Inovação
Banco brasileiro de vacinas contra febre aftosa a caminho
Iniciativa firmada entre Tecpar e Biogénesis Bagó quer fortalecer a segurança sanitária do Brasil em eventual caso de febre aftosa
Redação Agro Estadão | Atualizada às 14h43
19/03/2025 - 10:39

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) anunciou nesta terça-feira, 18, um acordo de cooperação para a transferência e internalização de tecnologia para a criação de um banco nacional de antígenos e vacinas contra a febre aftosa. A parceria foi firmada com a empresa argentina Biogénesis Bagó.
O investimento para o banco está estimado em torno de R$ 30 milhões, de acordo com as necessidades do país. Segundo o Tecpar, o recurso deverá vir do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Fundo Paraná – uma iniciativa de fomento científico e tecnológico administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para o financiamento de projetos em áreas estratégicas do Paraná. “Esse recurso oriundo do Fundo Paraná será destinado para a nacionalização da tecnologia ao Tecpar”, disse Instituto em nota.
Segundo o documento assinado, durante a conferência internacional de “Prevenção da febre aftosa: salvaguardando a pecuária, meios de subsistência e economias”, realizada em Curitiba (PR), o objetivo do banco nacional é ser um estoque estratégico de insumos para a rápida formulação de uma vacina em caso eventual de enfrentamento da doença.
Atualmente, o Brasil é um país livre de febre aftosa sem vacinação e espera receber o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) desse novo status sanitário em maio, durante Assembleia Geral da entidade. Os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso já têm essa chancela internacional.
O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, explica que o instituto entende a relevância do novo status sanitário brasileiro, por isso, apresenta essa iniciativa para apoiar o Brasil. “O banco vem neste sentido: ser uma ferramenta para rápida formulação de vacinas para conter um surto localizado e evitar que a doença se espalhe”, disse em nota.
Para o country manager da Biogénesis Bagó, Marcelo Bulman, ter um banco de antígenos, além de ser um dos pré-requisitos para a obtenção do certificado internacional, representa uma importante estratégia para garantir a segurança sanitária do país. “A Biogénesis Bagó é responsável pelo banco de antígenos da Argentina desde 2000, dos EUA e Canadá desde 2006, além de países como Taiwan e Coréia do Sul. No Brasil, unimos a nossa experiência global com toda a expertise do Tecpar em saúde animal para que o país esteja seguro para qualquer emergência sanitária”, destacou.
Como o banco irá funcionar?
O banco nacional de antígenos e vacinas contra febre aftosa irá manter congelados sorotipos específicos da febre aftosa para a produção em até 72 horas de imunizantes para serem distribuídos a todo o território nacional em caso de focos de febre aftosa. O projeto já foi protocolado no Ministério da Agricultura e Pecuária, dando início às tratativas com o Governo Federal para a sua implantação.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
CONTEÚDO PATROCINADO
Nestlé impulsiona a sustentabilidade na cadeia do leite por meio do Programa Nature por Ninho
2
CONTEÚDO PATROCINADO
Inovação biotecnológica transforma o manejo agrícola no Brasil
3
Pesquisa comprova que bactérias ajudam a produzir tilápias em sistema de bioflocos
4
Pesquisadores obtêm mel com sabor chocolate da casca da amêndoa do cacau
5
Agtechs colocam Brasil em nova era da agricultura inteligente
6
Robô usa luz e inteligência artificial para diagnosticar doenças em algodão e soja
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Inovação
Tecnologia da soja ganha nova função em florestas
Pesquisadores da Embrapa desenvolvem inoculante capaz de ajudar na restauração de solos degradados
Inovação
Conheça os tratores premiados na Agritechnica, na Alemanha
Referência mundial, prêmio destaca tendências em conectividade, inteligência embarcada e sustentabilidade que em breve chegarão ao campo
CONTEÚDO PATROCINADO
Inovação biotecnológica transforma o manejo agrícola no Brasil
Totalmente produzido no País, o Fortivance combina ciência e tecnologia para otimizar o uso de inseticidas
CONTEÚDO PATROCINADO
Nestlé impulsiona a sustentabilidade na cadeia do leite por meio do Programa Nature por Ninho
Iniciativa, existente no Brasil há mais de duas décadas, contribui para elevar qualidade e sustentabilidade no campo
Inovação
Inteligência Artificial: máquinas que 'pensam' ajudam o produtor
Sensores, drones e satélites alimentam a IA para monitorar plantas e animais, permitindo ações proativas e evitando perdas na fazenda
Inovação
Ridesa Brasil lança 18 variedades de cana em Ribeirão Preto (SP)
Rede interuniversitária destaca ganhos de produtividade e resistência de até 33,9% em cultivares
Inovação
CropLife Brasil lança o CropData, plataforma de dados do setor
Portal integra dados sobre sementes, bioinsumos e defensivos, com boletins e análises periódicas do desempenho do setor
Inovação
Agtechs colocam Brasil em nova era da agricultura inteligente
Número de startups do agro cresceu 27% no País nos últimos cinco anos e já representa cerca de 80% de todas agtechs da América do Sul