PUBLICIDADE

Economia

Recupera Rural RS: ações conjuntas da Embrapa e Emater-RS terão seis pilares como base

Iniciativa prevê ações a curto, médio e longo prazos até 2026

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento

11/06/2024 - 14:39

Da esquerda para a direita: diretor-técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera; diretor de pesquisa e inovação da Embrapa, Clenio Pillon; presidente da Emater/RS, Mara Saalfeld; presidente da Embrapa, Silvia Massruhá e diretora de negócios da Embrapa, Ana Euler | Foto: Embrapa/Divulgação
Da esquerda para a direita: diretor-técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera; diretor de pesquisa e inovação da Embrapa, Clenio Pillon; presidente da Emater/RS, Mara Saalfeld; presidente da Embrapa, Silvia Massruhá e diretora de negócios da Embrapa, Ana Euler | Foto: Embrapa/Divulgação

Seis pilares serão a base da iniciativa ‘Recupera Rural RS’, uma ação conjunta em desenvolvimento pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS) e outras instituições. O objetivo é recuperar a agropecuária gaúcha após as enchentes do final de abril e início de maio. 

Ações de curto, médio e longo prazos até 2026 foram discutidas nesta segunda-feira, 10. Em vídeo enviado ao Agro Estadão, o diretor de Pesquisa e Inovação da Embrapa, Clenio Pillon, elencou as bases do projeto que são:

  • Plataforma de dados 
  • Restauração ambiental 
  • Transferência de tecnologias fundamentado em boas práticas agrícolas para a agricultura conservacionista 
  • Disponibilização da genética e insumos 
  • Redução de riscos Climáticos 

“Utilizando geotecnologias, dados de satélites e outras informações que temos acesso e algumas visitas a campo que foram feitas, a base de dados vai servir para saber quais ações serão tomadas, como também para reposição do solo”, afirma Pillon.

A democratização da genética da Embrapa, que conta, atualmente, com cerca de 93 programas de melhoramento de espécies vegetais e animais, é avaliada como fundamental ao Rio Grande do Sul neste momento. “Nós entendemos que pode ser um espaço importante que a gente possa fazer chegar mais rapidamente a genética da Embrapa aos agricultores para que possamos retomar a capacidade de produção de alimentos para garantir segurança alimentar e soberania alimentar”, destaca Clenio Pillon.

Além disso, o diretor da Embrapa considera que as ações podem ir além do plano de ação para a restauração da capacidade produtiva gaúcha, contribuindo em futuros “eventos extremos de excesso de chuva ou períodos de seca.”

PUBLICIDADE
Cleiton Pillon, diretor de pesquisa e inovação da Embrapa, explica as ações que estão sendo pensadas no curto, médio e longo prazos até 2026 no programa “Recupera Rural RS”

As presidentes da Emater-RS e da Embrapa também participaram da reunião onde a iniciativa Recupera Rural RS, conhecida como “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”, foi apresentada. 

Na ocasião, a presidente da Emater-RS, Mara Saalfeld, destacou os esforços e o compromisso das equipes técnicas na elaboração do relatório diagnóstico, que será usado para desenvolver as políticas públicas. A dirigente também reforçou a necessidade do trabalho em conjunto pelas entidades para recuperação das áreas degradadas. “O mais importante para o produtor é o solo. Sem o solo, não temos como trabalhar”, disse em nota.

Por sua vez, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, reforçou a colaboração, desde o início da crise, entre as unidades da Embrapa no Sul do país, fazendo referência às plataformas colaborativas de dados, que já estavam sendo trabalhadas para o desenvolvimento de tecnologias adaptadas à mudança climática, com foco também em prognóstico. “A ideia é trazer várias ações para que possamos trabalhar em conjunto. A união é que vai fazer a diferença”, afirmou em comunicado.  

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Brasil e México vão ampliar cooperação agropecuária

Economia

Brasil e México vão ampliar cooperação agropecuária

Governo mexicano se comprometeu em adotar protocolo de regionalização em caso de surtos de doenças em granjas brasileiras

Agropecuária gera mais de 100 mil empregos no ano, aponta Caged

Economia

Agropecuária gera mais de 100 mil empregos no ano, aponta Caged

Apesar do crescimento de 6,08% de janeiro a julho, foi o segmento que menos gerou novos postos de trabalho no período

Colheita de café atinge 91,3% nas áreas de atuação da Cooxupé

Economia

Colheita de café atinge 91,3% nas áreas de atuação da Cooxupé

Mais cooperativa de café arábica do mundo, a Cooxupé reúne 21 mil famílias em três regiões de Minas Gerais e uma de São Paulo

México deve habilitar 14 novos frigoríficos para exportar carne bovina brasileira

Economia

México deve habilitar 14 novos frigoríficos para exportar carne bovina brasileira

Com a autorização, serão 50 unidades aptas a exportar ao País; saiba quais Estados deverão ser contemplados

PUBLICIDADE

Economia

Venda de máquinas agrícolas avança, mas com alerta para colheitadeiras

Enquanto o mercado interno cresceu 83,1% em julho, as exportações caíram quase pela metade, segundo levantamento da Abimaq

Economia

Santa Catarina receberá porto da Coamo com aporte bilionário

Com investimento de R$ 3 bilhões, novo terminal terá três berços de atracação e deve começar a operar em 2030

Economia

Internet aumenta em 37% a produtividade agrícola no Paraná

Com 62% de área coberta, expansão da internet no campo gerou aumento de R$ 2 bilhões no PIB no Estado

Economia

México ocupa lugar dos EUA e se torna 2º maior mercado da carne bovina brasileira

Comitiva do ministro Geraldo Alckmin chegou ao México nesta terça-feira, 26, para negociar expansão de acordos comerciais entre os dois países

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.