PUBLICIDADE

Gente

Degustação de café: o que faz um Instant Coffe Grader?

Análise do café solúvel ajuda a levar produtos cada vez mais específicos para o gosto do consumidor; consumo desse tipo de café cresceu 4,7% neste ano

Nome Colunistas

Fernanda Farias | Porto Alegre | fernanda.farias@estadao.com

21/08/2024 - 14:12

Foto: Eliana Relvas/Arquivo Pessoal
Foto: Eliana Relvas/Arquivo Pessoal

Não é apenas uma degustação de cafés – é uma experiência sensorial que permite ao profissional de qualquer área da cadeia produtiva do café conhecer a fundo as potencialidades desse grão. A formação como Instant Coffee Grader (IC Grader), torna o degustador profissional uma ferramenta importante para ajudar a impulsionar o consumo do produto.   

É que ao identificar os diferentes atributos do café, o profissional Instant Coffee Grader conseguirá direcionar que tipo de produto é mais adequado para determinado público ou que tipo de café é mais apropriado para ser comprado pela indústria de acordo com o seu objetivo. 

CONTEÚDO PATROCINADO

“Tem profissionais da área de compras, de qualidade, pesquisa e desenvolvimento, enfim, de várias áreas dentro das indústrias, para perceber e avaliar os cafés solúveis que são colocados no mercado”, explica Eliana Relvas, especialista em café e consultora da Abics (Associação Brasileira da Indústria de Cafés Solúveis). 

“No dia a dia, temos profissionais que provam o café para validar os lotes de produção, outros para saber se compram ou não aquele lote, outros para definir se o produto vai para o mercado e quais perfis de café serão vendidos”, completa. 

Estímulo ao consumo de café solúvel no Brasil 

O Brasil é o maior produtor e exportador de café solúvel do mundo e o consumo dessa bebida entre os brasileiros também tem crescido. De janeiro a julho de 2024, o avanço foi de 4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. O volume somou 16,7 milhões de quilos ou o equivalente a 636 mil sacas de café, segundo a Abics. 

PUBLICIDADE

A consultora conta que quando a associação começou o trabalho de estimular o consumo de café solúvel, em 2019, ela percebeu que não havia um protocolo de avaliação do produto e cada indústria produzia “do seu jeito”. Então, ao reunir os maiores especialistas do país, criou-se o Protocolo Global de Avaliação Sensorial do Café Solúvel, com descritores sensoriais que as pessoas podem sentir quando bebem o café solúvel. 

E é com ele que Relvas já formou 40 IC Graders (Instant Coffee Grader), em uma iniciativa da Abics e Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). O profissional aprende a avaliar o café solúvel a partir de 15 atributos, como intensidade, doçura, acidez e corpo, além de alguns descritores como notas sensoriais de especiarias, chocolate, amêndoas entre outros.

degustadores de café
Turma de profissionais formados pelo curso de IC Grader. Foto: Abics/Divulgação

Qual tipo de café o brasileiro prefere? 

“Qual a potência do produto no paladar? Ele é muito potente ou não é? Se não é potente, então ele deve ser tomado com água. Se é muito potente, precisa de um mix, então vamos colocar o que?”, conta Relvas, sobre parte da avaliação feita durante uma degustação.

Ao contrário do café torrado e moído, o solúvel pode ser consumido sozinho ou ser ingrediente de algo, como de um sorvete ou de um capuccino. Na opinião da especialista, o brasileiro gosta dos dois e o que varia é o momento do consumo. 

“Muita gente toma café solúvel com leite, porque ele absorve a água do próprio leite e o café fica mais encorpado”, avalia Relvas. “Mas também se observa o crescimento do consumo com água, principalmente quando a pessoa está viajando. Ela tem uma alternativa prática, gostosa e sustentável porque a produção de café solúvel é a mais sustentável”, conclui. 

PUBLICIDADE

De acordo com a Abics, o café solúvel tem ainda dois tipos, de acordo com a sua fabricação: em pó ou liofilizado. Na produção do café solúvel em pó (ou spray dried), o extrato de café é submetido a altas temperaturas e pressão, o que aumenta a concentração do produto. No próximo passo, ele é pulverizado e a exposição ao ar quente faz com que ele perca a umidade e se converta em pó. 

Já para produzir o café solúvel liofilizado (ou freeze dried), o extrato é congelado, a baixíssimas temperaturas. Em seguida, ele é moído, seco à vácuo e passa direto do estado sólido para o gasoso. Essa desidratação do produto preserva as qualidades aromáticas, o que gera um café encorpado com qualidade superior. 

Apesar do café solúvel em pó ser o preferido dos brasileiros, o liofilizado tem conquistado cada vez mais o paladar. Dados recentes da Abics indicam que de janeiro a julho, o consumo desse segundo tipo cresceu 105,6% e somou 1,6 milhão de kg, contra 779 mil kg no mesmo período do ano anterior. 

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Quer trabalhar no agro? Conheça 8 graduações estratégicas

Gente

Quer trabalhar no agro? Conheça 8 graduações estratégicas

Graduações da área rural preparam profissionais para enfrentar desafios tecnológicos e ambientais do agronegócio brasileiro

Quem é o pai do Sistema de Plantio Direto no Cerrado?

Gente

Quem é o pai do Sistema de Plantio Direto no Cerrado?

Chegando ao Brasil em 1973, Landers adaptou o Plantio Direto para solos ácidos do Cerrado, superando resistências e ceticismo

Vagas no Agro: oportunidade de jovem aprendiz em MG

Gente

Vagas no Agro: oportunidade de jovem aprendiz em MG

São 39 oportunidades na LongPing High-Tech com início em janeiro de 2026

Brasil tem tecnologia para adotar até 60% de biológicos, diz Nobel da Agricultura

Gente

Brasil tem tecnologia para adotar até 60% de biológicos, diz Nobel da Agricultura

Declaração foi dada por Mariangela Hungria durante homenagem com a Medalha de Mérito Apolônio Salles, que ela recebeu do Mapa

PUBLICIDADE

Gente

IICA elege novo diretor geral, que vai comandar instituto até 2030

Eleito é da Guiana, cientista agrícola e já dirigiu o Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE)

Gente

Vagas no Agro: Citrosuco seleciona estagiários

Há oportunidades de estágio presencial e híbrido em cidades paulistas para estudantes com formatura prevista entre 2026 e 2028

Gente

Queijos artesanais ganham rotas turísticas em São Paulo

Proposta conecta mais de 100 propriedades rurais em 77 municípios e fortalece a expansão do produto e do turismo rural no Estado

Gente

O que faz e como se tornar um corretor de café?

No dinâmico mercado de café, o corretor atua como intermediário, negociando preços e condições para beneficiar o produtor rural

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.