Economia
Trechos da BR-324 e BR-116 na Bahia passam para gestão do governo
Executivo quer fazer novo leilão de concessão dos trechos em dezembro

Redação Agro Estadão
15/05/2025 - 13:01

O Ministério dos Transportes informou que a partir desta quinta-feira, 15, os trechos da BR-324 e BR-116 na Bahia voltam à gestão pública. Quem assume a responsabilidade de manutenção e conservação dessas rodovias é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O trecho da BR-324 liga Salvador (BA) a Feira de Santana (BA). Já o trecho da BR-116 faz a conexão de Feira de Santana até a divisa com o estado de Minas Gerais.
A medida acontece após o encerramento do contrato de concessão com a ViaBahia. O governo já pleiteava o retorno da gestão por entender que algumas exigências não estavam sendo atendidas pela empresa. No entanto, a disputa chegou a ser judicializada e em abril foi firmado um acordo para o pagamento de indenização de R$ 681 milhões para a concessionária. A primeira parcela foi paga no mês passado, o que era necessário para a transferência de gestão.
De acordo com a pasta, técnicos do DNIT já estão fazendo estudos para realização de intervenções mais urgentes. Também já estão em andamento os trâmites para um modelo de nova concessão das rodovias. A expectativa é de que o leilão aconteça em dezembro deste ano.
“Estamos preparados para essa transição e assumimos esse compromisso com muita seriedade. Nossas equipes já estão em campo para garantir a continuidade dos serviços e a segurança dos usuários, sem qualquer interrupção”, disse em nota o superintendente regional do DNIT na Bahia, Roberto Alcântara de Souza.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Tarifa: enquanto Brasil espera, café do Vietnã e Indonésia pode ser isento
2
COP 30, em Belém, proíbe açaí e prevê pouca carne vermelha
3
Exportações de café caem em julho, mas receita é recorde apesar de tarifaço dos EUA
4
Rios brasileiros podem ser ‘Mississipis’ do agro, dizem especialistas
5
Suco de laranja: apesar da isenção, setor ainda perde R$ 1,5 bilhão com tarifas
6
Com tarifas, frutas no Vale do São Francisco devem apodrecer no pomar

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
Setor confirma crescimento nas entregas de fertilizantes em 2025
Volume entregue ao mercado brasileiro sobe 11,4% e atinge 15,83 milhões de toneladas até maio

Economia
Comércio entre Brasil e EUA deve cair ainda mais, diz Haddad
Reunião com Bessent foi cancelada pelos norte-americanos

Economia
Concessão da hidrovia Rio Paraguai deve impulsionar agro do Centro-Oeste
Projeto prevê investimentos de R$ 43 milhões e pode triplicar o transporte de cargas na região até 2035

Economia
O que a comitiva do agro brasileiro fez no Japão?
Além de carne bovina e suína, Brasil negocia ampliar vendas de farelo de soja; Japão pede preços mais competitivos
Economia
Nem todos os estados devem exportar carne bovina ao Japão, indica secretário do Mapa
Abertura está em negociação e o governo prevê anunciar em breve; a expectativa inicial é vender de 30 a 50 mil toneladas de carne bovina
Economia
BRF prevê queda de 2% no custo da ração no 2º semestre
Companhia também estima cenário de equilíbrio entre oferta e demanda de carnes aves e suínos no segundo semestre
Economia
Centro-Sul processa 50,217 milhões de t de cana na 2ª quinzena de julho
Produção de açúcar caiu 0,80%, etanol hidratado recuou 13,54% e etanol anidro, 6,57% em comparação com igual período na safra 2024/2025
Economia
Por que o agro está atento ao encontro entre Putin e Trump?
Setor acompanha com cautela a cúpula no Alasca, que pode resultar em novas sanções aos produtos brasileiros e redefinir o mercado de fertilizantes