Summit Agro
10 influencers do agronegócio para seguir nas redes sociais
Redes sociais são aliadas para garantir a sucessão geracional no campo
3 minutos de leitura 24/02/2023 - 16:00
Por:
Se existe preocupação com a sucessão geracional no campo, as redes sociais devem tranquilizar o agronegócio. As atividades agropecuárias são um orgulho para muitos jovens, o que pode ser comprovado pela quantidade de influencers compartilhando o cotidiano rural no TikTok, no Facebook, no Instagram e no YouTube.
Por mostrar a realidade das fazendas, essas mídias promovem a educação sobre o agro ao diminuir a curiosidade de consumidores em saber como os alimentos são produzidos. Os influenciadores estimulam novos profissionais a desenvolver o trabalho rural, além de registrar as transformações tecnológicas, sociais e ambientais nas propriedades.
Saiba quem são os dez maiores influencers do agronegócio.
1. Mayk Alves Macedo
Mayk Alves Macedo cresceu vendo o avô produzir laranja no interior de Minas Gerais. Enquanto cursava Administração, ele resolveu criar o grupo Vida no Campo, no Facebook, que é seguido por mais de 1,3 milhão de pessoas, além de ter mais de 600 mil seguidores no Instagram, onde compartilha informações sobre plantio, negócios e investimentos.
2. Giovane Weber
A página Fumicultores do Brasil, no Facebook, criada por Giovane Weber, tem mais de 420 mil pessoas interessadas em tirar dúvidas sobre o cultivo de fumo, do plantio até a colheita, bem como compartilhar fotos e vídeos da vida no interior. Bem-humorado, o influencer deixa espaço para comentários divertidos sobre o cotidiano no campo.
3. Irmãos Olah
Os paranaenses Andrei e Andressa Olah são de família de agricultores e resolveram passar tempo criando um perfil de Instagram com informações sobre lavouras, máquinas agrícolas e situações inusitadas. O trabalho ficou sério, e o perfil @agrooficial foi profissionalizado. A página tem hoje 418 mil seguidores.
4. João Pierobon
Seja direto da fazenda onde cultiva 40 hectares de cana-de-açúcar, seja de algum evento do agronegócio, o paulista João Pierobon grava vídeos sobre o universo rural para mais de 260 mil inscritos no canal do YouTube. O influenciador digital fornece insumos para duas usinas próximas e começou a se dedicar também ao plantio de soja.
5. André Arantes
O grupo de Facebook Brutos do Campo, que tem cerca de 160 mil membros, funciona como um painel de classificados de máquinas agrícolas. A iniciativa foi criada há 7 anos por André Arantes Neto, que já foi técnico agrícola e corretor de commodities e montou um site para vender roupas e acessórios ligados ao mundo do agronegócio.
6. Mateus Tagler
O influenciador digital Mateus Tagler é administrador do perfil @agronomia_futuro_do_mundo no Instagram. Mais de 150 mil seguidores acompanham por lá os bastidores do agronegócio, em especial sobre os desafios e as soluções para lavouras de cereais, grãos e frutas, além da atividade pecuária.
7. Alexsander Ferst
Alexsander Ferst, responsável pelo perfil @agriculturanocomando no Instagram, faz vídeos com simplicidade e bom humor sobre o funcionamento de máquinas agrícolas, sistemas de manejo, participações em feira de agronegócio e demonstrações no campo. Com isso, conquistou 150 mil seguidores.
8. Paulo Arbex
O professor Paulo Arbex, além do perfil pessoal do Instagram com mais de 30 mil seguidores, mantém com Júlio César Santo Pereira um perfil dedicado ao plantio direto. A técnica, criada no Brasil na década de 1970, é o tema central do perfil @grupodeplantiodireto, seguido por 63 mil pessoas interessadas em aprender o manejo.
9. Aretuza Negri
O perfil do Instagram @elaedoagro tem um olhar feminino sobre o agronegócio. Filha de produtor rural e com pós-graduação em Agronegócio pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Aretuza Negri produz conteúdo para mais de 40 mil seguidores e foi considerada uma das cem Mulheres Poderosas do Agro, em perfil elaborado pela Forbes.
10. Andrei Weber
O jovem Andrei Weber, então com 12 anos, resolveu compartilhar o amor pelo cultivo das lavouras ao gravar o cotidiano da fazenda onde mora e logo alcançou 2 milhões de visualizações. Cinco anos depois do lançamento do canal no YouTube, a página do garoto tem 60 mil inscritos e conteúdo que ultrapassa 1 milhão de visualizações.
Fonte: Canal Rural, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Jacto
Notícias Agrícolas, Forbes
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
5
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos