PUBLICIDADE

Inovação

Imagens de satélite ajudam a prever produtividade de cana e soja

Expectativa é que produtores e indústrias utilizem o modelo da Embrapa para planejar colheitas, antecipar negociações e organizar logística

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

09/09/2025 - 12:14

Foto: Geraldo Magela/Embrapa
Foto: Geraldo Magela/Embrapa

Uma ferramenta desenvolvida pela Embrapa conseguiu estimar com 89% de precisão a produtividade da cana-de-açúcar. O resultado foi obtido por meio da integração de imagens de satélite a dados de campo e técnicas de estatística e aprendizagem de máquina. A mesma metodologia foi aplicada à soja, em um estudo que também serviu para validar o bioestimulante Hydratus, recém-lançado no mercado.

As imagens usadas são da constelação PlanetScope (rede de satélites da empresa americana Planet Labs, que gera imagens diárias de alta resolução da superfície terrestre), acessadas por meio do Programa Brasil Mais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O monitoramento diário permite identificar os melhores momentos de desenvolvimento da planta para calcular os índices de vegetação empregados nas previsões.

CONTEÚDO PATROCINADO

O trabalho, realizado em parceria com a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) — empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) — acompanhou duas safras durante três anos. 

“Essa metodologia permite um levantamento de safra mais objetivo. Queremos diminuir a subjetividade dessa previsão e ser mais abrangente. Considerada a imensidão deste País, só com o uso de imagens de satélites isso se torna possível”, afirmou João Antunes, um dos autores do trabalho.

Já o pesquisador Geraldo Magela Cançado explicou que a ferramenta ainda está em desenvolvimento. “Começamos com um modelo mais simples, mas novas variáveis serão inseridas, como temperatura, textura do solo e disponibilidade hídrica. Com essas variáveis esperamos melhorar a eficiência da ferramenta”, disse. 

PUBLICIDADE

A expectativa dos especialistas é que produtores e indústrias utilizem a previsão por talhão, o que permitiria planejar colheitas, antecipar negociações e organizar logística. Outro possível uso seria pelo poder público para a previsão de safras.

Validação em soja

imagens de satélite embrapa (1)
Foto: Geraldo Magela/Embrapa

Na cultura da soja, a metodologia foi testada em três áreas monitoradas pela Embrapa Milho e Sorgo e pela empresa Bioma, com apoio da Finep. Em duas delas foram usadas imagens do PlanetScope; na terceira, drones. Os resultados mostraram 71% de correlação entre a produtividade prevista e a medida a campo.

“Cada cultura tem um comportamento diferente e é normal essa variação entre elas. No caso da cana, a produção está muito ligada ao dossel da planta, o que garante maior precisão. Já na soja, como o produto é o grão, a relação não é tão direta”, explicou Cançado.

Métodos em comparação

A pesquisa também avalia dois caminhos: aprendizagem de máquina e estatística clássica. Segundo o analista Eduardo Speranza, o modelo estatístico tem se mostrado mais preciso até o momento. “Apesar de termos muitos experimentos, trabalhamos em uma publicação com 500 a 600 amostras para treinar o algoritmo. Essa quantidade para aprendizado de máquina é pequena. O método de aprendizagem de máquina tem potencial de ser melhor, mas necessita de milhares de amostras”, afirmou.

Para a Embrapa, os resultados indicam uma estratégia promissora para o futuro do monitoramento agrícola. “Essa estrutura de avaliação dupla, combinando métricas agronômicas com sensoriamento remoto, fornece uma estratégia inovadora e econômica para avaliação do desempenho das culturas em tempo real”, destacou Cançado.

As pesquisas sobre uso das imagens do PlanetScope para definição de modelos de predição de produtividade estão disponíveis para acesso gratuito, clique e confira:

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Cafeicultura mineira avalia cooperação em inteligência geoespacial com missão tcheca

Inovação

Cafeicultura mineira avalia cooperação em inteligência geoespacial com missão tcheca

Encontro na Emater discute parceria internacional para uso de dados de satélite no planejamento e na sustentabilidade das lavouras

Uva Niágara de Jundiaí (SP) inspira criação de cerveja inédita

Inovação

Uva Niágara de Jundiaí (SP) inspira criação de cerveja inédita

Desenvolvida em parceria com a Etec e produtores locais, a bebida é uma das atrações da 41ª Festa da Uva, que acontece até 8 de fevereiro, em Jundiaí.

As baratas podem ser aliadas na transição energética; saiba como

Inovação

As baratas podem ser aliadas na transição energética; saiba como

Pesquisa busca, no sistema digestivo dos insetos, enzimas capazes de tornar mais eficiente a conversão da biomassa vegetal em biocombustíveis

Fazenda modelo em agricultura digital tem produtividade 27% maior que média do País

Inovação

Fazenda modelo em agricultura digital tem produtividade 27% maior que média do País

Projeto administrado pela Case IH em Mato Grosso também observou redução com custos de produção e em emissões de carbono

PUBLICIDADE

Inovação

Pesquisa identifica nova espécie de cigarrinha que afeta a cana

Descoberta do inseto explica falhas no uso de defensivos e reforça a importância do controle biológico

Inovação

Braschips: batata brasileira garante alta qualidade industrial

Desenvolvida pela Embrapa, novidade reúne alto rendimento, excelente desempenho na fritura e maior resistência a doenças

Inovação

Concurso nacional vai premiar invenções da agricultura familiar

Iniciativa buscar reconhecer máquinas e equipamentos criados para reduzir esforço no campo e ampliar renda de pequenos produtores

Inovação

Novo nematoide é descoberto em planta comum de Minas Gerais

Equipe brasileira identifica gênero inédito em folhas de corda-de-viola — trepadeiras comuns em áreas tropicais

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.