Pecuária
Suplementação e manejo do pasto aumentam produtividade da pecuária
Especialistas apontam que intensificação da pastagem desencadeia um ciclo de produção mais eficiente e sustentável
Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com
25/09/2025 - 13:24

Para o pecuarista, cada hectare de pasto representa produtividade, renda e futuro. E, quando bem manejado, esse mesmo hectare também pode ajudar a combater as mudanças climáticas.
Segundo Bruno Benatti, gerente de produtos da Mosaic, o uso de fertilizantes nas pastagens aliado a suplementos para bovinos acelera o ganho de peso, reduz o tempo até o abate e permite inserir novos animais na mesma área. “Usando fertilizantes e suplementos adequados, o animal ganha peso mais rápido, alcança a idade de abate antes e libera espaço para novos bovinos na mesma área. Isso significa produzir mais sem desmatar e ainda capturar carbono da atmosfera no solo”, disse ao Agro Estadão, antes de sua palestra no 14º Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (Asbram), nesta quinta-feira, 25.
Atualmente, no Brasil, mais de 90% da pecuária ainda depende do pasto. Mas, como os solos apresentam falta de fósforo, cálcio e outros minerais essenciais, a suplementação animal entra como fundamental no processo. “Fósforo e cálcio são vitais para ossos, dentes e reprodução. Pecuaristas que investem em suplementos de qualidade garantem rebanhos saudáveis e retorno sobre o investimento”, acrescenta Benatti.
Para Elisabete Chagas, vice-presidente executiva da Asbram, a nutrição adequada do rebanho é chave para manter o setor competitivo. “Mesmo em um ano com entregas 2% menores até o acumulado de agosto em relação a 2024, os produtores que mantêm o rebanho mineralizado conseguem manter produtividade e rentabilidade”, afirma.
Mesmo com o cenário de queda acumulada, a perspectiva da Asbram é terminar 2025 perto do resultado do último ano. Em 2024, o mercado brasileiro de suplementos minerais movimentou R$ 14,6 bilhões, com 3,6 milhões de toneladas produzidas. Desse volume, 71% foi produzido por empresas associadas à Asbram.
Para o gerente da Mosaic, a combinação de pasto intensificado, suplementação de qualidade e boas práticas de manejo é um caminho seguro para o crescimento da pecuária brasileira. “Estamos falando de produtividade, sustentabilidade e resiliência climática ao mesmo tempo. Quem cuida do solo e do animal hoje, colhe mais carne e crédito de carbono amanhã”, destaca.
O 14º Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais, da Asbram, começou nesta quinta, 24, e vai até a sexta-feira, 25, no Hotel Royal Palm Plaza, em Campinas (SP).
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Pecuária
1
Seara conclui transição para gestação coletiva de suínos e amplia produção em 40%
2
Ração Nutratta volta ao centro das atenções com relatos de cegueira em potros
3
Pesquisadores se mobilizam para evitar a extinção dos jumentos
4
Exportações de carne Angus certificada crescem 260% e batem recorde
5
Dia mundial do queijo: conheça 5 tipos que só existem no Brasil
6
Boi gordo valoriza mais em MT do que em SP em 2025
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Pecuária
IBGE: abate de bovinos, suínos e frangos cresce no 4º trimestre de 2025
Números foram apontados pelas Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha
Pecuária
Exportações de ovos seguem em ritmo elevado em janeiro
Japão e Chile mais que dobram compras de produto brasileiro
Pecuária
Em meio à crise no setor de leite, produtores do Paraná lançam nova associação
União Paranaense de Produtores de Leite pretende unificar discurso e pressionar por soluções para preços e importações desenfreadas
Pecuária
Derivados do leite e valorização da lã impulsionam a ovinocultura em 2025
Associação Brasileira de Criadores de Ovinos registra crescimento de 5% no número de registros de animais
Pecuária
Pecuária: EUA transformam base militar em ‘fábrica de moscas’ para barrar praga
Unidade no Texas vai dispersar insetos estéreis contra a mosca-da-bicheira que avança no México
Pecuária
Confinamento cresce 16% em 2025, para 9,25 milhões de cabeças terminadas
MT, SP e Goiás lideraram o número de bovinos confinados no ano passado, com forte crescimento frente a 2024
Pecuária
Seara conclui transição para gestação coletiva de suínos e amplia produção em 40%
Movimento elevou em 16,5% o alojamento coletivo de suínos em gestação no Brasil; setor deve cumprir esses critérios técnicos até 2045
Pecuária
Como se produz queijo agroecológico na Serra da Canastra
Em Piumhi, na Canastra, uma queijaria mostra que produzir artesanalmente pode regenerar o ambiente e virar referência de sabor