AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Economia

Recupera Rural RS: ações conjuntas da Embrapa e Emater-RS terão seis pilares como base

Iniciativa prevê ações a curto, médio e longo prazos até 2026

2 minutos de leitura

11/06/2024 | 14:39

Por: Sabrina Nascimento

Foto: Embrapa/Divulgação
Da esquerda para a direita: diretor-técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera; diretor de pesquisa e inovação da Embrapa, Clenio Pillon; presidente da Emater/RS, Mara Saalfeld; presidente da Embrapa, Silvia Massruhá e diretora de negócios da Embrapa, Ana Euler | Foto: Embrapa/Divulgação

Seis pilares serão a base da iniciativa ‘Recupera Rural RS’, uma ação conjunta em desenvolvimento pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS) e outras instituições. O objetivo é recuperar a agropecuária gaúcha após as enchentes do final de abril e início de maio. 

Ações de curto, médio e longo prazos até 2026 foram discutidas nesta segunda-feira, 10. Em vídeo enviado ao Agro Estadão, o diretor de Pesquisa e Inovação da Embrapa, Clenio Pillon, elencou as bases do projeto que são:

  • Plataforma de dados 
  • Restauração ambiental 
  • Transferência de tecnologias fundamentado em boas práticas agrícolas para a agricultura conservacionista 
  • Disponibilização da genética e insumos 
  • Redução de riscos Climáticos 

“Utilizando geotecnologias, dados de satélites e outras informações que temos acesso e algumas visitas a campo que foram feitas, a base de dados vai servir para saber quais ações serão tomadas, como também para reposição do solo”, afirma Pillon.

A democratização da genética da Embrapa, que conta, atualmente, com cerca de 93 programas de melhoramento de espécies vegetais e animais, é avaliada como fundamental ao Rio Grande do Sul neste momento. “Nós entendemos que pode ser um espaço importante que a gente possa fazer chegar mais rapidamente a genética da Embrapa aos agricultores para que possamos retomar a capacidade de produção de alimentos para garantir segurança alimentar e soberania alimentar”, destaca Clenio Pillon.

Além disso, o diretor da Embrapa considera que as ações podem ir além do plano de ação para a restauração da capacidade produtiva gaúcha, contribuindo em futuros “eventos extremos de excesso de chuva ou períodos de seca.”

Cleiton Pillon, diretor de pesquisa e inovação da Embrapa, explica as ações que estão sendo pensadas no curto, médio e longo prazos até 2026 no programa “Recupera Rural RS”

As presidentes da Emater-RS e da Embrapa também participaram da reunião onde a iniciativa Recupera Rural RS, conhecida como “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”, foi apresentada. 

Na ocasião, a presidente da Emater-RS, Mara Saalfeld, destacou os esforços e o compromisso das equipes técnicas na elaboração do relatório diagnóstico, que será usado para desenvolver as políticas públicas. A dirigente também reforçou a necessidade do trabalho em conjunto pelas entidades para recuperação das áreas degradadas. “O mais importante para o produtor é o solo. Sem o solo, não temos como trabalhar”, disse em nota.

Por sua vez, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, reforçou a colaboração, desde o início da crise, entre as unidades da Embrapa no Sul do país, fazendo referência às plataformas colaborativas de dados, que já estavam sendo trabalhadas para o desenvolvimento de tecnologias adaptadas à mudança climática, com foco também em prognóstico. “A ideia é trazer várias ações para que possamos trabalhar em conjunto. A união é que vai fazer a diferença”, afirmou em comunicado.  

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Economia

1

Butiá: conheça a fruta, os tipos, a origem e a forma de plantar e cuidar

Butiá: conheça a fruta, os tipos, a origem e a forma de plantar e cuidar
2

Conab estima safra de arroz maior e contraria previsão do governo sobre falta do produto

Conab estima safra de arroz maior e contraria previsão do governo sobre falta do produto
3

Conab estima 10,395 mil toneladas de arroz; 3,6% mais que na última safra

Conab estima 10,395 mil toneladas de arroz; 3,6% mais que na última safra
4

Cumaru: o que é, usos e como plantar a baunilha brasileira

Cumaru: o que é, usos e como plantar a baunilha brasileira
5

Mais de 206 mil propriedades rurais foram atingidas pelas enchentes no RS, aponta Emater

Mais de 206 mil propriedades rurais foram atingidas pelas enchentes no RS, aponta Emater
6

Agropecuária cresce 11,3% e impulsiona alta do PIB do Brasil no primeiro trimestre 

Agropecuária cresce 11,3% e impulsiona alta do PIB do Brasil no primeiro trimestre 

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas