PUBLICIDADE

Inovação

NetZero investe R$ 15 mi em 1ª fábrica de biochar a partir da cana no Brasil

Com inauguração prevista para fevereiro de 2026, a fábrica., localizada em Campina Verde (MG), terá capacidade de 4 mil toneladas anuais

Nome Colunistas

Broadcast Agro

16/09/2025 - 16:38

Solo enriquecido com biochar: NetZero, que já trabalha com café, parte agora para a cana. Foto: Adobe Stock
Solo enriquecido com biochar: NetZero, que já trabalha com café, parte agora para a cana. Foto: Adobe Stock

A NetZero, produtora de biochar, condicionador de solo obtido do carbono contido em resíduos agrícolas, iniciou a construção de sua primeira planta dedicada à cana-de-açúcar no Brasil. Localizada em Campina Verde (MG), a unidade receberá investimento de cerca de R$ 15 milhões e tem inauguração prevista para fevereiro de 2026. O projeto marca a diversificação da companhia, que já atua na produção de biochar a partir de resíduos do café. A nova fábrica terá capacidade de 4 mil toneladas anuais.

Segundo o cofundador e diretor da NetZero, Olivier Reinaud, a escolha pela cana é estratégica, pela importância da cultura e por sua forte presença no Brasil. “A cana-de-açúcar é a maior cultura do mundo, e o Brasil responde por cerca de 40% dessa produção. Se mostramos que o biochar funciona tanto no café, com pequenos produtores, quanto na cana, com grandes grupos altamente profissionalizados, provamos que o modelo é flexível e pode se adaptar a qualquer contexto”, disse, ao Broadcast Agro, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

CONTEÚDO PATROCINADO

A planta utilizará dois tipos de insumos: a palha de cana, fornecida pela Brunozzi Agropecuária, e o bagaço resultante da moagem em usinas da região de Campina Verde, situada no Triângulo Mineiro. Os mesmos produtores que fornecem a biomassa também serão os usuários do biochar, em um modelo de economia circular.

Para a NetZero, o projeto também é uma vitrine tecnológica. “Fizemos mais de um ano de testes agronômicos com a Brunozzi e registramos ganhos de mais de 20% na produtividade, além de maior resiliência em períodos de seca, já que o biochar melhora a retenção de água no solo”, afirmou Reinaud.

Do ponto de vista ambiental, cada unidade de cana poderá remover cerca de 7 mil toneladas de CO2 por ano, acima das 6 mil toneladas das plantas de café. “Na cana, podemos expandir bastante, porque há muito mais resíduo disponível. O Gen2 é modular: começamos com 4 mil toneladas e podemos adicionar novos módulos no mesmo local”, destacou o executivo.

A NetZero já opera quatro plantas de biochar a partir de café, todas com capacidade de 4 mil toneladas cada, somando 16 mil toneladas anuais. Com a fábrica de Campina Verde, o volume sobe para 20 mil toneladas, apenas dois anos após a inauguração da primeira unidade. O investimento, segundo Reinaud, tem retorno esperado em prazo de médio a longo, compatível com projetos industriais. “Essa planta tem dois objetivos: ser a primeira unidade comercial em escala na cana e também servir de vitrine para outros produtores”, disse, sem revelar o prazo para recuperação do valor investido.

A companhia também pretende registrar créditos de carbono associados à produção de biochar na cana, assim como já faz no café. “Seremos um dos primeiros no mundo a produzir biochar de cana em escala. Isso nos dá uma vantagem de pioneirismo para fechar parcerias com outros players”, disse Reinaud. No médio prazo, a estratégia de expansão deve alcançar os maiores polos de cana no País. “Além de Minas Gerais, já estamos explorando oportunidades em São Paulo e Goiás”, adiantou o executivo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Inovação biotecnológica transforma o manejo agrícola no Brasil

CONTEÚDO PATROCINADO

Inovação biotecnológica transforma o manejo agrícola no Brasil

Totalmente produzido no País, o Fortivance combina ciência e tecnologia para otimizar o uso de inseticidas

Nestlé impulsiona a sustentabilidade na cadeia do leite por meio do Programa Nature por Ninho

CONTEÚDO PATROCINADO

Nestlé impulsiona a sustentabilidade na cadeia do leite por meio do Programa Nature por Ninho

Iniciativa, existente no Brasil há mais de duas décadas, contribui para elevar qualidade e sustentabilidade no campo

Inteligência Artificial: máquinas que 'pensam' ajudam o produtor

Inovação

Inteligência Artificial: máquinas que 'pensam' ajudam o produtor

Sensores, drones e satélites alimentam a IA para monitorar plantas e animais, permitindo ações proativas e evitando perdas na fazenda

Ridesa Brasil lança 18 variedades de cana em Ribeirão Preto (SP)

Inovação

Ridesa Brasil lança 18 variedades de cana em Ribeirão Preto (SP)

Rede interuniversitária destaca ganhos de produtividade e resistência de até 33,9% em cultivares

PUBLICIDADE

Inovação

CropLife Brasil lança o CropData, plataforma de dados do setor

Portal integra dados sobre sementes, bioinsumos e defensivos, com boletins e análises periódicas do desempenho do setor

Inovação

Agtechs colocam Brasil em nova era da agricultura inteligente

Número de startups do agro cresceu 27% no País nos últimos cinco anos e já representa cerca de 80% de todas agtechs da América do Sul

Inovação

Agricultura espacial pode impulsionar soluções sustentáveis na Terra

Pesquisas sobre cultivo de plantas fora da Terra devem ajudar a enfrentar as mudanças climáticas

Inovação

Setor de cachaças artesanais aposta em selo para garantir origem e autenticidade

Após casos de contaminação por metanol, modelo atual será reformulado para reforçar segurança e recuperar a confiança dos consumidores

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.