Gente
Cacau+: programa eleva produtividade e renda de pequenos agricultores no sul da Bahia
Autonomia, qualidade de vida no campo e melhores condições sociais estão entre os objetivos do projeto
4 minutos de leitura 16/09/2024 - 08:00
Rafael Bruno* | São Paulo | rafael.bruno@estadao.com
Transformação. Esta é a palavra que resume diversas histórias de produtores de cacau no sul da Bahia, que veem suas vidas transformadas após integrarem um projeto que, além de levar orientação técnica, tem promovido o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida dos cacauicultores. Trata-se do Programa Cacau+, uma iniciativa da Ciapra Baixo Sul (consórcio entre os municípios da região), em parceria com o governo do estado e parcerias privadas.
Os sorrisos de José Alberto Vilas Boas e da esposa Zulmira, corroboram este cenário. Produtores de cacau em uma propriedade de 4,5 hectares no município de Igrapiúna (BA), eles celebram o aumento de produtividade e da renda familiar nos últimos anos.
“Quando a gente começou no projeto [2021], a gente colhia 180 arrobas, no ano passado deu quase 300 arrobas e nesse ano acho que chega nas 350 arrobas [..] então, o que mudou? mudou o conhecimento, a gente usava muito produto e de forma errada e mudou também a renda, essa é a parte boa”, comenta José Alberto, dando uma gargalhada ao falar de preços. Segundo ele, a renda familiar aumentou de 50% a 60% nos últimos anos.
Lembrando que, além da melhora na produtividade, o incremento da receita do produtor também reflete o cenário recente de alta da commodity.
Referente ao mau uso de produtos, citado por José, o engenheiro agrônomo Joelson Orrico, coordenador técnico do programa Cacau+, explica que uma das primeiras e principais ações do projeto é a análise do solo, seja ao recém-ingresso ou ao produtor já inserido no programa. “Uma boa análise permite encontrar deficiências e traçar estratégias para a correção do solo através do uso adequado de produtos. Não é quantidade, mas assertividade do ‘remédio’ aplicado, sem contar na orientação quanto ao manejo correto”, diz Orrico ao Agro Estadão.
E não só os pés de cacau estão respondendo bem às instruções técnicas, mas também as flores e frutas cultivadas na propriedade, motivo de alegria para dona Zulmira, que além da paixão pelo cacau, também se diz uma apaixonada pela terra e tudo que ela produz.
“É muito gratificante ver os resultados, olha que bonito que tá [cacau], até as flores e o limão tão mais bonito”, comenta Zulmira.
Produzindo mais e realizando sonhos
Com mais produtividade, mais rentabilidade. E com mais renda, mais investimentos – sejam esses em insumos, na estrutura da propriedade ou na qualidade de vida e realização de sonhos.
Este é o caso de Josenildo de Jesus Souza, agricultor familiar que ingressou, em 2019, no projeto piloto que deu origem ao Programa Cacau+ em 2021. Hoje, Josenildo cursa agronomia em uma faculdade particular em Ituberá (BA).
“A partir do projeto, eu tenho aumentado a minha renda, adquirido mais conhecimento e estou realizando um sonho que tinha desde criança, que era fazer agronomia. Hoje, com mais renda eu consegui”, celebra o estudante e produtor.
Josenildo tem um uma propriedade com uma área produtiva de 1,3 hectares. Um ano antes dele entrar para o projeto a produtividade média era de 20,8 arrobas por hectare, em 2023 essa produtividade estava em 123,1 arrobas por hectare.
Para este ano, o produtor prevê que deve colher até 250 arrobas no total da propriedade, isso porque ele tem investido em novas áreas cacaueiras que devem começar a dar seus frutos nesta temporada.
Josenildo é um exemplo de êxito do programa Cacau+. Aliado aos bons resultados financeiros, vieram melhores condições sociais, qualidade de vida e autonomia.
“O Josenildo hoje está em processo de ‘desmama’ [risos], com o progresso dele, em breve ele estará pronto para integrar uma cooperativa e ir deixando gradualmente o programa e dando lugar a um novo produtor”, comenta Leandro Ramos, diretor executivo da Ciapra Baixo Sul.
Questionado sobre o que vai fazer após se formar em agronomia, Josenildo disse que deverá investir o conhecimento em sua produção e que também estará disponível para ajudar a comunidade. “Assim como eu fui orientado, acho importante levar a informação para quem quer de verdade, mudou minha vida e pode mudar a de muitos outros”, conclui o futuro engenheiro agrônomo.
Cacau+
O projeto Cacau+ atende atualmente cerca de 2,4 mil famílias, 10% dos agricultores familiares do baixo sul da Bahia.
Entre as propostas, o Cacau+ prevê a elevação da renda mínima de famílias produtoras de cacau para R$ 60 mil por ano, aumentando a produtividade e a qualidade, com sustentabilidade, por meio da assistência técnica efetiva e contextualizada.
Os interessados em integrar o projeto devem procurar as secretarias de Agricultura de seus municípios. Conheça mais sobre o Programa Cacau + – Ciapra – Baixo Sul.
*Jornalista viajou para Ilhéus (BA) a convite da AIPC e CocoaAction Brasil
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Gente
1
Cacau+: programa eleva produtividade e renda de pequenos agricultores no sul da Bahia
2
A estrela é o mecânico
3
Holding rural: o que é e quais as vantagens para o produtor
4
O segredo da pecuária na Amazônia
5
FPA vê com preocupação decreto que amplia punições contra queimadas
6
Azeites impróprios para consumo: Mapa divulga lista com 11 marcas
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Gente
Azeites impróprios para consumo: Mapa divulga lista com 11 marcas
Pasta segue analisando outras marcas e lista pode aumentar
Gente
Produtor rural tem até dia 30 para pagar ITR
Declaração de pagamento do ITR é obrigatória para o produtor rural; envio fora do prazo gera multas
Gente
Embrapa e UnB criam manual com dicas para ser um 'sommelier' de café em casa
Guia de classificação de café é alternativa para produtores, cooperativas e até cafeterias
Gente
A estrela é o mecânico
Na segunda temporada do reality show Master Mechanic, a Massey Ferguson foca nos desafios na automação em provas que buscam maior produtividade
FPA vê com preocupação decreto que amplia punições contra queimadas
Normativa aumenta multas para queimadas em imóveis rurais e inclui embargo ambiental
O segredo da pecuária na Amazônia
Conheça o pecuarista que apostou na sustentabilidade para criar boi na Amazônia e sonha em mudar a vida das pessoas com “carne mais barata”
Holding rural: o que é e quais as vantagens para o produtor
Planejar uma holding rural exige uma preparação, mas pode ser estratégico na sucessão familiar
Banco do Brasil tem novo diretor de agronegócios e agricultura familiar
Funcionário de carreira há 24 anos, Alberto Martinhago assume cargo após renúncia de Everton Luís Kapfenberger