Inovação
MG recebe 1º concurso internacional de Torra entre Brasil e Japão
Evento vai destacar qualidade dos cafés especiais e estreitar laços entre os países; vencedores serão anunciados no dia 25 de agosto

Redação Agro Estadão*
21/08/2025 - 18:00

A Expocacer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda.) sedia, neste final de semana, a primeira edição do concurso internacional de Torra Brasil x Japão. A disputa será no domingo, 24, no Centro de Excelência do Café do Cerrado (CEC Cerrado), em Patrocínio (MG), e terá os vencedores revelados em cerimônia marcada para o dia seguinte, na sede administrativa da cooperativa.
O evento tem como propósito destacar a qualidade dos cafés especiais e estreitar a relação entre Brasil e Japão por meio da torra. A iniciativa é organizada pela Expocacer em parceria com a Cerrad Coffee & Company Ltda, Federação dos Cafeicultores do Cerrado e Fundação de Desenvolvimento do Cerrado Mineiro (Fundaccer), com patrocínio da Atilla, fabricante de torradores inteligentes reconhecida no setor.
De acordo com Sandra Moraes, gerente comercial de cafés especiais da Expocacer, a competição reforça a posição de Patrocínio e do Cerrado Mineiro como polos de referência internacional. “Receber um concurso desse nível é motivo de orgulho. Além de valorizar o trabalho de nossos cooperados, reforça o potencial da região e amplia as conexões comerciais e culturais com o mercado japonês, um dos mais exigentes do mundo”, afirmou, em nota.
Mestres de torra em disputa
Os vencedores receberão lotes de cafés especiais produzidos no Cerrado Mineiro. O primeiro lugar ganhará 60 kg; o segundo, 40 kg; o terceiro, 30 kg; e o quarto colocado, 20 kg.
Quatro especialistas participam da competição: os brasileiros Michael de Alcântara, campeão do Torrefação do Ano Brasil 2024, e Roberta Bazilli, vice-campeã; e os japoneses Ishikawa Nene, vencedora do Torra Japão 2024 – Road to Brazil, e Kazuo Nitta, segundo colocado no mesmo campeonato.
Michael de Alcântara atua há quase duas décadas na Chapada Diamantina (BA), onde une tradição e pesquisa na Fazenda Divino Espírito Santo. Sua produção é reconhecida pela qualidade e sustentabilidade.
Já Roberta Bazilli, quinta geração da família Bazilli, comanda o Café Bazilli e se consolidou como referência feminina na cafeicultura brasileira. Seus cafés já foram servidos a autoridades internacionais, incluindo os papas Bento XVI e Francisco.
Para Carlos Akio, chefe do escritório de embarque da Cerrad Coffee & Company Ltda, a realização do concurso simboliza um novo capítulo na relação entre os dois países.
“A parceria com a Expocacer já dura 35 anos e sempre se baseou na qualidade dos cafés produzidos na região. O Japão é um mercado de grande relevância para os cafés especiais e acreditamos que este intercâmbio trará oportunidades, aprendizados e negócios para toda a cadeia produtiva”, destacou, também em nota.
*Com informações da Expocacer

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Embrapa lança biofungicida para vários tipos de podridão
2
IA combinada ao Whatsapp facilita rotina de produtores rurais
3
Primeira usina de etanol de trigo do Brasil vai processar 100 t por dia
4
Bactéria do semiárido vira aliada no combate à seca nas lavouras
5
Bayer inicia processo de registro de novo herbicida
6
Nova tecnologia promete controlar nematoides na soja

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Inovação
Nova tecnologia promete controlar nematoides na soja
Solução promete bloquear a absorção de nutrientes pelas pragas, que geram prejuízos anuais de R$ 16 bilhões à cultura

Inovação
Bactéria da caatinga ajuda a reduzir estresse hídrico nas lavouras
Testes em diversas regiões do Brasil mostraram que a nova tecnologia pode aumentar a produtividade em até 20%

Inovação
Bayer inicia processo de registro de novo herbicida
Pedido foi submetido em três países, além da União Europeia, mas Brasil será o primeiro a ter o produto disponível

Inovação
Pulverizador agrícola: o que você precisa saber antes de investir
Com pulverizador agrícola o uso de pesticidas é reduzido, mas falhas na regulagem podem gerar perdas e exigem bom manejo
Inovação
Primeira usina de etanol de trigo do Brasil vai processar 100 t por dia
Planta está localizada em Santiago (RS); empresa espera produzir até 50 milhões de litros anuais do combustível até 2027
Inovação
IA combinada ao Whatsapp facilita rotina de produtores rurais
Tecnologias integradas à comunicação do dia a dia visam uma tomada de decisão mais rápida e estratégica em diferentes elos do agro
Inovação
Bactéria do semiárido vira aliada no combate à seca nas lavouras
Hydratus, bioinsumo desenvolvido pela Embrapa e Bioma, promete estimular a produtividade mesmo com pouca água
Inovação
Embrapa lança biofungicida para vários tipos de podridão
Vantagens sobre os fungicidas químicos vão desde um efeito residual de longa duração até aumento de produtividade