Clima
Setembro terá temperaturas elevadas e chuvas abaixo da média
Além de altas temperaturas, alerta para MT e MS também prevê picos de frio intenso em partes dos dois estados; queda abrupta pode impactar atividade pecuária

Rafael Bruno | São Paulo | rafael.bruno@estadao.com
02/09/2024 - 15:50

As temperaturas previstas para setembro estarão significativamente acima da média histórica, com elevações entre 3°C e 5°C em grande parte da região central do Brasil.
Para esta primeira semana do mês, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém, até o fim da próxima quinta-feira, 5, um alerta amarelo de perigo potencial para riscos decorrentes da onda de calor e da baixa umidade. Conforme o Instituto, ao menos dez estados serão atingidos.
“No período de 02 a 06 de setembro de 2024, uma intensa massa de ar quente e seco ganhará força, mantendo o céu com poucas nuvens, sem previsão de chuva, com temperaturas em elevação e baixos índices de umidade relativa do ar em grande parte dos estados de MT, MS e PR, além do sul de GO e de MG, oeste e norte de SP, centro e sul do RJ, RO, sul do PA e do AM”, informa o Inmet.
Para a empresa de meteorologia Climatempo, as previsões para este mês apontam para um cenário climático preocupante, com impactos que podem se estender para diversos setores, incluindo saúde, agricultura e energia.
“A combinação de calor intenso e baixa umidade favorece um cenário de queimadas exacerbadas em diversas regiões do Brasil. A seca na faixa norte, especialmente nos rios como o Madeira e o Purus, ambos afluentes do Amazonas, já apresenta níveis críticos. Além disso, a redução dos reservatórios de água pode impactar diretamente o fornecimento e o custo da energia elétrica, agravando ainda mais as condições socioeconômicas e ambientais do país”, alertam especialistas da Climatempo.

As altas temperaturas devem persistir até o início da segunda quinzena deste mês. Já a partir do dia 19, uma onda de frio deve avançar por São Paulo e boa parte da região centro-sul.
Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – cujos termômetros podem ultrapassar os 40°C em muitos dias -, os produtores, principalmente os pecuaristas, devem ficar em alerta com a queda das temperaturas, que dependendo da amplitude, pode ser drástica aos animais. Segundo a Climatempo, “há possibilidade de picos de frio intenso em partes desses estados”.
Redução das chuvas e os efeitos sobre diferentes regiões e culturas
Conforme o prognóstico climático do Inmet, a previsão para o mês de setembro indica chuvas abaixo da média em grande parte do país, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da região Norte, interior da região Nordeste e oeste do Paraná.
“A falta de chuvas, poderá afetar as lavouras de trigo em período de enchimento de grãos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná”, informa o Instituto. A previsão também aponta para uma redução dos níveis de umidade no solo, principalmente no Matopiba (região que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Entretanto, essas mesmas condições podem ser benéficas para a maturação e colheita de algodão, milho e trigo. Em grande parte da região Sul, mesmo com a previsão de chuvas próximas da média, as condições poderão ser favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de inverno.
O Inmet ressalta ainda que a redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco que ocasionam a diminuição da umidade relativa do ar e, consequentemente, favorecem o aumento da incidência de queimadas e de doenças respiratórias.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña pode antecipar safra de soja 2025/26 no Brasil
2
Próximos dias terão calor intenso, chuvas e risco de granizo
3
Seca e calor no primeiro semestre aumentam riscos para a produção agrícola
4
Frio segue no Sul e Sudeste. Veja áreas com risco de geada
5
Fim de semana terá frio intenso e geada; veja quais regiões devem se preparar
6
Ciclone extratropical provoca ventos fortes e risco de temporais

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
Como será o clima em setembro? Veja a previsão por cultura e região
Excesso de umidade no Sul pode afetar culturas de inverno e temperaturas acima da média podem influenciar germinação da soja no Centro-Oeste

Clima
Conab: clima em agosto favoreceu o desenvolvimento das lavoura
Umidade beneficiou milho e feijão terceira safra na região do Selba; mesmo com falhas na germinação, em Santa Catarina o desempenho das lavouras é bom

Clima
São Paulo suspende queimas controladas por 30 dias
Medida inclui até as autorizações já concedidas para queima da palha da cana, manejo agrícola ou controle de pragas

Clima
La Niña deve ser fraco e durar pouco, indicam meteorologistas
As chances do fenômeno são de 58% entre outubro e dezembro; especialistas fazem recomendações para as principais áreas agrícolas
Clima
Publicado Zarc para 2º safra do consórcio milho-braquiária
Orientações saíram nesta quinta-feira, 28, e valem para safra 2025/2026
Clima
Chuvas dão trégua ao Sul; interior do país segue seco
Tempo firme domina os próximos dias no país e favorece lavouras; RS registrou danos pelos temporais em mais de 40 cidades
Clima
Frente fria traz novos temporais ao Sul e reduz temperaturas no país
Inmet alerta para ventos fortes, granizo e possibilidade de geada. No RS, volumes podem alcançar 150 mm
Clima
Rural Clima: plantio antecipado da soja pode elevar potencial do milho 2ª safra
Janela mais segura de semeadura deve reduzir risco de perdas e ampliar produtividade do cereal