PUBLICIDADE

Inovação

Café solúvel do Brasil ganha selo inédito

Café Orgânico Instantâneo da Native é o primeiro a ostentar o novo selo que já está despertando o interesse internacional 

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com

12/06/2025 - 14:03

Foto: Abics/Divulgação
Foto: Abics/Divulgação

O Brasil deu um passo inédito na valorização do café solúvel: foi lançado oficialmente, na noite de quarta-feira, 11, o Selo de Qualidade da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics). 

O primeiro produto a ostentar o novo selo é o Café Orgânico Instantâneo da Native, reconhecido com a classificação Premium. O café solúvel liofilizado da Native, feito 100% com grãos arábicas orgânicos, recebeu o Selo Premium por entregar uma experiência completa: sabor marcante, aroma intenso, equilíbrio entre acidez, amargor e doçura natural. A bebida foi descrita como encorpada, com notas de chocolate e castanhas.

A Native, referência na produção de produtos orgânicos, considera a conquista um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido há três décadas. “Temos orgulho de ser os pioneiros neste projeto. Isso coroa nosso esforço por qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade em toda a cadeia”, disse Eduardo Steiner, head de vendas, marketing e inteligência de mercado da empresa.

Ao Agro Estadão, o presidente da Abics, Fabio Sato, destacou que a iniciativa de desenvolver o selo nasceu para estimular o consumo interno de café solúvel. Atualmente, esse consumo representa apenas 5% das vendas nacionais em contraste com a média global de 27%. “Nosso projeto é que todas as marcas de café solúvel do mercado brasileiro passem a ter o selo”, afirmou Fabio Sato, presidente da Abics, ao Agro Estadão. 

Segundo ele, a ideia não é criar um ranking de melhor ou pior produto, mas sim oferecer clareza ao consumidor sobre o perfil sensorial e a melhor aplicação de cada café.

PUBLICIDADE

Como funciona o selo?

café solúvel
Foto: Abics/Divulgação

O protocolo de análise sensorial que embasa o selo foi desenvolvido pela Abics em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). O trabalho começou em 2019 com o desafio de criar uma metodologia própria para café solúvel — já que os protocolos existentes para café verde ou torrado e moído não se aplicavam ao produto, que passa por diferentes processos de transformação.

Segundo Eliana Relvas, cafeóloga e consultora da Abics para o mercado interno, foram identificados 15 atributos sensoriais, entre positivos e negativos. Esses atributos são avaliados por profissionais certificados como Instant Coffee Graders (IC Graders), treinados para realizar análises sensoriais padronizadas. 

Então, a partir de dados estatísticos que esses profissionais especializados em degustação colocam em um aplicativo, os cafés são classificados em três categorias de selos:

  • Excelência: doçura e acidez marcantes, complexidade aromática com notas florais, frutadas e de chocolate, baixa adstringência;
  • Premium: acidez equilibrada, presença de notas como amêndoas, especiarias e amadeirado, intensidade moderada;
  • Clássico: sabor mais intenso, com amargor, adstringência e potência no paladar, finalização longa.

“A classificação indica o perfil sensorial de cada produto, destacando as notas predominantes e a intensidade dos atributos, para que cada pessoa escolha o café mais adequado ao seu gosto ou ao modo como costuma consumir”, salienta Relvas. 

Valorização internacional e próximos passos

Embora o selo seja voltado ao mercado brasileiro, a metodologia do protocolo sensorial vem despertando interesse internacional. 

Profissionais do México, por exemplo, já participaram de treinamentos oferecidos pela Abics, e a metodologia começa a despertar o interesse de indústrias estrangeiras como forma de agregar valor a seus produtos. “A linguagem sensorial que usamos é universal. Então, quando a gente fala em chocolate ou em mel, são atributos e descrições que podem ser usadas em todo o mundo porque esses produtos estão em todos os países”, observa Eliana Relvas.

Atualmente, 21 marcas de café solúvel já foram avaliadas e certificadas no Brasil, mas a Native é a primeira a aplicar o selo nas embalagens. Apesar dessa adesão na embalagem ser opcional a Abics, tem a expectativa de que, com o tempo, outras empresas também incluam o selo para comunicar qualidade e orientar o consumidor sobre o uso ideal de cada tipo de café. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Estudo inédito no Brasil estima perda de carbono em solos da agropecuária

Inovação

Estudo inédito no Brasil estima perda de carbono em solos da agropecuária

Com participações de pesquisadores de três instituições, mensuração pode ajudar a medir potencial de parte do mercado de carbono brasileiro

Cafeicultura mineira avalia cooperação em inteligência geoespacial com missão tcheca

Inovação

Cafeicultura mineira avalia cooperação em inteligência geoespacial com missão tcheca

Encontro na Emater discute parceria internacional para uso de dados de satélite no planejamento e na sustentabilidade das lavouras

Mel da Serra Catarinense conquista primeira certificação FSC das Américas

Inovação

Mel da Serra Catarinense conquista primeira certificação FSC das Américas

Reconhecimento valoriza pequenos apicultores e mostra que a floresta pode gerar renda, biodiversidade e desenvolvimento para além da madeira

Uva Niágara de Jundiaí (SP) inspira criação de cerveja inédita

Inovação

Uva Niágara de Jundiaí (SP) inspira criação de cerveja inédita

Desenvolvida em parceria com a Etec e produtores locais, a bebida é uma das atrações da 41ª Festa da Uva, que acontece até 8 de fevereiro, em Jundiaí.

PUBLICIDADE

Inovação

As baratas podem ser aliadas na transição energética; saiba como

Pesquisa busca, no sistema digestivo dos insetos, enzimas capazes de tornar mais eficiente a conversão da biomassa vegetal em biocombustíveis

Inovação

Fazenda modelo em agricultura digital tem produtividade 27% maior que média do País

Projeto administrado pela Case IH em Mato Grosso também observou redução com custos de produção e em emissões de carbono

Inovação

Pesquisa identifica nova espécie de cigarrinha que afeta a cana

Descoberta do inseto explica falhas no uso de defensivos e reforça a importância do controle biológico

Inovação

Braschips: batata brasileira garante alta qualidade industrial

Desenvolvida pela Embrapa, novidade reúne alto rendimento, excelente desempenho na fritura e maior resistência a doenças

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.