PUBLICIDADE

Inovação

Força-tarefa busca variedades de mandioca resistentes à vassoura-de-bruxa

A Embrapa, em parceria com pesquisadores alemães, analisa material genético para conter avanço do fungo em lavouras do Amapá 

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

09/07/2025 - 10:49

Foto: Embrapa
Foto: Embrapa

Pesquisadores da Embrapa, em parceria com cientistas da Universidade Estadual do Amapá e do instituto alemão Leibniz DSMZ, um dos repositórios mais diversificados de micro-organismos e culturas de células do mundo, realizaram nesta semana a coleta de material genético de plantas infectadas pela vassoura-de-bruxa, doença causada pelo fungo Rhizoctonia theobromae. As amostras serão utilizadas em análises laboratoriais no município de Amapá, localizado no norte do estado do Amapá.

De acordo com comunicado da Embrapa, o workshop técnico-científico, que terminou nesta terça-feira, 7, é parte da cooperação Brasil-Alemanha e representa uma das ações mais recentes da mobilização federal para conter os danos da doença, que tem destruído lavouras nos estados do Amapá e Pará, com impacto direto na segurança alimentar de comunidades indígenas e agricultores familiares.

O trabalho integra uma força-tarefa que busca identificar genótipos de mandioca com potencial de resistência à praga. A coordenação das ações está a cargo do Centro de Operações de Emergência Vassoura de Bruxa da Mandioca (COE-Mapa), instituído em março deste ano e liderado pela Embrapa e pelo Ministério da Agricultura. 

Também participam os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Povos Indígenas (MPI), Saúde (MS), além da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e governos estaduais.

Segundo a estatal, além da pesquisa genética, o grupo tem atuado em outras frentes. Técnicos prestam orientação a comunidades produtoras sobre boas práticas de manejo, enquanto o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com a Funai e o governo do Amapá, distribui cestas de alimentos em regiões onde a produção foi comprometida.

PUBLICIDADE

Outra área em que a força-tarefa atua é a busca de recursos para o financiamento de pesquisas para soluções a médio e longo prazo, já que até o momento, de acordo com a Embrapa, não foram identificadas variedades geneticamente resistentes à nova doença.

Vassoura-de-bruxa

A praga foi identificada pela primeira vez em agosto de 2024, nas terras indígenas do Oiapoque, e desde então se espalhou para outros municípios da região. Técnicos alertam que ainda não há variedades resistentes à doença e que o controle dependerá de uma combinação de pesquisa, apoio técnico e ações emergenciais.

A diretora de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Euler, explicou, por meio do comunicado, que algumas variedades que as equipes inicialmente acreditavam ser resistentes, mostraram sintomas da doença depois de um ano de cultivo. Agora, estão sendo testadas outras variedades disponibilizadas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura e também dos próprios indígenas, as chamadas nativas. “Estamos confiantes nos futuros resultados, no entanto, temos a consciência de que pesquisa se faz a longo prazo, não é possível obter um resultado imediato”. As pesquisas contam com recursos do MDA.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Concurso vai premiar melhor molho de pimenta artesanal

Inovação

Concurso vai premiar melhor molho de pimenta artesanal

Inscrições vão até 9 de setembro; os cinco primeiros colocados receberão certificados, selos de participação e premiação em dinheiro

Embrapa quer usar planta da tequila para produzir etanol

Inovação

Embrapa quer usar planta da tequila para produzir etanol

Agave tequilana, suculenta de folhas azuladas, vira alternativa para produção de biocombustível e insumo sustentável no Semiárido

Qual a estratégia brasileira para evitar extinção da banana?

Inovação

Qual a estratégia brasileira para evitar extinção da banana?

Pesquisador da Embrapa aponta o caminho para o país enfrentar a murcha de Fusarium, doença que ameaça acabar com as bananeiras

MG recebe 1º concurso internacional de Torra entre Brasil e Japão

Inovação

MG recebe 1º concurso internacional de Torra entre Brasil e Japão

Evento vai destacar qualidade dos cafés especiais e estreitar laços entre os países; vencedores serão anunciados no dia 25 de agosto

PUBLICIDADE

Inovação

Nova tecnologia promete controlar nematoides na soja

Solução promete bloquear a absorção de nutrientes pelas pragas, que geram prejuízos anuais de R$ 16 bilhões à cultura

Inovação

Bactéria da caatinga ajuda a reduzir estresse hídrico nas lavouras

Testes em diversas regiões do Brasil mostraram que a nova tecnologia pode aumentar a produtividade em até 20%

Inovação

Bayer inicia processo de registro de novo herbicida

Pedido foi submetido em três países, além da União Europeia, mas Brasil será o primeiro a ter o produto disponível

Inovação

Pulverizador agrícola: o que você precisa saber antes de investir

Com pulverizador agrícola o uso de pesticidas é reduzido, mas falhas na regulagem podem gerar perdas e exigem bom manejo

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.