Inovação
Software mede segurança sanitária de granjas de suínos
Chamada de BiosSui, a ferramenta da Embrapa Suínos e Aves gera indicadores, fornece recomendações e pode ser usada na tomada de decisões
Redação Agro Estadão
11/06/2025 - 08:00

Um novo software desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves vai ajudar a medir a segurança sanitária de granjas de suínos. Chamada de BiosSui, a ferramenta gera indicadores, fornece recomendações e pode ser utilizada para auxiliar produtores rurais, gestores e técnicos de agroindústrias, e órgãos de defesa sanitária na tomada de decisões. As informações foram divulgadas pela estatal nesta terça-feira, 10, por meio de comunicado.
As granjas são avaliadas segundo 23 critérios, incluindo requisitos de biosseguridade externa e interna. Os critérios contemplam características de infraestrutura e procedimentos — que são os principais pilares para proteger as granjas da entrada de patógenos.
A tecnologia permite ainda a gestão individualizada ou orientada a grupos de granjas, a exemplo de cooperativas, unidades de agroindústrias, entre outros, facilitando a análise de conformidade, o ranqueamento de granjas e a formulação de programas de melhoria.
“As medidas de biosseguridade são fundamentais para a proteção dos rebanhos, redução de perdas, melhorias de produtividade e crescimento sustentável da cadeia produtiva”, afirmou o pesquisador Franco Muller Martins, líder do projeto que desenvolveu o BiosSui, no comunicado.
Como funciona
O software é composto por três módulos: Avaliação, Simulação de Melhorias e Dashboards. No primeiro, a situação da granja é registrada por meio de um questionário, possibilitando que os índices de biosseguridade sejam calculados e avaliados.
O segundo módulo é responsável pela geração de recomendações técnicas para adequação das granjas. Essa funcionalidade permite ao usuário simular o impacto que melhorias na infraestrutura e no manejo da granja podem exercer no índice de biosseguridade.
O terceiro, possibilita acompanhar os índices por meio de dashboards e mapas interativos, facilitando a análise tanto ao nível de propriedade quanto do grupo ao qual ela pertence. Segundo o analista da Embrapa Geordano Dalmédico, que atuou no desenvolvimento do BiosSui, “os dashboards possibilitam aos gestores terem acesso ao panorama e detalhar informações por meio da interação com os próprios gráficos e mapas”.
A ferramenta também disponibiliza relatórios e possibilita a exportação de dados, para a análise de resultados, com aplicação de filtros e classificação dos resultados. Também permite que os dados sejam exportados para análises específicas em softwares estatísticos, por exemplo.
Validação
A tecnologia foi testada em campo no Paraná, um dos principais polos suinícolas do país. Nesse sentido, a Embrapa firmou acordos de cooperação com a cooperativa Frimesa, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e a Associação Paranaense de Suinocultores (APS).
Graças aos acordos, a equipe da Embrapa realizou testes piloto com a ferramenta, realizou ajustes e passou orientações a gestores e técnicos de campo vinculados à cooperativa e fiscais da Adapar. “Na etapa de validação, a interação com os parceiros foi fundamental para ajustar critérios à realidade das granjas, gerando mais confiabilidade para a ferramenta” explica o analista da Embrapa Marcos Morés, especialista em patologia suína, integrante da equipe do projeto.
Produção nacional
O Brasil se destaca no mercado global de carne suína, como o quarto maior produtor e terceiro maior exportador do produto. Segundo o IBGE, em 2024, foram abatidas 39,27 milhões de cabeças de bovinos, representando um aumento de 15,2% frente ao ano anterior, dando sequência à tendência de crescimento verificada em 2022.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Pesquisa comprova que bactérias ajudam a produzir tilápias em sistema de bioflocos
2
Agtechs colocam Brasil em nova era da agricultura inteligente
3
CONTEÚDO PATROCINADO
Nestlé impulsiona a sustentabilidade na cadeia do leite por meio do Programa Nature por Ninho
4
Robô usa luz e inteligência artificial para diagnosticar doenças em algodão e soja
5
Ministério da Agricultura lança plataforma para integrar investidores e startups
6
Por que os drones são cada vez mais usados na agricultura?
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
CONTEÚDO PATROCINADO
Inovação biotecnológica transforma o manejo agrícola no Brasil
Totalmente produzido no País, o Fortivance combina ciência e tecnologia para otimizar o uso de inseticidas
CONTEÚDO PATROCINADO
Nestlé impulsiona a sustentabilidade na cadeia do leite por meio do Programa Nature por Ninho
Iniciativa, existente no Brasil há mais de duas décadas, contribui para elevar qualidade e sustentabilidade no campo
Inovação
Inteligência Artificial: máquinas que 'pensam' ajudam o produtor
Sensores, drones e satélites alimentam a IA para monitorar plantas e animais, permitindo ações proativas e evitando perdas na fazenda
Inovação
Ridesa Brasil lança 18 variedades de cana em Ribeirão Preto (SP)
Rede interuniversitária destaca ganhos de produtividade e resistência de até 33,9% em cultivares
Inovação
CropLife Brasil lança o CropData, plataforma de dados do setor
Portal integra dados sobre sementes, bioinsumos e defensivos, com boletins e análises periódicas do desempenho do setor
Inovação
Agtechs colocam Brasil em nova era da agricultura inteligente
Número de startups do agro cresceu 27% no País nos últimos cinco anos e já representa cerca de 80% de todas agtechs da América do Sul
Inovação
Agricultura espacial pode impulsionar soluções sustentáveis na Terra
Pesquisas sobre cultivo de plantas fora da Terra devem ajudar a enfrentar as mudanças climáticas
Inovação
Pesquisadores obtêm mel com sabor chocolate da casca da amêndoa do cacau
Usando mel de abelhas sem ferrão, estudo da Unicamp transforma resíduo da indústria em ingrediente sustentável