PUBLICIDADE

Summit Agro

7 profissões que aliam tecnologia e agronegócio

Descubra 7 profissões que utilizam a tecnologia no dia a dia no campo e que devem estar em alta nos próximos anos

4 minutos de leitura 26/05/2023 - 15:51

Por:

word-image-23556-1
word-image-23556-1

O avanço rápido e impetuoso do desenvolvimento tecnológico tem transformado as mais diversas áreas de atuação profissional, e isso não é diferente no agronegócio. Novas máquinas, ferramentas, tecnologias e técnicas vêm mudando a vida dos trabalhadores e produtores rurais rapidamente.

Contudo, alguns especialistas apontam um problema que pode criar um gargalo em pouco tempo: falta mão de obra especializada em diversas funções que exigem maior familiaridade com a tecnologia.

Se durante as décadas de 1970 e 1980 a mecanização do campo tornou muitos empregos obsoletos e levou grande parte da população rural a migrar para as cidades, agora vivemos um momento diferente. A maior demanda é relacionada às profissões capazes de operar máquinas cada vez mais tecnológicas e de coletar, interpretar e utilizar um número crescente de informações que podem ser reunidas.

O estudo Profissões emergentes na era digital: oportunidades e desafios na qualificação profissional para uma recuperação verde desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e com participação do Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) — traz dicas sobre o futuro do mercado de trabalho no campo.

Disponível para download no site do Portal da Indústria, o documento mostra a importância de repensar na formação dos profissionais para o campo. Assim como na maioria das áreas, a tecnologia da informação ocupará um papel central para o desenvolvimento econômico rural. Nesse panorama, algumas profissões ganharão mais importância, e outras novas surgirão, mas o futuro da mão de obra no agronegócio tem a tecnologia como uma grande aliada.

PUBLICIDADE

1. Operador de drone

Os drones, ou veículos aéreos não tripulados (VANT), já são uma realidade no campo. Em 2022, o Brasil tinha cerca de 2 mil drones operando em funções agrícolas, registrados junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A estimativa do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) é que, em 2026, esse número chegue a mais de 93 mil veículos.

Os drones cumprem inúmeras funções na atividade agropecuária, desde o levantamento topográfico até o monitoramento de lavouras e animais. Sua popularização no campo abrirá muitas oportunidades de emprego para operadores especializados que entendam a rotina das atividades.

2. Cientista de dados agrícolas

O Big Data transformou diversas atividades, e as máquinas autônomas são capazes de coletar uma infinidade cada vez maior de dados. Entretanto, muita informação pode ser perdida se não forem criados mecanismos e técnicas de interpretação para criar ações efetivas que melhorem a produção. É aí que entra o cientista de dados agrícolas, profissional responsável por utilizar técnicas da Tecnologia da Informação (TI) de maneira otimizada para a produção agrícola.

3. Técnico em agricultura digital

Esse profissional terá a formação voltada a implementar técnicas de Tecnologia da Informação e Comunicação em equipamentos integrados para criar fazendas e produções mais automatizadas e modernas. Para isso, o profissional precisará aliar os conhecimentos tradicionais da TI à vivência no campo.

4. Engenheiro agrônomo digital

Os engenheiros agrônomos já são alguns dos profissionais mais valorizados no Brasil e no restante do mundo. Seus conhecimentos são fundamentais para a produção agropecuária, e é necessário que eles continuem se atualizando e adentrem no mundo digital. Desenvolver fazendas com novas tecnologias e saber analisar os diferentes dados fornecidos estarão entre os novos desafios desses profissionais.

PUBLICIDADE

5. Engenheiro de automação agrícola

O engenheiro de automação é o profissional especializado em elaborar e executar processos de automatização de máquinas ou indústrias. Com a constante evolução das máquinas e dos processos agrícolas, a demanda por profissionais que entendam a realidade do agronegócio criará uma nova especialização dessa profissão.

6. Zootecnista

Esse profissional atua em toda a cadeia produtiva animal. Com os avanços tecnológicos e até de melhoramento genético, os zootecnistas estarão cada vez mais na ponta da junção da tecnologia com o agronegócio.

7. Gerente de ecorrelações

Com as crescentes exigências de padrões ambientais para a comercialização externa, a figura de um gerente responsável por garantir a adequação da produção aos acordos ambientais e governamentais se tornará comum em um futuro próximo.

Fonte: Portal da Indústria – Senai, “Profissões Emergentes na Era Digital: Oportunidades e desafios na qualificação profissional para uma recuperação verde”, Fundação Roge, Agência Fiep, Instituto de Engenharia, Forbes

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.