Economia
Senado dos EUA barra, simbolicamente, tarifaço ao Brasil
Medida segue vigente, aguardando desenrolar das negociações entre representantes de ambos países
Redação Agro Estadão
29/10/2025 - 11:15

O Senado aprovou na noite desta terça-feira, 28, uma resolução que poderia anular as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump às exportações brasileiras, como de café e carne bovina. A legislação do senador da Virgínia Tim Kaine, um democrata, apresentada em setembro, foi aprovada por 52 votos a 48.
“Todo americano que acorda de manhã para tomar uma xícara de café está pagando um preço pelas tarifas imprudentes, ridículas e quase infantis de Donald Trump”, disse o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, de Nova York.
A medida, no entanto, é simbólica uma vez que a legislação está fadada ao fracasso. Isso ocorre porque a Câmara, controlada pelos republicanos, aprovou novas regras que permitem à liderança impedi-la de ser votada. Além disso, o presidente Trump provavelmente vetaria a legislação mesmo que ela fosse aprovada pelo Congresso.
Os republicanos também têm se mostrado cada vez mais incomodados com a política comercial de Trump, especialmente em um momento de turbulência econômica. Cinco republicanos — os senadores Susan Collins, do Maine, Mitch McConnell, do Kentucky, Lisa Murkowski, do Alasca, Rand Paul, do Kentucky, e Thom Tillis, da Carolina do Norte — votaram a favor da resolução, juntamente com todos os democratas.
No último mês, o apartidário Escritório de Orçamento do Congresso afirmou que a política tarifária de Donald Trump é um dos vários fatores que devem aumentar as taxas de desemprego e a inflação no país, além de reduzir o crescimento geral neste ano.
Otimismo com cautela no Brasil
O encontro entre os presidentes do Brasil e dos EUA, no último domingo, renovou os ânimos dos empresários do agronegócio. Mesmo assim, ainda há um ar de cautela quanto aos próximos passos, já que uma suspensão das sobretaxas de 40% era esperada após a reunião na Malásia, e não se concretizou.
Uma fonte do setor empresarial que participou da comitiva brasileira revelou ao Agro Estadão que “acordo deve sair no máximo em dez dias, liberando as tarifas”. Porém, as negociações devem ter uma outra rodada de conversas nos próximos dias, quando uma comitiva de representantes do governo e empresários brasileiros irão aos EUA.
O encontro, no entanto, acontecerá depois da reunião entre o presidente norte-americano e o líder chinês Xi Jinping, podendo influenciar o ritmo das tratativas dos EUA com o Brasil.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
China acelera compras de carne bovina à espera de decisão sobre salvaguardas
2
Brasil deve registrar recorde histórico na exportação de gado vivo em 2025
3
Adoçado com engano: apicultores denunciam uso de ‘falso mel’ na indústria alimentícia
4
Banco do Brasil dá início à renegociação de dívidas rurais com recursos livres
5
Oferta de etanol cresce mais rápido que consumo e acende alerta no setor
6
Soja brasileira será brutalmente atingida pelo acordo entre EUA e China?
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Brasil e Chile adotam Certificado Fitossanitário Eletrônico em comércio agrícola
Ferramenta permitirá ao Brasil exportar, na primeira etapa, café em grão, sementes de beterraba e de girassol. rizomas de gengibre e grãos de pimenta,
Economia
Syngenta e Amoéba firmam acordo para desenvolver biofungicida
Combate a doenças do trigo, especificamente a mancha de septoria e a ferrugem amarela, será foco da parceria
Economia
Avanço das exportações de carne bovina para os EUA ainda depende do preço interno, diz Abiec
Associação afirma que ainda é difícil medir o impacto da queda da tarifa de 10%, já que as margens seguem pressionadas pelo preço do boi gordo
Economia
EUA anuncia 2º auxílio a agricultores afetados por desastres naturais
Pagamentos visam agricultores afetados por 55 eventos climáticos em 2023 e 2024
Economia
Exportadores alertam para perda irreversível do café brasileiro nos EUA
Concorrentes com tarifas zeradas avançam nos blends norte-americanos, enquanto o café brasileiro vê seu espaço encolher gradativamente
Economia
Alckmin sobre tarifa dos EUA: “Estamos confiantes de que vamos avançar mais”
Durante a COP30, vice-presidente e ministro do MDIC, afirmou que a medida dos EUA reduziu de 45% para 28% o volume de exportações do Norte sujeito a tarifa
Economia
RS: Aurora conclui investimento de R$ 210 milhões na planta de Tapejara
Unidade de São Silvestre terá capacidade para 10 mil aves por hora e entrará no mercado internacional
Economia
Nova tarifa dos EUA mantém distorções no comércio de café, diz BSCA
Entidade defende avanço rápido nas negociações; exportações brasileiras aos EUA recuaram cerca de 55% desde o início do tarifaço