Embrapa inaugura o primeiro Laboratório de Agricultura Digital da Amazônia | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Inovação

Embrapa inaugura o primeiro Laboratório de Agricultura Digital da Amazônia

Iniciativa quer fortalecer a agricultura regional por meio de coleta e análise de dados para melhorar a gestão das lavouras

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

28/03/2025 - 18:00

Foto: Embrapa/Divulgação
Foto: Embrapa/Divulgação

A Embrapa vai inaugurar o primeiro Laboratório de Agricultura Digital da Amazônia (LADA), em Boa Vista (RR). O objetivo é desenvolver soluções digitais para a agricultura regional e fortalecer o trabalho em rede. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a instituição e a empresa multinacional Foxconn, com apoio do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A cerimônia de inauguração do laboratório está prevista para o dia 2 de abril.

O novo espaço conta com uma casa de vegetação automatizada, equipada com sensor hiperespectral, que permite estudar as reações químicas e fisiológicas das plantas diante do ataque de insetos-pragas, doenças e outras anomalias. O LADA também possui drones com sensores multiespectrais, sensores de umidade e temperatura do solo, GPS, câmeras de mão, tablets, estações meteorológicas e armadilhas inteligentes. Todos esses equipamentos serão utilizados na coleta de dados em lavouras parceiras.

Para processar os dados coletados, o laboratório conta com uma sala equipada com computadores de alto desempenho, videowall com 12 telas profissionais e um projetor interativo. O espaço também dispõe de um supercomputador voltado às análises dos dados e imagens, que utiliza inteligência artificial para o desenvolvimento de soluções digitais para o setor agrícola.

“As informações serão obtidas no campo, na casa de vegetação e no laboratório pela equipe de especialistas em agronomia. A equipe de tecnologia da informação é responsável pela gestão da plataforma, do banco de dados e da automatização dos processamentos dos dados e das imagens para que cientistas e especialistas nas culturas possam interpretá-los e entregar os resultados”, explica em nota o pesquisador da Embrapa Amaury Bendahan.

A expectativa do LADA é que os dados coletados possam contribuir para a identificação precoce de pragas, doenças e outras anomalias nas culturas agrícolas, permitindo a implementação de medidas preventivas mais eficientes. Além disso, a infraestrutura do laboratório facilitará a inclusão digital dos produtores rurais, proporcionando informações em tempo real para aprimorar a gestão agrícola e otimizar as práticas no campo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.