AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Summit Agro

10 curiosidades do pé de café

Descubra mais informações sobre uma das atividades que fizeram o Brasil despontar no mundo do agronegócio: a cafeicultura

3 minutos de leitura

27/02/2023 | 10:00

Beber café é um rito tão comum em boa parte do mundo que pouca gente pensa em todo o processo envolvido até que a bebida chegue aos consumidores. O café como conhecemos atualmente começou a ser preparado em 1480, mas desde 575 já havia relatos do cultivo da planta.

O Brasil recebeu a primeira plantação de café em 1727 e em 1860 se tornou o maior produtor do grão no mundo. A planta é tão importante que influenciou os rumos políticos do País e até financiou os experimentos de Santos Dumont, cujo pai foi considerado o primeiro “Rei do Café”.

Padrão de qualidade do café brasileiro faz que ele seja apreciado no mundo inteiro. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Antes de chegar ao formato de grão torrado usado em cafeterias de todo o mundo, o café é uma bonita planta que precisa de muitos cuidados. Saiba um pouco mais do pé de café.

1. Cultura perene

O café é uma cultura perene, ou seja, que não morre após a colheita. Uma planta chega a permanecer 25 anos dando frutos. Normalmente, ela começa a frutificar entre o segundo ano e o terceiro ano depois da plantação e produz plenamente no quinto ano. A produção média é de 2,5 quilos de fruto, o que rende 0,5 quilo de café verde (grãos) que se transforma em cerca de 0,4 quilo de café torrado.

2. Semente e grão

A semente de café e o grão que é torrado são iguais, a diferença está na colheita e nos cuidados. Para que possa ser plantado, o fruto maduro (também chamado de cereja, devido à coloração avermelhada) é lavado, descascado e retirado da polpa. Em seguida, é seco até atingir entre 15% e 20% de umidade, quando fica apto para o plantio.

3. Preparo do solo

Como o café é uma cultura perene, é importante fazer uma análise do solo para assegurar que este tenha as propriedades necessárias para garantir a boa qualidade dos frutos. Os melhores e mais usados adubos para o plantio de café são potássio (K), magnésio (Mg) e enxofre (S).

4. Cuidados no plantio

Normalmente, os pés de café são plantados com distância de 0,5 metro a 0,8 metro entre as plantas; de 3 metros a 4 metros entre plantas para plantios mecanizados; e entre 2,4 metros e 3,5 metros para plantios não mecanizados. As ervas daninhas ajudam na proteção do solo e da planta, mas o excesso delas pode gerar competição, por isso é importante fazer o manejo. É importante se atentar, ainda, para pragas e doenças que podem diminuir a produtividade.

5. Época de plantio

O café tem o plantio indicado na primavera e no verão. O ideal é plantar a partir de outubro até meados de dezembro, para evitar que a árvore recém-plantada passe longos períodos de seca. A florada do café ocorre, normalmente, entre setembro e novembro.

Plantação de café. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

6. Produtividade

Cada hectare de plantação de café produz, em média, 50 sacas do grão. Estima-se que os custos operacionais do café arábica sejam de R$ 400 por saca.

7. Colheita

A colheita ocorre quando o fruto alcança o estado de maturação fisiológico, com 55% a 70% de umidade. No Brasil, isso geralmente ocorre no período de seca, entre março e abril até setembro.

8. Custos

Os valores para adubação e insumos de 1 hectare de café podem chegar a R$ 45 mil até o segundo ano de desenvolvimento da cultura.

9. Grão

O grão de café maduro tem entre 10 milímetros e 15 milímetros de diâmetro e de 17 milímetros a 18 milímetros de altura. O fruto contém dois grãos de aspecto acinzentado colados cujas cores podem ter pequenas variações de acordo com a região e o tipo da planta, além do processamento após a colheita.

10. Pé de café

A planta de café nas produções costuma ter tronco com até 10 centímetros de diâmetro e até 5 metros de altura. As folhas são verde-escuras, brilhantes, simples e elípticas.

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas