PUBLICIDADE

Pecuária

Tecnologia genética promete aumentar rendimento de muçarela de búfala

Nova metodologia auxilia produtores a selecionar animais cujo leite gera mais queijo

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

22/09/2025 - 10:36

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

Em São Paulo, pesquisadores do Instituto de Zootecnia (IZ-Apta) desenvolveram um exame capaz de identificar em búfalas o gene responsável pela produção de uma proteína do leite chamada kappa-caseína. A proteína é essencial para a coagulação, etapa que transforma o leite em queijo. Animais que carregam a versão mais eficiente desse gene produzem leite que rende mais muçarela, reduzindo perdas no processo e aumentando a produtividade.

O estudo analisou 600 bubalinos pertencentes a criadores associados à Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB) em diferentes cidades de São Paulo. “Nossa expectativa é usar esses resultados para aumentar a produtividade do rebanho e diminuir os custos de produção”, afirma o produtor Caio Rossato, um dos beneficiados.

Para os produtores, o exame representa uma ferramenta de manejo genético e econômico. Ele permitirá selecionar búfalas mais produtivas, aumentar a eficiência na produção de queijo, reduzir custos e valorizar rebanhos com maior potencial de rentabilidade.

“Nós desenvolvemos e padronizamos metodologia para genotipar [identificar e analisar os genes de um indivíduo] o gene CSN3 da caseína cujo alelo B [variação de um gene] está associado a maior rendimento de queijo. Ou seja, o leite dos animais que têm esse alelo vai produzir maior quantidade de queijo”, comenta o pesquisador do IZ-Apta Anibal Vercesi Filho, orientador da pesquisa.

O legítimo queijo muçarela é confeccionado com leite 100% de búfala, tem sabor, textura e aroma específicos e valor comercial superior ao produzido com leite de vaca. O IZ-Apta já havia desenvolvido um teste para certificar a pureza do leite. Agora, o novo exame de kappa-caseína deve ampliar o rendimento e fortalecer a cadeia produtiva.

“A gente traz as demandas do produtor, o IZ desenvolve tecnologias para resolver os desafios e levamos as tecnologias para o produtor, gerando desenvolvimento tecnológico e produtivo para a cadeia”, enfatiza Renato Amaral, técnico da ABCB.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Do pasto ao prato: como valorizar a carne bovina brasileira?

Pecuária

Do pasto ao prato: como valorizar a carne bovina brasileira?

Chefs e especialistas afirmam que consumidor busca cortes diferenciados e origem certificada da carne; pecuária premium vira tendência

Indústria aposta em padronização e qualidade da carne para ampliar mercados

Pecuária

Indústria aposta em padronização e qualidade da carne para ampliar mercados

Na Conacarne, em Belo Horizonte, frigoríficos falam sobre o padrão de boi que o mercado deseja e destacam o avanço da carne premium brasileira

O que fazer se seu animal sofre um acidente na fazenda?

Pecuária

O que fazer se seu animal sofre um acidente na fazenda?

Ações rápidas e conhecimento básico em primeiros socorros são fundamentais para o bem-estar animal e a sustentabilidade econômica da fazenda, minimizando sofrimento e perdas em acidentes inesperados

Nordeste lidera a produção de caprinos e ovinos, indica IBGE

Pecuária

Nordeste lidera a produção de caprinos e ovinos, indica IBGE

Região se destaca pela adaptabilidade dos rebanhos ao clima; rebanho nordestino tanto de caprinos quanto de ovinos cresceu 3,5%

PUBLICIDADE

Pecuária

Plano Clima é alvo de críticas no Congresso Nacional da Carne em BH

Senadora Tereza Cristina diz que Plano Clima tem viés ideológico; CNA defende a produção de carne de qualidade para valorizar no mercado externo

Pecuária

Rebanho bovino atinge 238 milhões de cabeças; Mato Grosso mantém liderança

Com o abate histórico de fêmeas, volume recuou em comparação a 2023; confira os estados e municípios com maior rebanho

Pecuária

País registra recorde de 1,6 bilhão de aves comerciais em 2024, diz IBGE

Só a população de galinhas poedeiras cresceu 6,8% elevando também a produção de ovos; confira os estados e as cidades com maior produção.

Pecuária

Rebanho suíno soma 43,9 milhões de animais em 2024

Só a região Sul concentra 22,8 milhões de animais, 51,9% do rebanho existente no País

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.