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Inovação

Café solúvel do Brasil ganha selo inédito

Café Orgânico Instantâneo da Native é o primeiro a ostentar o novo selo que já está despertando o interesse internacional 

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Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com

12/06/2025 - 14:03

Foto: Abics/Divulgação
Foto: Abics/Divulgação

O Brasil deu um passo inédito na valorização do café solúvel: foi lançado oficialmente, na noite de quarta-feira, 11, o Selo de Qualidade da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics). 

O primeiro produto a ostentar o novo selo é o Café Orgânico Instantâneo da Native, reconhecido com a classificação Premium. O café solúvel liofilizado da Native, feito 100% com grãos arábicas orgânicos, recebeu o Selo Premium por entregar uma experiência completa: sabor marcante, aroma intenso, equilíbrio entre acidez, amargor e doçura natural. A bebida foi descrita como encorpada, com notas de chocolate e castanhas.

A Native, referência na produção de produtos orgânicos, considera a conquista um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido há três décadas. “Temos orgulho de ser os pioneiros neste projeto. Isso coroa nosso esforço por qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade em toda a cadeia”, disse Eduardo Steiner, head de vendas, marketing e inteligência de mercado da empresa.

Ao Agro Estadão, o presidente da Abics, Fabio Sato, destacou que a iniciativa de desenvolver o selo nasceu para estimular o consumo interno de café solúvel. Atualmente, esse consumo representa apenas 5% das vendas nacionais em contraste com a média global de 27%. “Nosso projeto é que todas as marcas de café solúvel do mercado brasileiro passem a ter o selo”, afirmou Fabio Sato, presidente da Abics, ao Agro Estadão. 

Segundo ele, a ideia não é criar um ranking de melhor ou pior produto, mas sim oferecer clareza ao consumidor sobre o perfil sensorial e a melhor aplicação de cada café.

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Como funciona o selo?

café solúvel
Foto: Abics/Divulgação

O protocolo de análise sensorial que embasa o selo foi desenvolvido pela Abics em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). O trabalho começou em 2019 com o desafio de criar uma metodologia própria para café solúvel — já que os protocolos existentes para café verde ou torrado e moído não se aplicavam ao produto, que passa por diferentes processos de transformação.

Segundo Eliana Relvas, cafeóloga e consultora da Abics para o mercado interno, foram identificados 15 atributos sensoriais, entre positivos e negativos. Esses atributos são avaliados por profissionais certificados como Instant Coffee Graders (IC Graders), treinados para realizar análises sensoriais padronizadas. 

Então, a partir de dados estatísticos que esses profissionais especializados em degustação colocam em um aplicativo, os cafés são classificados em três categorias de selos:

  • Excelência: doçura e acidez marcantes, complexidade aromática com notas florais, frutadas e de chocolate, baixa adstringência;
  • Premium: acidez equilibrada, presença de notas como amêndoas, especiarias e amadeirado, intensidade moderada;
  • Clássico: sabor mais intenso, com amargor, adstringência e potência no paladar, finalização longa.

“A classificação indica o perfil sensorial de cada produto, destacando as notas predominantes e a intensidade dos atributos, para que cada pessoa escolha o café mais adequado ao seu gosto ou ao modo como costuma consumir”, salienta Relvas. 

Valorização internacional e próximos passos

Embora o selo seja voltado ao mercado brasileiro, a metodologia do protocolo sensorial vem despertando interesse internacional. 

Profissionais do México, por exemplo, já participaram de treinamentos oferecidos pela Abics, e a metodologia começa a despertar o interesse de indústrias estrangeiras como forma de agregar valor a seus produtos. “A linguagem sensorial que usamos é universal. Então, quando a gente fala em chocolate ou em mel, são atributos e descrições que podem ser usadas em todo o mundo porque esses produtos estão em todos os países”, observa Eliana Relvas.

Atualmente, 21 marcas de café solúvel já foram avaliadas e certificadas no Brasil, mas a Native é a primeira a aplicar o selo nas embalagens. Apesar dessa adesão na embalagem ser opcional a Abics, tem a expectativa de que, com o tempo, outras empresas também incluam o selo para comunicar qualidade e orientar o consumidor sobre o uso ideal de cada tipo de café. 

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