Clima
Setembro terá temperaturas elevadas e chuvas abaixo da média
Além de altas temperaturas, alerta para MT e MS também prevê picos de frio intenso em partes dos dois estados; queda abrupta pode impactar atividade pecuária
Rafael Bruno | São Paulo | rafael.bruno@estadao.com
02/09/2024 - 15:50

As temperaturas previstas para setembro estarão significativamente acima da média histórica, com elevações entre 3°C e 5°C em grande parte da região central do Brasil.
Para esta primeira semana do mês, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém, até o fim da próxima quinta-feira, 5, um alerta amarelo de perigo potencial para riscos decorrentes da onda de calor e da baixa umidade. Conforme o Instituto, ao menos dez estados serão atingidos.
“No período de 02 a 06 de setembro de 2024, uma intensa massa de ar quente e seco ganhará força, mantendo o céu com poucas nuvens, sem previsão de chuva, com temperaturas em elevação e baixos índices de umidade relativa do ar em grande parte dos estados de MT, MS e PR, além do sul de GO e de MG, oeste e norte de SP, centro e sul do RJ, RO, sul do PA e do AM”, informa o Inmet.
Para a empresa de meteorologia Climatempo, as previsões para este mês apontam para um cenário climático preocupante, com impactos que podem se estender para diversos setores, incluindo saúde, agricultura e energia.
“A combinação de calor intenso e baixa umidade favorece um cenário de queimadas exacerbadas em diversas regiões do Brasil. A seca na faixa norte, especialmente nos rios como o Madeira e o Purus, ambos afluentes do Amazonas, já apresenta níveis críticos. Além disso, a redução dos reservatórios de água pode impactar diretamente o fornecimento e o custo da energia elétrica, agravando ainda mais as condições socioeconômicas e ambientais do país”, alertam especialistas da Climatempo.

As altas temperaturas devem persistir até o início da segunda quinzena deste mês. Já a partir do dia 19, uma onda de frio deve avançar por São Paulo e boa parte da região centro-sul.
Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – cujos termômetros podem ultrapassar os 40°C em muitos dias -, os produtores, principalmente os pecuaristas, devem ficar em alerta com a queda das temperaturas, que dependendo da amplitude, pode ser drástica aos animais. Segundo a Climatempo, “há possibilidade de picos de frio intenso em partes desses estados”.
Redução das chuvas e os efeitos sobre diferentes regiões e culturas
Conforme o prognóstico climático do Inmet, a previsão para o mês de setembro indica chuvas abaixo da média em grande parte do país, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da região Norte, interior da região Nordeste e oeste do Paraná.
“A falta de chuvas, poderá afetar as lavouras de trigo em período de enchimento de grãos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná”, informa o Instituto. A previsão também aponta para uma redução dos níveis de umidade no solo, principalmente no Matopiba (região que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Entretanto, essas mesmas condições podem ser benéficas para a maturação e colheita de algodão, milho e trigo. Em grande parte da região Sul, mesmo com a previsão de chuvas próximas da média, as condições poderão ser favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de inverno.
O Inmet ressalta ainda que a redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco que ocasionam a diminuição da umidade relativa do ar e, consequentemente, favorecem o aumento da incidência de queimadas e de doenças respiratórias.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Novo ciclone traz ventos de 100 km/h a partir de domingo; veja onde
2
Ciclone extratropical deixa Sul, Sudeste e Centro-Oeste em alerta
3
Defesa Civil do RS amplia alerta de risco severo para ventos, chuva e granizo; veja o deslocamento do ciclone
4
Ciclone extratropical pode causar tornados no RS e ventos de até 115 km/h em SP
5
Tornado devasta Rio Bonito do Iguaçu e deixa ao menos cinco mortos no Paraná
6
Especialistas cogitam aquecimento do Pacífico, mas não confirmam El Niño em 2026
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Fim de semana com calor persistente e temporais isolados; saiba onde
Ciclone extratropical se afasta e o sol aparece, mas chuva e rajadas de vento estão previstas; frente fria se aproxima só na próxima semana
Clima
Crise climática altera renda de comunidades tradicionais, aponta estudo
Levantamento identifica impactos como perda de território, insegurança alimentar e exclusão em decisões sobre políticas ambientais
Clima
Clima deve desafiar plantio de soja neste final de 2025; saiba como
Especialistas destacam risco de estresse hídrico e térmico nas principais regiões produtoras, que podem afetar produtividade e qualidade
Clima
ABMRA: 86% dos produtores consideram impacto da mudança climática na produção
Pesquisa aborda hábitos de mídia, padrões de compra, conectividade, adoção tecnológica e percepções ambientais
Clima
Áreas agrícolas têm prejuízos milionários após temporais em SC e RS
Fraiburgo (SC) estima perdas de R$ 6 milhões, enquanto Alto Uruguai (RS) enfrenta danos iniciais de R$ 20 milhões em lavouras e infraestrutura rural
Clima
Veja o vídeo: gado é resgatado por caiaques durante enchente em SC
Município de Luís Alves teve mais de 180 mm em um dia, volume de chuva previsto para todo o mês
Clima
Temporal provoca estragos em SC e volume de chuva supera média histórica; veja fotos
No Paraná, pedras de gelo de 3 cm causam estragos no campo e na cidade; em Goiás, temporal com ventos acima de 90 km/h também deixa danos
Clima
Novos temporais com granizo podem atingir Sul e Sudeste; confira a previsão
Tempestade com pedras de gelo gigantes em Erechim (RS) deixou quase 18 mil afetados, 73 feridos e destruição na zona rural