Inovação
Força-tarefa busca variedades de mandioca resistentes à vassoura-de-bruxa
A Embrapa, em parceria com pesquisadores alemães, analisa material genético para conter avanço do fungo em lavouras do Amapá
Redação Agro Estadão
09/07/2025 - 10:49

Pesquisadores da Embrapa, em parceria com cientistas da Universidade Estadual do Amapá e do instituto alemão Leibniz DSMZ, um dos repositórios mais diversificados de micro-organismos e culturas de células do mundo, realizaram nesta semana a coleta de material genético de plantas infectadas pela vassoura-de-bruxa, doença causada pelo fungo Rhizoctonia theobromae. As amostras serão utilizadas em análises laboratoriais no município de Amapá, localizado no norte do estado do Amapá.
De acordo com comunicado da Embrapa, o workshop técnico-científico, que terminou nesta terça-feira, 7, é parte da cooperação Brasil-Alemanha e representa uma das ações mais recentes da mobilização federal para conter os danos da doença, que tem destruído lavouras nos estados do Amapá e Pará, com impacto direto na segurança alimentar de comunidades indígenas e agricultores familiares.
O trabalho integra uma força-tarefa que busca identificar genótipos de mandioca com potencial de resistência à praga. A coordenação das ações está a cargo do Centro de Operações de Emergência Vassoura de Bruxa da Mandioca (COE-Mapa), instituído em março deste ano e liderado pela Embrapa e pelo Ministério da Agricultura.
Também participam os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Povos Indígenas (MPI), Saúde (MS), além da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e governos estaduais.
Segundo a estatal, além da pesquisa genética, o grupo tem atuado em outras frentes. Técnicos prestam orientação a comunidades produtoras sobre boas práticas de manejo, enquanto o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com a Funai e o governo do Amapá, distribui cestas de alimentos em regiões onde a produção foi comprometida.
Outra área em que a força-tarefa atua é a busca de recursos para o financiamento de pesquisas para soluções a médio e longo prazo, já que até o momento, de acordo com a Embrapa, não foram identificadas variedades geneticamente resistentes à nova doença.
Vassoura-de-bruxa
A praga foi identificada pela primeira vez em agosto de 2024, nas terras indígenas do Oiapoque, e desde então se espalhou para outros municípios da região. Técnicos alertam que ainda não há variedades resistentes à doença e que o controle dependerá de uma combinação de pesquisa, apoio técnico e ações emergenciais.
A diretora de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Euler, explicou, por meio do comunicado, que algumas variedades que as equipes inicialmente acreditavam ser resistentes, mostraram sintomas da doença depois de um ano de cultivo. Agora, estão sendo testadas outras variedades disponibilizadas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura e também dos próprios indígenas, as chamadas nativas. “Estamos confiantes nos futuros resultados, no entanto, temos a consciência de que pesquisa se faz a longo prazo, não é possível obter um resultado imediato”. As pesquisas contam com recursos do MDA.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Pesquisa comprova que bactérias ajudam a produzir tilápias em sistema de bioflocos
2
Agtechs colocam Brasil em nova era da agricultura inteligente
3
CONTEÚDO PATROCINADO
Nestlé impulsiona a sustentabilidade na cadeia do leite por meio do Programa Nature por Ninho
4
Robô usa luz e inteligência artificial para diagnosticar doenças em algodão e soja
5
Ministério da Agricultura lança plataforma para integrar investidores e startups
6
Por que os drones são cada vez mais usados na agricultura?
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
CONTEÚDO PATROCINADO
Inovação biotecnológica transforma o manejo agrícola no Brasil
Totalmente produzido no País, o Fortivance combina ciência e tecnologia para otimizar o uso de inseticidas
CONTEÚDO PATROCINADO
Nestlé impulsiona a sustentabilidade na cadeia do leite por meio do Programa Nature por Ninho
Iniciativa, existente no Brasil há mais de duas décadas, contribui para elevar qualidade e sustentabilidade no campo
Inovação
Inteligência Artificial: máquinas que 'pensam' ajudam o produtor
Sensores, drones e satélites alimentam a IA para monitorar plantas e animais, permitindo ações proativas e evitando perdas na fazenda
Inovação
Ridesa Brasil lança 18 variedades de cana em Ribeirão Preto (SP)
Rede interuniversitária destaca ganhos de produtividade e resistência de até 33,9% em cultivares
Inovação
CropLife Brasil lança o CropData, plataforma de dados do setor
Portal integra dados sobre sementes, bioinsumos e defensivos, com boletins e análises periódicas do desempenho do setor
Inovação
Agtechs colocam Brasil em nova era da agricultura inteligente
Número de startups do agro cresceu 27% no País nos últimos cinco anos e já representa cerca de 80% de todas agtechs da América do Sul
Inovação
Agricultura espacial pode impulsionar soluções sustentáveis na Terra
Pesquisas sobre cultivo de plantas fora da Terra devem ajudar a enfrentar as mudanças climáticas
Inovação
Pesquisadores obtêm mel com sabor chocolate da casca da amêndoa do cacau
Usando mel de abelhas sem ferrão, estudo da Unicamp transforma resíduo da indústria em ingrediente sustentável