Economia
China acelera compras de carne bovina à espera de decisão sobre salvaguardas
Pequim diminuiu ritmo de aquisições na primeira quinzena de outubro, mas, no caso do Brasil, as compras continuam avançando
Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com
28/10/2025 - 05:00

A China deve decidir em novembro se irá aplicar ou não medidas de salvaguarda sobre suas importações de carne bovina. A conclusão da investigação, em andamento desde o fim de 2024, pode ter reflexos diretos sobre o mercado global e, principalmente, sobre o Brasil — o maior fornecedor da proteína vermelha ao país asiático.
Segundo Fernando Iglesias, analista da Safras & Mercado, o comportamento recente da China nas compras internacionais de carne bovina já reflete o clima de expectativa em torno dessa decisão. “Esse ritmo forte de compras que observamos agora pode ser um sintoma de que os importadores estão tentando se antecipar a alguma medida do governo, que eventualmente possa impor cotas ou tarifas adicionais”, avalia Iglesias.
Iglesias explica que, normalmente, entre agosto e novembro, a China intensifica suas compras como forma de criar estoques internos para atender os preparativos do Ano Novo chinês, que ocorre no fim de janeiro de cada ano. Por isso, o movimento verificado nos últimos meses foi recorde.
Em setembro, por exemplo, dados compilados pela consultoria Agrifatto mostram que a China importou um volume recorde de 190 mil toneladas de carne bovina — o maior já registrado em um único mês. Esse cenário, contudo, tem sido consistente desde janeiro, com aumento gradual nas compras e quebras sucessivas de recordes mensais.
Pé no freio em outubro
Nas últimas semanas, entretanto, os chineses começaram a colocar o pé no freio, pelo menos frente ao volume histórico adquirido no último mês. As ofertas pela tonelada de carne bovina caíram entre 4% e 5%, sendo negociadas atualmente em torno de US$ 5,4 mil.
Para a consultoria Agrifatto, o movimento é sazonal. “Todo fim de ano, a China reduz o ritmo de importações após formar estoques mais robustos para o período de festas. Ainda assim, o temor em relação a possíveis medidas de salvaguarda e o aumento do rigor nas inspeções alfandegárias trazem insegurança ao mercado e pressionam as negociações”, aponta o relatório.
Mesmo com o cenário de cautela, o Brasil segue sendo o principal fornecedor de carne bovina para o gigante asiático. No acumulado de 2025 (até setembro), os chineses importaram cerca de 1,85 milhão de toneladas de carne bovina, considerando todos os países — uma queda anual próxima de 4%.
Apesar da leve retração no total, as exportações brasileiras cresceram. Entre janeiro e setembro, a China importou aproximadamente 875 mil toneladas de carne bovina brasileira. O volume representa um incremento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Com esse desempenho, a participação do Brasil no total de carne bovina importada pela China chegou a 47%.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Minerva alerta pecuaristas após China detectar resíduo acima do limite na carne bovina do Brasil
2
Arábia Saudita quer aumentar em 10 vezes sua produção de café
3
Decisão sobre salvaguardas da China leva tensão ao mercado da carne bovina
4
Banco do Brasil usa tecnologia para antecipar risco e evitar calotes no agro
5
China cancela compra de soja de 5 empresas brasileiras
6
Exportadores alertam para perda irreversível do café brasileiro nos EUA
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Castanha de baru, frutas processadas e arroz ganham acesso a novos mercados
União Euroasiática, Japão e Nicarágua autorizaram a entrada de produtos brasileiros
Economia
São Paulo lança Rotas da Cachaça para impulsionar turismo rural
Programa reúne 65 municípios e mira expansão de mercado para produtores paulistas
Economia
China bate novo recorde na produção de grãos e alcança 714,9 milhões de toneladas
Avanço de 1,2% sobre o ano anterior reforça estratégia chinesa de segurança alimentar e redução da dependência de importações
Economia
Drop e Smart Sensing anunciam fusão
Nova empresa de Piracicaba quer integrar tecnologia e agronomia e prevê faturar mais de R$ 100 milhões em 2026
Economia
Bragança Paulista (SP) recebe autorização para ampliar venda de linguiça artesanal
Equiparação do Sistema de Inspeção Municipal ao Sisbi-POA permite comercializar o produto em todo o território nacional
Economia
Recuperações judiciais no agro batem recorde no 3º trimestre
Produtores rurais pessoa física lideram pedidos de recuperação judicial; Mato Grosso concentra o maior número, aponta a Serasa Experian
Economia
Portos brasileiros devem bater recorde de movimento mesmo com tarifaço
Ministro Silvio Costa Filho diz que os portos brasileiros devem encerrar 2025 com mais de 1,3 bilhão de toneladas movimentadas
Economia
Validação do CAR no Brasil triplica em um ano, aponta levantamento
Apesar do avanço estimulado por sistemas de automação, os dados compilados pelo CPI/PUC-Rio ainda mostram desigualdades persistentes entre os Estados