Gente
Queijos artesanais ganham rotas turísticas em São Paulo
Proposta conecta mais de 100 propriedades rurais em 77 municípios e fortalece a expansão do produto e do turismo rural no Estado
Redação Agro Estadão
01/11/2025 - 05:00

O queijo artesanal paulista, que triplicou em número de produtores desde 2022, ganhou uma vitrine própria. O governo do Estado lançou as Rotas do Queijo de São Paulo, circuito que reúne 102 propriedades em 77 municípios e pretende transformar a produção artesanal em motor de turismo, cultura e desenvolvimento regional.
Coordenada pela Casa Civil, com apoio das secretarias de Turismo e Viagens, Agricultura e Abastecimento, Cultura e Economias Criativas e Desenvolvimento Econômico, a iniciativa organiza o Estado em oito rotas temáticas — da Mantiqueira ao Noroeste Paulista — com fazendas, queijarias e experiências gastronômicas abertas à visitação.
“Com as Rotas do Queijo de São Paulo, prestigiamos essa cultura artesanal de grande potencial para alavancar o turismo rural e, consequentemente, trazer mais progresso para as economias que fazem parte dessas rotas”, destacou o vice-governador Felício Ramuth.
A expectativa, segundo o governo, é fortalecer os produtores artesanais. “As Rotas do Queijo vão estimular o empreendedorismo local e fomentar toda a cadeia produtiva, gerando mais emprego e renda para os municípios. Este é um dos nossos objetivos para alavancar a economia regional”, afirmou Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Produção em expansão
O estado de São Paulo se tornou um dos maiores celeiros de produtores de queijos artesanais do país, alcançando reconhecimento internacional — como na 7ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, o popular Mundial de Queijos da França, competição que reuniu representantes de 26 países e mais de 1.900 variedades. Quatro dos dez queijos que levaram a medalha de ouro são do Estado.
A Estância Silvânia, em Caçapava, conduzida por Camila Almeida e o marido, conquistou três medalhas de ouro no mundial francês. Com o registro de produtores artesanais, o casal ampliou a presença no mercado, agregando valor à marca e garantindo segurança ao consumidor. “Sempre tivemos o sonho de levar nossos queijos para todo o Estado. Já conquistamos prêmios importantes, inclusive internacionais, mas a comercialização era limitada ao município. E agora estamos muito felizes em integrar a Rota do Queijo”, afirma Camila.
Típico do campo e das zonas rurais de São Paulo, o queijo tem impulsionado uma extensa cadeia ligada ao turismo rural, um dos segmentos mais procurados pelo viajante desde o início da pandemia, com crescimento de quase 30% ao ano, segundo pesquisa do Sebrae. A gastronomia é hoje o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, atrás da natureza e da cultura, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).
A produção artesanal também vive um crescimento expressivo. Desde 2022, o número de produtores registrados no Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) aumentou 300%, impulsionado pela simplificação do processo de registro. Hoje, já são quase 60 queijarias artesanais oficialmente reconhecidas no Estado, que, somadas às mais de 100 indústrias queijeiras, consolidam São Paulo como um dos principais polos da queijaria brasileira.
“Estamos construindo um ambiente que une qualidade, inovação e identidade. Nossos queijos são reconhecidos no mundo todo e representam o melhor da agricultura paulista: trabalho, tradição e excelência”, disse o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

Regiões participantes
As Rotas do Queijo de São Paulo reúnem 102 propriedades em 77 municípios, distribuídos nas Rotas das Nascentes, Águas e Serras Paulistas; Cuesta, Itaqueri e Tietê; Mogiana Paulista; Mantiqueira Paulista e Vale do Paraíba; Noroeste Paulista; Bandeirantes; Alta Paulista; e Sudoeste Paulista. A ação integra fazendas, queijarias e destinos turísticos e inclui ainda 17 experiências e destinos queijeiros. Veja detalhes no site oficial.
Confira os municípios que integram cada rota:
- Alta Paulista: Adamantina, Marília, Paraguaçu Paulista, Queiroz e Salto Grande;
- Bandeirantes: Boituva, Cabreúva, Campinas, Itu, Itupeva, Jundiaí, Nova Odessa, Porto Feliz e Tatuí;
- Cuesta, Itaqueri e Tietê: Anhembi, Bofete, Botucatu, Ibitinga, Ipeúna, Pardinho, Piracicaba, Ribeirão Bonito, Santa Rita do Passa Quatro e Torrinha;
- Mantiqueira e Vale do Paraíba: Areias, Caçapava, Cunha, Guaratinguetá, Itaberá, Jacareí, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Queluz, Redenção da Serra, São Bento do Sapucaí e São Luiz do Paraitinga;
- Mogiana Paulista: Cássia dos Coqueiros, Pedregulho, Jaboticabal, Jardinópolis, Santa Cruz da Esperança
- Nascentes, Águas e Serras Paulistas: Águas de Lindóia, Amparo, Bragança Paulista, Caconde, Casa Branca, Espírito Santo do Pinhal, Joanópolis, Pedra Bela, Serra Negra, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo e Santa Isabel.
- Noroeste Paulista: Alto Alegre, Catanduva, Fernandópolis, Marinópolis, Nova Castilho, Olímpia e Urupês.
- Sudoeste Paulista: Avaré, Ibiúna, Itapetininga, Itararé, Pilar do Sul e Sarapuí.
- Destinos e experiências queijeiras: Angatuba, Araçatuba, Bauru, Jacareí, Itapira, Lorena, Pariquera-Açu, Pirassununga, Porangaba, São Miguel Arcanjo e São Paulo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Gente
1
Prazo para o georreferenciamento de imóvel rural é prorrogado
2
Projeto oferece atendimento psicológico gratuito a agricultores do RS
3
Pesquisadora da Embrapa recebe o ‘Nobel da Agricultura’ nesta semana
4
Mais de 6 milhões de mulheres movem a economia rural no Brasil
5
Vagas no Agro: Syngenta abre inscrições para Programa de Estágio
6
Vagas no Agro: MG tem seleção para dois cursos superiores gratuitos
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Gente
O que faz e como se tornar um corretor de café?
No dinâmico mercado de café, o corretor atua como intermediário, negociando preços e condições para beneficiar o produtor rural
Gente
Ingo Plöger é eleito o novo presidente da Abag
Resumindo seu legado em “prospectar futuros”, Plöger quer intensificar atuação da associação estrategicamente em biocompetitividade e alianças
Gente
Vagas no Agro: Atvos abre inscrições para trainees
Iniciativa busca jovens engenheiros e agrônomos para atuar em unidades da companhia no Centro-Oeste e Sudeste
Gente
EPIs agrícolas: proteção para a saúde e segurança do agricultor
EPIs agrícolas são a primeira defesa do agricultor contra 60% dos acidentes no campo, essenciais para a saúde e longevidade no trabalho rural
Gente
Capacitação impulsiona atuação feminina no agro, aponta pesquisa
Levantamento mostra que mais da metade das mulheres do agro busca capacitação constante, tendo a sustentabilidade como tema principal
Gente
Vagas no Agro: Raízen abre seleção para programa de aprendiz
Oportunidades abrangem áreas administrativas, técnicas e operacionais em usinas, bases e escritórios da empresa
Gente
Prazo para o georreferenciamento de imóvel rural é prorrogado
Decreto amplia até 2029 o prazo para certificação de georreferenciamento, exigida em casos de transferência ou divisão de propriedades rurais.
Gente
Pesquisadora da Embrapa recebe o ‘Nobel da Agricultura’ nesta semana
Cerimônia ocorre em 23 de outubro e reconhece o impacto dos bioinsumos desenvolvidos pela pesquisadora da Embrapa Soja