Inovação
Plataforma reúne programa de fidelidade, vendas de produtos agropecuários e crédito rural
Multinacional aposta em ampliação nos meios digitais e quer trazer transações financeiras do offline para o online
3 minutos de leitura 30/06/2024 - 08:30
Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadao.com
Um ambiente onde é possível comprar produtos agropecuários, financiar a compra e ainda ganhar pontos. Essa é a proposta do conecta.ag, uma plataforma digital da BASF que une produtores rurais com distribuidores de produtos agrícolas. Segundo a Head de Serviços Financeiros e Operações Estruturadas da BASF, Patrícia Ambrósio, essa dinâmica é o que diferencia esse ecossistema de outros.
“Nosso diferencial, primeiro, a gente coloca a relação do distribuidor com agricultor no centro, então a gente não vai sobrepassar o distribuidor”, conta a Head da BASF, que espera chegar a 42 fornecedores de produtos agropecuários na plataforma até o fim do ano.
Esses distribuidores não necessariamente precisam vender produtos da empresa dona do conecta.ag. A ideia é que casas agropecuárias e outros fornecedores criem suas lojas virtuais dentro do ambiente digital, independentemente de serem grandes ou pequenos.
Além disso, a plataforma também oferece um acompanhamento técnico para os produtores. “Não é simplesmente para o agricultor ir lá e cotar preço de produto, ele recebe também uma recomendação técnica”, explica Ambrósio.
Pontos podem resgatar até caminhonete
Outro diferencial é o programa de fidelidade. Na plataforma, é possível que as distribuidoras ofereçam seus próprios programas de fidelidade, ou seja, funciona como um agregador desse tipo de estratégia.
“Vamos ter programas de relacionamento da própria BASF ou de outras indústrias ou dos próprios distribuidores de Agro, onde o agricultor, fazendo compras, sejam no online ou no offline, pontua nesses programas de relacionamento e ganha ‘conecta pontos’ e aí ele entra na plataforma do conecta.ag e vai ter a carteira de pontos dele que pode trocar por produtos e serviços”, descreve a Head de Serviços Financeiros.
Na prática, funciona como outros programas do tipo, como os oferecidos pelas companhias aéreas e pelos bancos. Quanto mais compras feitas, mais pontos são acumulados e mais produtos e serviços podem ser trocados.
“Dependendo do tamanho do produtor e do quanto ele transaciona, pode chegar a trocar por uma caminhonete”, acrescenta Ambrósio. Apesar disso, a empresa não revela quanto vale cada ponto, mas afirma que entre os produtos mais procurados estão celulares e aparelhos de ar-condicionado.
Financiando a compra
Além disso, a executiva revela que a ideia da empresa é trazer os modelos e meios de pagamento do universo offline para o online. Isso quer dizer, por exemplo, a utilização de operações barter, que basicamente permitem ao produtor rural comprar insumos pagando com a colheita no final da safra.
“O produtor, quando está olhando a oferta, ele não olha o preço em reais, ele olha o preço em sacas de soja, por exemplo”, complementa Ambrósio. Além dessa alternativa, o produtor vai contar com os meios tradicionais de pagamento já existentes para compras digitais, como PIX, boleto e cartão.
Outro aspecto que a plataforma também pretende atender é a concessão de crédito. O produtor, quando fizer o cadastro, terá um limite de crédito pré-aprovado dentro do ambiente digital e com isso vai conseguir financiar a compra dos insumos.
Apesar das novidades, o braço financeiro da plataforma ainda não está 100% implementado, mas a estimativa é de que até dezembro de 2024 esses modelos já estejam em uso na plataforma. “Nossa expectativa é colocar essa solução de crédito no próximo mês e estamos estruturando essa parte das operações barter para estar disponível até o fim do ano”, conta Ambrósio.
Para acessar o conecta.ag basta clicar no link e fazer o cadastro dentro da própria plataforma.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
CONTEÚDO PATROCINADO
Vibra avança no agronegócio e lança combustível específico para o setor
2
Máquinas agrícolas: principais tipos e como escolher a melhor opção
3
Bicudo: TMG planeja cultivar resistente à praga do algodão até 2031
4
Clonagem de animais: saiba o que prevê a regulamentação que pode virar lei
5
Tecnologia mostra momento certo de aplicar fungicidas na lavoura
6
Anvisa autoriza MAPA a regular produtos veterinários à base de Cannabis
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Inovação
Tecnologia, internet e pessoas: os desafios para ampliar a conectividade do agro
"Falta de conectividade atrapalha decisões em temo real", diz especialista; internet alcança 24% da área plantada no Brasil
Inovação
Da tequila ao etanol, o agave pode revolucionar sertão nordestino
Pouco usada no Brasil, a planta tem características atrativas para se expandir no seminário; o agave precisa de 75% menos água que a cana-de-açúcar, diz estudo
Inovação
Espumante de umbu: conheça a produção dessa bebida exótica
Bebida inovadora com alta aceitação do público que valoriza a biodiversidade e impulsiona a economia local
Inovação
Anvisa autoriza MAPA a regular produtos veterinários à base de Cannabis
Médicos veterinários poderão prescrever medicamentos em receitas especiais a serem retidas nas farmácias, como já acontece com outros produtos controlados
CONTEÚDO PATROCINADO
Vibra avança no agronegócio e lança combustível específico para o setor
Distribuidora investiu meio bilhão em sua estratégia de crescimento no agro, com time altamente especializado, inovação e expansão da rede de vendas
Carne premium: produtores discutem cruzamento entre gado leiteiro e Angus
Técnica Beef on Dairy é sucesso nos EUA e surge como nova oportunidade para os criadores brasileiros
Variedade de arroz para solos secos é novidade da Embrapa e Basf
Com a promessa de revolucionar a rizicultura nacional, nova cultivar chega para expandir o plantio em regiões de baixa umidade, como Goiás
Ceplac envia mudas de cacau para teste no Equador e na Costa Rica contra monilíase
Pesquisa quer desenvolver variedades resistentes à doença