Pecuária
Suplementação e manejo do pasto aumentam produtividade da pecuária
Especialistas apontam que intensificação da pastagem desencadeia um ciclo de produção mais eficiente e sustentável
Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com
25/09/2025 - 13:24

Para o pecuarista, cada hectare de pasto representa produtividade, renda e futuro. E, quando bem manejado, esse mesmo hectare também pode ajudar a combater as mudanças climáticas.
Segundo Bruno Benatti, gerente de produtos da Mosaic, o uso de fertilizantes nas pastagens aliado a suplementos para bovinos acelera o ganho de peso, reduz o tempo até o abate e permite inserir novos animais na mesma área. “Usando fertilizantes e suplementos adequados, o animal ganha peso mais rápido, alcança a idade de abate antes e libera espaço para novos bovinos na mesma área. Isso significa produzir mais sem desmatar e ainda capturar carbono da atmosfera no solo”, disse ao Agro Estadão, antes de sua palestra no 14º Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (Asbram), nesta quinta-feira, 25.
Atualmente, no Brasil, mais de 90% da pecuária ainda depende do pasto. Mas, como os solos apresentam falta de fósforo, cálcio e outros minerais essenciais, a suplementação animal entra como fundamental no processo. “Fósforo e cálcio são vitais para ossos, dentes e reprodução. Pecuaristas que investem em suplementos de qualidade garantem rebanhos saudáveis e retorno sobre o investimento”, acrescenta Benatti.
Para Elisabete Chagas, vice-presidente executiva da Asbram, a nutrição adequada do rebanho é chave para manter o setor competitivo. “Mesmo em um ano com entregas 2% menores até o acumulado de agosto em relação a 2024, os produtores que mantêm o rebanho mineralizado conseguem manter produtividade e rentabilidade”, afirma.
Mesmo com o cenário de queda acumulada, a perspectiva da Asbram é terminar 2025 perto do resultado do último ano. Em 2024, o mercado brasileiro de suplementos minerais movimentou R$ 14,6 bilhões, com 3,6 milhões de toneladas produzidas. Desse volume, 71% foi produzido por empresas associadas à Asbram.
Para o gerente da Mosaic, a combinação de pasto intensificado, suplementação de qualidade e boas práticas de manejo é um caminho seguro para o crescimento da pecuária brasileira. “Estamos falando de produtividade, sustentabilidade e resiliência climática ao mesmo tempo. Quem cuida do solo e do animal hoje, colhe mais carne e crédito de carbono amanhã”, destaca.
O 14º Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais, da Asbram, começou nesta quinta, 24, e vai até a sexta-feira, 25, no Hotel Royal Palm Plaza, em Campinas (SP).
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Pecuária
1
Cavalo Quarto de Milha: versatilidade e eficiência
2
Texas Longhorn: raça que une resistência e beleza
3
Proteja sua tropa: entenda o que é a febre equina
4
Quem paga a conta da rastreabilidade bovina? Especialistas veem adaptação inevitável, mas lenta
5
Europa enfrenta onda severa de gripe aviária e teme crise
6
CEO da JBS cobra mais investimentos na base da pecuária para produção eficiente
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Pecuária
Carne bovina: Alemanha volta a exportar para o Japão após dez meses de suspensão
Proibição havia sido imposta em janeiro após confirmação de foco de febre aftosa em búfalos d'água, no estado de Brandemburgo
Pecuária
Reabertura da China e Europa elevará preço do frango brasileiro, avalia JBS
Segundo o CEO global da companhia controladora da Seara, os efeitos da demanda chinesa e europeia serão vistos neste último trimestre de 2025
Pecuária
Mapa detalha atuação de empresas privadas em inspeção de frigoríficos
Medida faz parte de regulamentação da Lei do Autocontrole
Pecuária
Estados Unidos investem em moscas estéreis para conter praga da pecuária
Cerca de 100 milhões de moscas são liberadas por semana para conter o crescimento da mosca-berne, também chamada de praga do novo mundo
Pecuária
Gripe aviária: Espanha ordena confinamento imediato de aves
Medida cautelar visa prevenir o contágio pelo vírus diante do aumento de focos na Europa e chegada de aves migratórias
Pecuária
Governo do RS implementa projeto para rastreio de gado
Projeto-piloto oferece identificação individual e amplia acesso a mercados exigentes até maio de 2026
Pecuária
Falha na inativação da vacina Excell 10 foi a causa da mortes de animais
Laboratório conclui investigação sobre falhas na produção da vacina contra clostridiose que causou a morte de mais de 600 animais
Pecuária
A diferença real entre ovos brancos e marrons
Raça da galinha e alimentação influenciam apenas cor e custo, mas não a qualidade do ovo