2. Uva Crimson

A espécie Crimson tem casca roxa-escura, formato ovalado e sabor doce e adocicado. É rica em antocianina, um composto que contribui para a prevenção de doenças cardíacas e a proteção contra o câncer. A uva tem tamanho de médio a grande, com textura macia e casca aveludada, sendo consumida in natura, bem como usada na produção de suco e sobremesas.

PUBLICIDADE

3. Uva BRS Linda

Desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em 2003, a variedade BRS Linda é adaptada às regiões tropicais, tem alta fertilidade das gemas e grande capacidade produtiva. Com casca lisa e suculenta, a polpa é macia e incolor e oferece sabor neutro, tendo bastante aceitação pelo consumidor brasileiro.

4. Uva Vitória

Espécies desenvolvidas pela Embrapa são adaptadas ao clima brasileiro. (Fonte: Embrapa/Reprodução)

A uva BRS Vitória tem cultivo vigoroso, com ampla adaptação climática e alta fertilidade de gemas. As bagas são pequenas, esféricas, preto-azuladas, sem sementes, têm polpa incolor e sabor que lembra o da framboesa. A variedade foi selecionada a partir de um cruzamento realizado pela Embrapa em 2004.

5. Uva Clara

Resultado do cruzamento CNPUV 154-147 x Centennial Seedless, a BRS Clara, desenvolvida pela Embrapa, é vigorosa e adaptada às regiões tropicais. A baga é elíptica, amarelada, com película de espessura média, resistente, polpa incolor, firme e crocante. A variedade tem traço de semente grande, imperceptível ao ser mastigada.

6. Uva Morena

A uva BRS Morena é preta, tem polpa incolor, sabor neutro, traço de semente de pequeno a médio e imperceptível ao ser mastigada. A espécie foi desenvolvida pela Embrapa a partir do cruzamento das variedades Marroo Seedless e Centennial Seedless, tendo bom equilíbrio de açúcar-acidez e textura firme.

7. Uva Isis

A uva de mesa vermelha BRS Isis, desenvolvida pela Embrapa, adapta-se bem ao clima tropical do Brasil e é tolerante a míldio, doença fúngica que prejudica a produção. A variedade se destaca pela alta fertilidade das gemas, pela aderência das bagas ao engaço e pelo tamanho natural das bagas, com textura firme e sabor neutro.

PUBLICIDADE

8. Uva Melodia

A BRS Melodia é uma nova espécie de uva de mesa sem sementes desenvolvida pela Embrapa. É conhecida pelo sabor doce que lembra o do morango e pela aparência rosada, com casca fina, crocante e fácil de mastigar. A variedade também é tolerante a míldio e se adapta bem ao clima tropical do Brasil.

9. Uva Sugraone (Superior Seedless)

A uva Sugraone, também conhecida como Superior Seedless, é verde e muito popular para consumo in natura. Tem bagas crocantes, polpa firme e sabor doce, sendo bastante apreciada pelo seu frescor e textura.

10. Uva Flame Seedless

A uva Flame Seedless é uma variedade vermelha com bagas de tamanho médio e sabor doce e levemente ácido. É amplamente cultivada em regiões de clima temperado e tropical, e sua textura crocante a torna ideal para consumo fresco.

11. Uva Autumn Royal

A uva Autumn Royal é de cor preto-púrpura e tem bagas grandes e suculentas, com sabor adocicado e levemente floral. Esta variedade é popular no final da temporada de colheita e é apreciada por sua durabilidade e versatilidade.

12. Uva Cotton Candy

A uva Cotton Candy se destaca por seu sabor único que lembra o de algodão-doce. Com cor verde-clara e textura suculenta, é uma das variedades sem semente mais inovadoras, criada para surpreender o paladar dos consumidores.

Fonte: Superinteressante, Diário de Biologia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Revista Fapesp

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.