Agricultura
Conab: Brasil semeou 34% da área de soja 2025/26
Dados revelam atraso no plantio da soja e avanço no milho e no arroz em relação à safra anterior
Broadcast Agro
28/10/2025 - 09:12

O plantio de soja da safra 2025/26 no Brasil alcançava, no último sábado (25), 34,4% da área prevista no Brasil, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em boletim semanal de progresso de safra. Esse porcentual representa avanço de 13,3 pontos porcentuais em relação à semana anterior. Na comparação com igual momento da safra 2024/25, quando 37,7% da área havia sido semeada, os trabalhos estão 3,3 pontos porcentuais atrasados. Ante a média dos últimos cinco anos, de 42,5%, há atraso de 8,1 pontos porcentuais.
Entre os principais produtores, Mato Grosso lidera os trabalhos, com 72,7% da área plantada, seguido por Mato Grosso do Sul, com 64,6%. Paraná e São Paulo contam com 55,6% da área plantada cada.
Já o plantio de milho verão 2025/26 atingia no sábado 40% da área prevista, avanço de 6,8 pontos porcentuais em comparação com a semana anterior. Em comparação com igual período da safra passada, há adianto de 3,2 pontos porcentuais e, quanto à média das últimas cinco safras, de 39,6%, os trabalhos também estão 0,4 ponto porcentual à frente.
Paraná, com 91,6% da área semeada, lidera os trabalhos, seguido de Santa Catarina, com 85%, e Rio Grande do Sul, com 79,8% das lavouras cultivadas.
A semeadura do arroz 2025/26 cobria 46% da área prevista, avanço de 12,4 pontos porcentuais em comparação com o sábado anterior, segundo a Conab. No comparativo com igual momento da safra 2024/25, quando 43,7% da área havia sido plantada, há avanço de 4,8 pontos porcentuais. Em relação à média dos últimos cinco anos, de 48,5%, os trabalhos estão atrasados em 2,5 pontos porcentuais. Santa Catarina já semeou 85,9% da área, seguida por Rio Grande do Sul, com 57,4%, e Goiás, com 32,8%.
A Conab informou ainda que o plantio de feijão alcançou 23,9% da área, avanço de 1,3 ponto porcentual ante a semana anterior, mas atraso de 6,7 pontos porcentuais em um ano. Em relação à média de cinco anos, o cultivo da leguminosa está 4 pontos porcentuais atrasados. São Paulo já concluiu a semeadura. Entre os Estados que ainda cultivam a leguminosa, Paraná lidera os trabalhos com 79% da área semeada.
Quanto à safra de trigo 2024/25, a colheita atingia 43,3% da área, avanço de 5,5 pontos porcentuais em comparação com a semana anterior. Há atraso, porém, de 12,7 pontos porcentuais ante igual período da safra 2023/24, quando 56% da área havia sido trabalhada. Também há atraso de 6,4 pontos porcentuais na comparação com a média dos últimos cinco anos, de 49,7%. Entre os principais produtores do cereal, o Paraná já colheu 79% do plantio, enquanto o Rio Grande do Sul retirou 21,6% das lavouras semeadas.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
Metanol, e-metanol e etanol: entenda as diferenças essenciais
2
Javalis avançam sobre lavouras e nascentes em Bonito (MS)
3
5 frutas do Cerrado que você precisa conhecer
4
PCC expande atuação sobre o agronegócio
5
Você conhece esse ipê raríssimo?
6
Tipos de páprica: o tempero que colore e transforma pratos
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
Enxofre sobe 115%, pressiona custos e preocupa indústria de fertilizantes
Oferta global apertada e avanço da demanda da China e Índia sustentam a valorização das cotações no mercado internacional
Agricultura
Cafeicultura de Rondônia une tecnologia e sustentabilidade para crescer
Em 22 anos, produtividade subiu de 7,8 para 50,2 sacas por hectare; estudo da Embrapa mostra salto tecnológico
Agricultura
Produtores de MT desaceleram investimentos: "momento é de cautela"
Aumento do risco e margens menores tem comprometido expansão sobre áreas de pastagens degradadas, principal terreno para crescimento de produção no País
Agricultura
Plantio de soja da safra no oeste da Bahia atinge 17%
Segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), ritmo está à frente do registrado há um ano, de 7,6%
Agricultura
Entrada de fertilizantes no Brasil cresce 10%, mas concentração de nutrientes diminui
Simpósio Sindiadubos NPK 2025 debate desempenho do setor e tendências do mercado diante da expectativa de supersafra
Agricultura
MG: sustentabilidade e renda crescem com hortas circulares
Sistema, sustentável e agroecológico, pode ser replicado em diferentes espaços e condições de solo
Agricultura
Crajiru: a planta brasileira com poder cicatrizante
Planta amazônica é objeto de estudos que comprovam seu potencial cicatrizante, anti-inflamatório e antioxidante
Agricultura
Indústrias do Nordeste anunciam expansão após safra recorde de laranja
Crescente produtividade da região ocasionou, neste ano, longas filas de caminhões nas processadoras e até descarte de frutas nas estradas