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Economia

Como saber se o vinho é seguro para consumo? Veja o que olhar no rótulo

Materiais gráficos reforçam a importância da leitura dos rótulos e contrarrótulos de produtos brasileiros e importados

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

20/11/2025 - 10:39

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e entidades do setor lançaram novos infográficos da campanha “Vinho Legal”, voltada à conscientização do consumidor sobre a importância de adquirir vinhos com procedência garantida. O material destaca como identificar produtos regulares por meio da leitura atenta dos rótulos e contrarrótulos.

Segundo a iniciativa, os vinhos brasileiros devem apresentar no rótulo a marca comercial, a denominação do produto e a graduação alcoólica. O contrarrótulo precisa incluir o nome e endereço do produtor, o número de registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), os ingredientes, a identificação do lote, o responsável técnico e a expressão “Indústria Brasileira”.

CONTEÚDO PATROCINADO
Fonte: Consevitis-RS

No caso dos vinhos importados, o rótulo pode estar em língua estrangeira, desde que traga as informações básicas, enquanto o contrarrótulo em português deve conter lote, o registro do importador no Mapa, a identificação do país de origem, os dados do produtor estrangeiro e a inscrição “Importado por”, com razão social, endereço e CNPJ.

Vinho Legal; rótulo; produtos irregulares
Fonte: Consevitis-RS

O presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto, destaca que a verificação das informações é essencial para assegurar que o produto atenda às normas legais e sanitárias. “Consumir vinho legal é uma escolha que beneficia toda a cadeia produtiva. Quando o consumidor verifica o rótulo, ele ajuda a combater a informalidade e a valorizar o trabalho de quem atua corretamente”, afirma.

Lançada em 2024, a campanha “Vinho Legal” é uma ação do Consevitis-RS em parceria com o setor vitivinícola brasileiro e instituições públicas e privadas. O objetivo é combater a informalidade e a comercialização de vinhos sem procedência, valorizando a produção legal e contribuindo para o fortalecimento da vitivinicultura nacional.

campanha vinho legal
Informações sobre produtor e importador precisam estar visíveis nas garrafas. Foto: Mônica Rossi/Agro Estadão

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