Maçã Purple Gala: eficiência na colheita e valor agregado no visual 100% vermelho | Agro Estadão Maçã Purple Gala: eficiência na colheita e valor agregado no visual 100% vermelho | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Inovação

Maçã Purple Gala: eficiência na colheita e valor agregado no visual 100% vermelho

Nova cultivar de maçã Gala, Purple Gala é a única com casca full color, é resultado da parceria entre Embrapa e iniciativa privada

Nome Colunistas

Fernanda Farias | Porto Alegre | fernanda.farias@estadao.com

29/08/2024 - 13:41

Fotos: João Vicente Zuanazzi/Arquivo Pessoal
Fotos: João Vicente Zuanazzi/Arquivo Pessoal

Uma maçã totalmente vermelha por fora (e muito suculenta por dentro). Qual consumidor resiste ao chamado da cor que se destaca entre as frutas? É apostando nesse apelo sensorial que a Embrapa Uva e Vinho está lançando, em parceria com a iniciativa privada, uma nova cultivar de maçã gala – a Purple Gala. 

A diferença para a maçã Gala que todos conhecem e que responde por 65% do mercado de maçãs no país, está especialmente na cor. Enquanto a Royal Gala tem a casca vermelha com fundo amarelo, a nova cultivar é coberta só por vermelho. O sabor é o mesmo, garantem os pesquisadores: doce, com crocância e leve toque de acidez.

“O brasileiro está acostumado com o sabor da Gala, e a Purple tem essa coloração compacta, vermelha arroxeada, cor vibrante, mas não é uma fruta que precisa introduzir no mercado e apresentar, porque o consumidor já conhece e aprova” , comenta ao Agro Estadão a pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho, Lucimara Antoniolli. 

Para quem saboreia com os olhos, deve ficar mais difícil escolher entre a nova cultivar e a maçã Red Delicious, importada da Argentina que também tem a coloração vermelha intensa. A nova cultivar está sendo lançada oficialmente durante a 47ª Expointer, no Rio Grande do Sul.

Da descoberta ao lançamento, pesquisa com Purple Gala levou 11 anos

A Purple Gala foi registrada como BRS Gala JVZ64 e leva as iniciais do produtor rural que descobriu a novidade. É que a maçã Gala com casca 100% vermelha surgiu do olhar atento de João Vicente Zuanazzi às frutas do pomar de Royal Gala, que cultiva em Vacaria (RS) ainda em 2013.

PUBLICIDADE

Ao Agro Estadão, o produtor e diretor da Jardim dos Clones, que fornece a tecnologia para outros produtores, conta que costuma observar mutações nas frutas, quase como um hobby.  “Na atividade de rotina, a gente vai coletando esses galhos que passaram por mutação, fazendo enxertos e observando se eles eram estáveis. De todos os materiais ao longo do tempo, a gente observou uma que ganhou destaque, com a mutação estável”.

flor e pomar da purple gala
A flor da Purple Gala apresenta tons de roxo. Colheita é feita com uma passada. Fotos: João Vicente Zuanazzi

Como foi a atuação da Embrapa

A partir daí, começou a parceria com a Embrapa Uva e Vinho, a fim de validar a cultivar. Os estudos começaram em 2018 e os testes aconteceram em três ciclos em Vacaria (RS). “Muito trabalho de pesquisa até que pudesse ser afirmado que essa mutação não sofreu nenhuma regressão”, explica Antoniolli, a pesquisadora que participou desde o início do projeto.

Já o engenheiro agrônomo e pesquisador aposentado da Embrapa, Paulo Ricardo Oliveira, foi o responsável por boa parte dos estudos. Ao Agro Estadão, ele explica que a seleção de clones na fruticultura é uma modalidade de melhoramento genético que começa com a identificação de uma variante ou mutação natural no campo – o que aconteceu nos pomares do produtor Zuanazzi.

“Retiramos parte da planta que apresenta a mutação e ela é clonada para que seja possível confirmar, ou não, se a característica se mantém”, resume Oliveira. Ele complementa que manter a mutação depende de cuidados específicos nos viveiros credenciados. “é um trabalho minucioso de produção de mudas que garanta a sanidade e identidade do clone, de modo que as características dessa nova cultivar se mantenham ao longo do tempo”.

Cor vermelha é obtida em até 98% do pomar da Purple Gala 

A Purple Gala rende entre 30 e 40 toneladas por hectare, o mesmo da cultivar tradicional. Porém, a cor vibrante não garante só diferença no visual, pois uma característica importante é o ganho precoce de coloração. Isso significa que as frutas ficam vermelhas praticamente ao mesmo tempo.

PUBLICIDADE

“Normalmente, em cultivares tradicionais, tem que dar três ou quatro passadas na colheita, porque a cor vem de forma fracionada. No caso da Purple Gala, ela é colhida em apenas uma passada, em um ‘rapa-pé’”, conta Zuanazzi. “Isso dá um rendimento muito maior, mais produtividade da mão de obra, que hoje é cada vez mais escassa e onerosa”, reflete.

packing
Aproveitamento da fruta no packing chega a 98%. Foto: João Vicente Zuanazzi/Arquivo Pessoal

Zuanazzi destaca, ainda, a quantidade de frutas coloridas em um pomar, o que garante menos descarte na hora de embalar. “Chega a dar 95% a 98% de frutas vermelhas, ou seja, até 98% de frutas embaladas nessa categoria 1, que é a melhor categoria e tem valor de mercado maior”, afirma.

Oportunidade de mercado para os produtores

Atualmente, o Brasil produz 1 milhão de toneladas de maçã.  A Purple Gala ainda tem uma parcela tímida – somou 250 toneladas na última safra. Mas a Jardim dos Clones, empresa que produz o material genético para que outros produtores repliquem a cultivar, já está intensificando a produção das mudas. 

Assim, a ideia é aumentar os 150 hectares de pomares atuais em 50 hectares a cada ano. “Hoje a nossa missão é colocar a produção em escala para que nós possamos suprir a demanda do mercado. A fruticultura é uma cultura perene e mais demorada. Entre o plantio do pomar e a produção plena são quatro ou cinco anos, então você consegue aumentar a produção lentamente”, explica Zuanazzi ao Agro Estadão.

A expectativa de sucesso da Purple Gala vem dos resultados das últimas três safras e da validação da fruta nos testes comerciais feitos em várias capitais, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus.

“O que acontece: o cliente compra e repete a compra, porque realmente é uma fruta atrativa, ela é colhida no ponto exato das qualidades organolépticas”, analisa Zuanazzi. Ou seja, a Purple Gala se desenvolve de forma que as características de sabor, aroma, textura e cor são percebidas por todos os sentidos humanos. O consumidor tem a sensação de que a fruta acabou de ser colhida do pé. É olhar e saborear. 

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

CTC receberá R$ 72,6 milhões em investimentos da Finep

Inovação

CTC receberá R$ 72,6 milhões em investimentos da Finep

Recursos serão investidos em três projetos principais, com destaque para a construção da planta demonstrativa de sementes

100 mil hectares de soja na palma da mão: como uma fazenda no interior do Piauí mudou a produção com conectividade

Inovação

100 mil hectares de soja na palma da mão: como uma fazenda no interior do Piauí mudou a produção com conectividade

Cooperativas são peça importante para ampliar conectividade; mercado de máquinas vê nicho de '"máquinas inteligentes" como promissor

CES 2025: John Deere escala tecnologia e lança novas máquinas autônomas

Inovação

CES 2025: John Deere escala tecnologia e lança novas máquinas autônomas

Com inteligência artificial e visão computacional, novos equipamentos prometem mais eficiência, sustentabilidade e produtividade no campo

Como a Inteligência Artificial tem ajudado o produtor a ganhar mais 

Inovação

Como a Inteligência Artificial tem ajudado o produtor a ganhar mais 

Fazendas da Sierentz têm adotado Inteligência Artificial e testes respondem quem acerta mais: IA ou agrônomos?  

PUBLICIDADE

Inovação

Embrapa desenvolve novas cultivares de porta-enxertos de maracujá resistentes à fusariose

BRS Terra Nova e BRS Terra Boa foram validadas no norte de Mato Grosso, onde a fusariose devastou os pés de maracujá a partir de 2008

Inovação

Aplicativo simula espalhamento de febre aftosa no RS

Análises fornecem subsídios para Serviço de Vigilância decidir o protocolo mais adequado para contenção viral

Inovação

Sistema Antecipe aumenta produtividade do milho safrinha em 287% no Tocantins

Tecnologia da Embrapa reduz risco em caso de janelas curtas de plantio de milho segunda safra

Inovação

Nova fronteira tecnológica do Agro: como a computação quântica pode ajudar?

Embrapa faz primeiro trabalho sobre computação quântica voltado para agropecuária brasileira

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.