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Economia

Mesmo sem tarifa, exportações brasileiras de suco de laranja estão em queda

EUA lideram e Europa, China e Japão reduzem consideravelmente as compras; entenda os motivos

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Redação Agro Estadão

10/10/2025 - 09:25

Foto: Adobe Stock
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As exportações brasileiras de suco de laranja começaram a safra 2025/26 com desempenho abaixo do registrado no ano passado. Entre julho e setembro, o país embarcou 189,2 mil toneladas de FCOJ equivalente (suco concentrado congelado a 66º Brix), recuo de 4,4% em relação ao mesmo período da safra anterior. A receita somou US$ 713,6 milhões, queda de 17,6%, impactada pela maior oferta global.

Segundo o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto, o início de safra foi atípico. Dados do Fundecitrus mostram que, até meados de agosto, apenas 25% da produção havia sido colhida, contra cerca de 50% no ciclo passado. O clima mais frio atrasou a maturação e retardou o início da colheita. “Além disso, o mercado está mais exigente quanto à qualidade, o que implica frutas com maturação correta — e isso afeta o ritmo de colheita e processamento”, argumenta Netto em nota. O cenário reduziu o ritmo de produção de suco e, consequentemente, das exportações.

Desempenho por mercados

  • Estados Unidos
    Isentas de tarifa adicional de 40%, as vendas de suco de laranja para os EUA avançaram no trimestre, totalizando 92,7 mil toneladas (+37,7%) e US$ 310,2 milhões (+17,3%), com participação de 49% nas exportações brasileiras. O mercado norte-americano foi o principal destino dos embarques brasileiros no período.
  • Europa
    Segundo maior destino, com participação de 47,8%, o bloco europeu comprou 88,9 mil toneladas (–22,8%), gerando US$ 363,4 milhões (–31%). A demanda permanece como principal preocupação, afetada por preços elevados e questões de qualidade na safra anterior, que levaram consumidores a optar por outros produtos.
  • China
    O mercado chinês adquiriu 3,4 mil toneladas (–44%), com receita de US$ 18,9 milhões (–33,7%), representando 1,8% do total.
  • Japão
    Os embarques para o Japão recuaram 68,7%, somando 1,6 mil toneladas e US$ 9,4 milhões (–62,5%), com participação de 0,9%.
  • Outros destinos
    O grupo “Outros” recebeu 2,6 mil toneladas (–36,6%), com US$ 11,7 milhões em receita (–43,8%), equivalente a 0,5% do total de vendas.

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