Pecuária
Expo Rio Preto começa com a primeira etapa dedicada às raças leiteiras
Feira vai até outubro e será dividida em duas etapas: leite e corte; organizadores esperam público total de 50 mil pessoas
 
                        Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com
13/09/2025 - 07:00

A 62ª Expo Rio Preto começa neste sábado, 13, em São José do Rio Preto (SP). Segundo os organizadores, a feira é a maior do noroeste paulista e a terceira do Estado em número de animais. Com duas etapas – Leite, de 13 a 21 de setembro, e Corte, de 28 de setembro a 5 de outubro –, a expectativa é de receber 50 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 30 milhões em negócios, 30% a mais que em 2024.
A feira reunirá aproximadamente três mil animais de 12 raças bovinas, quatro equinas e três ovinas. “Estamos com um torneio leiteiro de três raças e com criadores de todo o Brasil. É uma das pistas mais importantes para quem busca reconhecimento em genética e qualidade animal”, disse a secretária municipal de Agricultura, Carina Ayres, em entrevista ao Agro Estadão.
Genética e leilões
A Etapa Leite vai receber raças como Girolando, Gir Leiteiro e Sindi, em julgamentos que devem atrair pecuaristas interessados em genética. A programação inclui ainda sete leilões e provas equestres, como a Prova do Tambor, o Julgamento de Marcha de Mangalarga e o Ranch Sorting, na nova arena multiuso. “Quem estiver precisando mostrar ou adquirir genética sabe que aqui é uma das pistas mais concorridas do País. Os principais animais estarão em Rio Preto”, afirmou Carina Ayres.

Negócios e tecnologia
A feira também contará com a exposição de máquinas e implementos agrícolas, distribuídos em cerca de 15 estandes. O espaço busca aproximar produtores de novas tecnologias voltadas à mecanização e à modernização da produção.
De acordo com a secretária, o evento tem papel fundamental na retomada das grandes exposições no Estado de São Paulo. “Eventos como este geram negócios, promovem conhecimento técnico e movimentam toda a cadeia agropecuária regional”, avaliou.
Inovação e conhecimento
Um dos destaques da feira é o Intertech Agro, realizado pelo terceiro ano consecutivo. A programação, voltada para a capacitação de pequenos e médios produtores, reunirá palestras e debates sobre culturas como cacau, seringueira, frutas vermelhas e cana-de-açúcar, além de cadeias como apicultura e avicultura.
“Estamos trazendo os melhores pesquisadores e consultores para abrir novas oportunidades de renda dentro das propriedades. Também teremos o relançamento do CATI Leite em parceria com a Embrapa, reforçando o apoio ao produtor de leite”, disse a secretária.
O Intertech Agro terá ainda painéis voltados a jovens do agro e à força feminina no campo. “Teremos uma Intertech só para as mulheres, trazendo casos de sucesso de produtoras. Queremos mostrar a força feminina no campo”, completou Carina.
Feira para toda a família
Com o slogan “Bom de negócio. Bom para a família”, a Expo oferece atrações para além da pecuária. A programação inclui feira de artesanato, shows musicais e eventos gastronômicos. A entrada e o estacionamento serão gratuitos. “A exposição resgata tradições, movimenta a economia e fortalece o agro regional. É um evento para todas as idades, onde negócios e lazer se encontram”, concluiu Carina.
Entre as opções de entretenimento para crianças, estão a Fazendinha – ação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com exposição de minianimais e espécies exóticas, além de parque de diversões, brinquedos infláveis e área kids climatizada.
O primeiro final de semana contará com uma programação especial. No sábado, 13, cinco estações de churrasco prometem agitar a festa a partir das 13h. Já no domingo, dia 14, a partir das 12h, será a vez do Circuito Paulista de Churrasco e Viola, com apresentação da dupla Lourenço e Lourival, orquestra de viola e atrações locais.
62ª Expo Rio Preto
Etapa Leite: 13 a 21 de setembro
Etapa Corte: 28 de setembro a 5 de outubro
Local: Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto
 
    Newsletter
            Acorde
            
                bem informado 
            
            com as
            
                notícias do campo
            
        
Mais lidas de Pecuária
1
Uso consciente de antimicrobianos ganha força na produção de carnes; entenda
2
Carne bovina supera barreira do tarifaço e bate recorde de embarques
3
Quando a pecuária vira lavoura: entenda o conceito de 'colheita de carne'
4
Pesca e aquicultura no Brasil em números; veja o retrato completo
5
Por que o galo canta pela manhã?
6
Proteja sua tropa: entenda o que é a febre equina
 
  
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
 
        Pecuária
Quem paga a conta da rastreabilidade bovina? Especialistas veem adaptação inevitável, mas lenta
Com o maior rebanho do mundo e promessa de identificação individual, Brasil tem desafios no custo e na inclusão de pequenos produtores
 
        Pecuária
Campanha de atualização do estoque de rebanhos começa no sábado em MT
Criadores de bovinos, bubalinos, suínos e aves comerciais são obrigados a informar ao Indea a quantidade de animais e dados da propriedade
 
        Pecuária
Brasil “dificilmente” será remunerado por cumprir o Código Florestal, diz Embrapa
Estrangeiros de países desenvolvidos têm responsabilidade como cidadãos do planeta, afirma professor de universidade inglesa
 
        Pecuária
Europa enfrenta onda severa de gripe aviária e teme crise
Em menos de três meses, o velho continente já registrou 56 surtos da doença, em 10 países
Pecuária
Anemia infecciosa equina: entenda o que é, impacto e sintomas
A Anemia Infecciosa Equina (AIE), doença viral incurável, é um desafio crítico à criação de cavalos, burros e mulas no Brasil
Pecuária
Saiba como fazer a manutenção do aviário
Inspeções e controle de pragas garantem aviário saudável e produtivo, o que eleva a qualidade do produto avícola para o produtor
Pecuária
Embrapa inaugura Banco de Sêmen de Peixes Nativos em Palmas
Estrutura servirá de base para pesquisas voltadas à conservação e ao melhoramento genético de tambaquis
Pecuária
Parceria cria crédito para produção de leite sustentável
Iniciativa da Nestlé e Banco do Brasil prevê R$ 100 milhões para acelerar a descarbonização na cadeia produtiva do país
 
       
       
   
       
      