PUBLICIDADE

Inovação

Fungicida biológico para substituir químicos no tratamento de sementes

Com uma cepa inédita, o fungicida combate doenças que afetam o sistema radicular, como o Fusarium, que reduz a quantidade de raízes

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com

22/09/2025 - 19:41

Fungicida biológico pode ser usado na soja, milho, algodão, trigo, café, batata e até hortaliças. | Foto: Adobe Stock
Fungicida biológico pode ser usado na soja, milho, algodão, trigo, café, batata e até hortaliças. | Foto: Adobe Stock

Um fungicida biológico desenvolvido para substituir o uso de defensivos químicos no tratamento de sementes e na aplicação no sulco de semeadura. A solução criada por meio da parceria da Embrapa Milho e Sorgo e a Simbiose, empresa do ecossistema Cogny, é fruto de quase uma década de ensaios realizados em diferentes regiões do país. 

Segundo VP Comercial e de Marketing da Cogny, Jair A. Swarowsky, o conceito rompe com a lógica predominante no setor, em que, mesmo utilizando produtos biológicos, por vezes, os produtores ainda necessitam fazer uso de químicos. “Ele é um fungicida biológico, que vem para realmente substituir o químico na parte de tratamento de sementes e uso no plantio, que a gente chama no sulco. É realmente disruptivo”, destacou. 

Além do controle de patógenos, o EficazControl se destaca por agregar produtividade. Testes de campo mostram que o produto pode gerar ganhos médios de quatro sacos de soja por hectare em relação ao manejo convencional com químicos. “Estabelecer uma lavoura saudável desde o início garante que a semente se transforme em uma planta relevante e produtiva”, ressalta Swarowsky.

O  líder de Desenvolvimento de Mercado da Cogny salienta que o diferencial da tecnologia está em um de seus ativos: uma cepa inédita da bactéria Paenibacillus ottowii, que não existe em nenhum outro produto comercial no mundo. 

De acordo com Zorzzi, foi esse avanço técnico que permitiu superar a eficiência dos químicos no controle de doenças de solo. “O controle biológico vem evoluindo nos últimos anos em termos de entrega técnica, e nós conseguimos desenvolver uma tecnologia que fosse, no mínimo, tão eficiente quanto o produto químico. Se já fosse apenas equivalente, já poderia substituir, mas nós superamos o nível de controle que o químico vinha apresentando. Por isso, hoje podemos falar em substituição”, disse. 

PUBLICIDADE
Foto: Divulgação/Cogny

O fungicida foi projetado para combater doenças que afetam o sistema radicular, como o Fusarium, que reduz a quantidade de raízes úteis e o estande de plantas. Porém, como muitas doenças da parte aérea têm origem no solo, os pesquisadores já avaliam expandir a aplicação para essa fase da lavoura, com estudos ainda em andamento.

Outro ponto de destaque é a versatilidade. O registro do fungicida é feito por doença, e não por cultura, permitindo seu uso em soja, milho, algodão, trigo, café, batata e até hortaliças.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Estudo usa inteligência artificial para mapear 50 anos de agricultura

Inovação

Estudo usa inteligência artificial para mapear 50 anos de agricultura

Levantamento identificou seis áreas de pesquisa, lacunas em culturas básicas e crescimento previsto em práticas sustentáveis até 2030

Picape GWM Poer P30: a inovação que o produtor rural precisa para vencer os desafios do campo

CONTEÚDO PATROCINADO

Picape GWM Poer P30: a inovação que o produtor rural precisa para vencer os desafios do campo

A evolução tecnológica transformou as picapes de simples meios de transporte em ferramentas de trabalho multifuncionais no agronegócio.

Biológico com concentração multiplicada por 10 promete facilidades aos produtores

Inovação

Biológico com concentração multiplicada por 10 promete facilidades aos produtores

Produto será lançado em 2026 pela Corteva com a expectativa de otimizar logística, transporte e reduzir o número de embalagens na lavoura

NetZero investe R$ 15 mi em 1ª fábrica de biochar a partir da cana no Brasil

Inovação

NetZero investe R$ 15 mi em 1ª fábrica de biochar a partir da cana no Brasil

Com inauguração prevista para fevereiro de 2026, a fábrica., localizada em Campina Verde (MG), terá capacidade de 4 mil toneladas anuais

PUBLICIDADE

Inovação

Startup brasileira é finalista em desafio global de uso da água

Agtech apresenta tecnologia que promove mais produtividade e qualidade nutricional nas lavouras

Inovação

Expedição vai mapear produtividade das florestas brasileiras

De setembro a novembro, equipes vão percorrer 14 estados em busca de dados inéditos sobre o setor

Inovação

Imagens de satélite ajudam a prever produtividade de cana e soja

Expectativa é que produtores e indústrias utilizem o modelo da Embrapa para planejar colheitas, antecipar negociações e organizar logística

Inovação

Pesquisadores criam bandejas de amido e cúrcuma como alternativa ao isopor

Enquanto o isopor pode se fragmentar em microplásticos e ficar por séculos na natureza, material obtido na USP se degrada em até 31 dias

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.