Inovação
Plataforma reúne programa de fidelidade, vendas de produtos agropecuários e crédito rural
Multinacional aposta em ampliação nos meios digitais e quer trazer transações financeiras do offline para o online
Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadao.com
30/06/2024 - 08:30

Um ambiente onde é possível comprar produtos agropecuários, financiar a compra e ainda ganhar pontos. Essa é a proposta do conecta.ag, uma plataforma digital da BASF que une produtores rurais com distribuidores de produtos agrícolas. Segundo a Head de Serviços Financeiros e Operações Estruturadas da BASF, Patrícia Ambrósio, essa dinâmica é o que diferencia esse ecossistema de outros.
“Nosso diferencial, primeiro, a gente coloca a relação do distribuidor com agricultor no centro, então a gente não vai sobrepassar o distribuidor”, conta a Head da BASF, que espera chegar a 42 fornecedores de produtos agropecuários na plataforma até o fim do ano.
Esses distribuidores não necessariamente precisam vender produtos da empresa dona do conecta.ag. A ideia é que casas agropecuárias e outros fornecedores criem suas lojas virtuais dentro do ambiente digital, independentemente de serem grandes ou pequenos.
Além disso, a plataforma também oferece um acompanhamento técnico para os produtores. “Não é simplesmente para o agricultor ir lá e cotar preço de produto, ele recebe também uma recomendação técnica”, explica Ambrósio.
Pontos podem resgatar até caminhonete
Outro diferencial é o programa de fidelidade. Na plataforma, é possível que as distribuidoras ofereçam seus próprios programas de fidelidade, ou seja, funciona como um agregador desse tipo de estratégia.
“Vamos ter programas de relacionamento da própria BASF ou de outras indústrias ou dos próprios distribuidores de Agro, onde o agricultor, fazendo compras, sejam no online ou no offline, pontua nesses programas de relacionamento e ganha ‘conecta pontos’ e aí ele entra na plataforma do conecta.ag e vai ter a carteira de pontos dele que pode trocar por produtos e serviços”, descreve a Head de Serviços Financeiros.
Na prática, funciona como outros programas do tipo, como os oferecidos pelas companhias aéreas e pelos bancos. Quanto mais compras feitas, mais pontos são acumulados e mais produtos e serviços podem ser trocados.
“Dependendo do tamanho do produtor e do quanto ele transaciona, pode chegar a trocar por uma caminhonete”, acrescenta Ambrósio. Apesar disso, a empresa não revela quanto vale cada ponto, mas afirma que entre os produtos mais procurados estão celulares e aparelhos de ar-condicionado.
Financiando a compra
Além disso, a executiva revela que a ideia da empresa é trazer os modelos e meios de pagamento do universo offline para o online. Isso quer dizer, por exemplo, a utilização de operações barter, que basicamente permitem ao produtor rural comprar insumos pagando com a colheita no final da safra.
“O produtor, quando está olhando a oferta, ele não olha o preço em reais, ele olha o preço em sacas de soja, por exemplo”, complementa Ambrósio. Além dessa alternativa, o produtor vai contar com os meios tradicionais de pagamento já existentes para compras digitais, como PIX, boleto e cartão.
Outro aspecto que a plataforma também pretende atender é a concessão de crédito. O produtor, quando fizer o cadastro, terá um limite de crédito pré-aprovado dentro do ambiente digital e com isso vai conseguir financiar a compra dos insumos.
Apesar das novidades, o braço financeiro da plataforma ainda não está 100% implementado, mas a estimativa é de que até dezembro de 2024 esses modelos já estejam em uso na plataforma. “Nossa expectativa é colocar essa solução de crédito no próximo mês e estamos estruturando essa parte das operações barter para estar disponível até o fim do ano”, conta Ambrósio.
Para acessar o conecta.ag basta clicar no link e fazer o cadastro dentro da própria plataforma.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
CONTEÚDO PATROCINADO
Manual do irrigante: conheça o guia para quem quer irrigar com precisão e produtividade
2
Pesquisa descobre fungo com ação superior a herbicidas como glifosato
3
Tecnologia da soja ganha nova função em florestas
4
Pesquisa quer transformar algas marinhas em atum vegetal; entenda
5
Conheça os tratores premiados na Agritechnica, na Alemanha
6
Baldan conclui primeira venda com criptomoedas e inaugura nova fase digital
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Inovação
Sistema antigranizo: prefeitos do RS querem tecnologia para evitar perdas no agro
Após prejuízos milionários, cidades gaúchas se mobilizam para instalar tecnologia usada em Santa Catarina há décadas; veja como funciona
Inovação
Castanha-do-brasil vira farinha “turbinada” e rende proteína texturizada
Pesquisa revela que ingrediente amazônico pode substituir a farinha de trigo em produtos plant-based com boa aceitação do público
Inovação
Pesquisa quer transformar algas marinhas em atum vegetal; entenda
A economia ligada ao mar movimenta cerca de US$ 1,5 trilhão ao ano, com expectativa de dobrar até 2030, aponta a Embrapa
Inovação
Safra de soja 27/28 deve ter nova geração de semente com maior controle de daninhas e lagartas
Testes começam na próxima safra, mas ainda faltam autorizações nos países exportadores, o que empurra a comercialização para mais adiante
CONTEÚDO PATROCINADO
Manual do irrigante: conheça o guia para quem quer irrigar com precisão e produtividade
Desenvolvido pelos especialistas da Netafim, o manual reúne fundamentos essenciais no processo de se tornar um irrigante no Brasil
Inovação
CB Bioenergia recebe licença para operar usina de etanol de trigo no RS
Com 150 mil metros quadrados, usina tem capacidade produtiva mensal de mais de 1,3 milhão de litros de etanol hidratado e 1,14 milhão de álcool neutro
Inovação
Pesquisa descobre fungo com ação superior a herbicidas como glifosato
Substância inédita isolada do fungo Fusarium demonstra potente ação herbicida e antifúngica
Inovação
Cana: IAC lança duas novas variedades para o Centro-Sul
Alta produtividade e resistência são destaques das variedades para cultivo mecanizado