Inovação
Software mede segurança sanitária de granjas de suínos
Chamada de BiosSui, a ferramenta da Embrapa Suínos e Aves gera indicadores, fornece recomendações e pode ser usada na tomada de decisões
Redação Agro Estadão
11/06/2025 - 08:00

Um novo software desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves vai ajudar a medir a segurança sanitária de granjas de suínos. Chamada de BiosSui, a ferramenta gera indicadores, fornece recomendações e pode ser utilizada para auxiliar produtores rurais, gestores e técnicos de agroindústrias, e órgãos de defesa sanitária na tomada de decisões. As informações foram divulgadas pela estatal nesta terça-feira, 10, por meio de comunicado.
As granjas são avaliadas segundo 23 critérios, incluindo requisitos de biosseguridade externa e interna. Os critérios contemplam características de infraestrutura e procedimentos — que são os principais pilares para proteger as granjas da entrada de patógenos.
A tecnologia permite ainda a gestão individualizada ou orientada a grupos de granjas, a exemplo de cooperativas, unidades de agroindústrias, entre outros, facilitando a análise de conformidade, o ranqueamento de granjas e a formulação de programas de melhoria.
“As medidas de biosseguridade são fundamentais para a proteção dos rebanhos, redução de perdas, melhorias de produtividade e crescimento sustentável da cadeia produtiva”, afirmou o pesquisador Franco Muller Martins, líder do projeto que desenvolveu o BiosSui, no comunicado.
Como funciona
O software é composto por três módulos: Avaliação, Simulação de Melhorias e Dashboards. No primeiro, a situação da granja é registrada por meio de um questionário, possibilitando que os índices de biosseguridade sejam calculados e avaliados.
O segundo módulo é responsável pela geração de recomendações técnicas para adequação das granjas. Essa funcionalidade permite ao usuário simular o impacto que melhorias na infraestrutura e no manejo da granja podem exercer no índice de biosseguridade.
O terceiro, possibilita acompanhar os índices por meio de dashboards e mapas interativos, facilitando a análise tanto ao nível de propriedade quanto do grupo ao qual ela pertence. Segundo o analista da Embrapa Geordano Dalmédico, que atuou no desenvolvimento do BiosSui, “os dashboards possibilitam aos gestores terem acesso ao panorama e detalhar informações por meio da interação com os próprios gráficos e mapas”.
A ferramenta também disponibiliza relatórios e possibilita a exportação de dados, para a análise de resultados, com aplicação de filtros e classificação dos resultados. Também permite que os dados sejam exportados para análises específicas em softwares estatísticos, por exemplo.
Validação
A tecnologia foi testada em campo no Paraná, um dos principais polos suinícolas do país. Nesse sentido, a Embrapa firmou acordos de cooperação com a cooperativa Frimesa, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e a Associação Paranaense de Suinocultores (APS).
Graças aos acordos, a equipe da Embrapa realizou testes piloto com a ferramenta, realizou ajustes e passou orientações a gestores e técnicos de campo vinculados à cooperativa e fiscais da Adapar. “Na etapa de validação, a interação com os parceiros foi fundamental para ajustar critérios à realidade das granjas, gerando mais confiabilidade para a ferramenta” explica o analista da Embrapa Marcos Morés, especialista em patologia suína, integrante da equipe do projeto.
Produção nacional
O Brasil se destaca no mercado global de carne suína, como o quarto maior produtor e terceiro maior exportador do produto. Segundo o IBGE, em 2024, foram abatidas 39,27 milhões de cabeças de bovinos, representando um aumento de 15,2% frente ao ano anterior, dando sequência à tendência de crescimento verificada em 2022.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
CONTEÚDO PATROCINADO
Manual do irrigante: conheça o guia para quem quer irrigar com precisão e produtividade
2
Ciência brasileira dá destino inovador às folhas do café
3
Pesquisa descobre fungo com ação superior a herbicidas como glifosato
4
Novo nematoide é descoberto em planta comum de Minas Gerais
5
Pesquisa quer transformar algas marinhas em atum vegetal; entenda
6
Safra de soja 27/28 deve ter nova geração de semente com maior controle de daninhas e lagartas
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Inovação
Concurso nacional vai premiar invenções da agricultura familiar
Iniciativa buscar reconhecer máquinas e equipamentos criados para reduzir esforço no campo e ampliar renda de pequenos produtores
Inovação
Novo nematoide é descoberto em planta comum de Minas Gerais
Equipe brasileira identifica gênero inédito em folhas de corda-de-viola — trepadeiras comuns em áreas tropicais
Inovação
Embrapa terá primeira unidade internacional mista de pesquisa
Instalação terá duas sedes e previsão de funcionar pelos próximos cinco anos
Inovação
Sistema antigranizo: prefeitos do RS querem tecnologia para evitar perdas no agro
Após prejuízos milionários, cidades gaúchas se mobilizam para instalar tecnologia usada em Santa Catarina há décadas; veja como funciona
Inovação
Castanha-do-brasil vira farinha “turbinada” e rende proteína texturizada
Pesquisa revela que ingrediente amazônico pode substituir a farinha de trigo em produtos plant-based com boa aceitação do público
Inovação
Pesquisa quer transformar algas marinhas em atum vegetal; entenda
A economia ligada ao mar movimenta cerca de US$ 1,5 trilhão ao ano, com expectativa de dobrar até 2030, aponta a Embrapa
Inovação
Safra de soja 27/28 deve ter nova geração de semente com maior controle de daninhas e lagartas
Testes começam na próxima safra, mas ainda faltam autorizações nos países exportadores, o que empurra a comercialização para mais adiante
CONTEÚDO PATROCINADO
Manual do irrigante: conheça o guia para quem quer irrigar com precisão e produtividade
Desenvolvido pelos especialistas da Netafim, o manual reúne fundamentos essenciais no processo de se tornar um irrigante no Brasil