PUBLICIDADE

Summit Agro

10 influencers do agronegócio para seguir nas redes sociais

Redes sociais são aliadas para garantir a sucessão geracional no campo

3 minutos de leitura 24/02/2023 - 16:00

Por:

word-image-22085-1
word-image-22085-1

Se existe preocupação com a sucessão geracional no campo, as redes sociais devem tranquilizar o agronegócio. As atividades agropecuárias são um orgulho para muitos jovens, o que pode ser comprovado pela quantidade de influencers compartilhando o cotidiano rural no TikTok, no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Por mostrar a realidade das fazendas, essas mídias promovem a educação sobre o agro ao diminuir a curiosidade de consumidores em saber como os alimentos são produzidos. Os influenciadores estimulam novos profissionais a desenvolver o trabalho rural, além de registrar as transformações tecnológicas, sociais e ambientais nas propriedades.

Saiba quem são os dez maiores influencers do agronegócio.

1. Mayk Alves Macedo

Mayk Alves Macedo cresceu vendo o avô produzir laranja no interior de Minas Gerais. Enquanto cursava Administração, ele resolveu criar o grupo Vida no Campo, no Facebook, que é seguido por mais de 1,3 milhão de pessoas, além de ter mais de 600 mil seguidores no Instagram, onde compartilha informações sobre plantio, negócios e investimentos.

2. Giovane Weber

A página Fumicultores do Brasil, no Facebook, criada por Giovane Weber, tem mais de 420 mil pessoas interessadas em tirar dúvidas sobre o cultivo de fumo, do plantio até a colheita, bem como compartilhar fotos e vídeos da vida no interior. Bem-humorado, o influencer deixa espaço para comentários divertidos sobre o cotidiano no campo.

PUBLICIDADE

3. Irmãos Olah

Os paranaenses Andrei e Andressa Olah são de família de agricultores e resolveram passar tempo criando um perfil de Instagram com informações sobre lavouras, máquinas agrícolas e situações inusitadas. O trabalho ficou sério, e o perfil @agrooficial foi profissionalizado. A página tem hoje 418 mil seguidores.

4. João Pierobon

João Pierobon publica 2 vídeos semanais no YouTube. (Fonte: João Pierobon/YouTube/Reprodução)

Seja direto da fazenda onde cultiva 40 hectares de cana-de-açúcar, seja de algum evento do agronegócio, o paulista João Pierobon grava vídeos sobre o universo rural para mais de 260 mil inscritos no canal do YouTube. O influenciador digital fornece insumos para duas usinas próximas e começou a se dedicar também ao plantio de soja.

5. André Arantes

O grupo de Facebook Brutos do Campo, que tem cerca de 160 mil membros, funciona como um painel de classificados de máquinas agrícolas. A iniciativa foi criada há 7 anos por André Arantes Neto, que já foi técnico agrícola e corretor de commodities e montou um site para vender roupas e acessórios ligados ao mundo do agronegócio.

6. Mateus Tagler

O influenciador digital Mateus Tagler é administrador do perfil @agronomia_futuro_do_mundo no Instagram. Mais de 150 mil seguidores acompanham por lá os bastidores do agronegócio, em especial sobre os desafios e as soluções para lavouras de cereais, grãos e frutas, além da atividade pecuária.

7. Alexsander Ferst

Alexsander Ferst, responsável pelo perfil @agriculturanocomando no Instagram, faz vídeos com simplicidade e bom humor sobre o funcionamento de máquinas agrícolas, sistemas de manejo, participações em feira de agronegócio e demonstrações no campo. Com isso, conquistou 150 mil seguidores.

PUBLICIDADE

8. Paulo Arbex

O professor Paulo Arbex, além do perfil pessoal do Instagram com mais de 30 mil seguidores, mantém com Júlio César Santo Pereira um perfil dedicado ao plantio direto. A técnica, criada no Brasil na década de 1970, é o tema central do perfil @grupodeplantiodireto, seguido por 63 mil pessoas interessadas em aprender o manejo.

9. Aretuza Negri

Aretuza Negri é assistente social, mas a paixão familiar pelo agronegócio falou mais alto na carreira de influencer. (Fonte: Elaedoagro/Instagram/Reprodução)

O perfil do Instagram @elaedoagro tem um olhar feminino sobre o agronegócio. Filha de produtor rural e com pós-graduação em Agronegócio pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Aretuza Negri produz conteúdo para mais de 40 mil seguidores e foi considerada uma das cem Mulheres Poderosas do Agro, em perfil elaborado pela Forbes.

10. Andrei Weber

O jovem Andrei Weber, então com 12 anos, resolveu compartilhar o amor pelo cultivo das lavouras ao gravar o cotidiano da fazenda onde mora e logo alcançou 2 milhões de visualizações. Cinco anos depois do lançamento do canal no YouTube, a página do garoto tem 60 mil inscritos e conteúdo que ultrapassa 1 milhão de visualizações.

Fonte: Canal Rural, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Jacto

Notícias Agrícolas, Forbes

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.