PUBLICIDADE

Economia

Indústria lança campanha “Arroz Combina” para estimular consumo e amenizar crise

Consumo de arroz no Brasil cai ao menor nível em 60 anos; campanha também combate a fake news de que arroz engorda por ser carboidrato

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com

27/10/2025 - 05:00

Abiarroz lembra que arroz sempre foi consumido duas vezes ao dia sem prejuízo à saúde. | Foto: Divulgaçao/Abiarroz
Abiarroz lembra que arroz sempre foi consumido duas vezes ao dia sem prejuízo à saúde. | Foto: Divulgaçao/Abiarroz

Diante da desaceleração no consumo de arroz no Brasil, a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) lança, nesta segunda-feira, 27, a campanha “Arroz Combina”. A ideia é promover o consumo do cereal no país, exaltar a qualidade do produto brasileiro e combater a desinformação disseminada. 

A iniciativa ocorre em meio a uma crise no setor e tendência de redução no consumo de arroz no Brasil, verificada ao longo das últimas décadas. O pico de consumo médio por pessoa, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ocorreu entre 1991 e 2000, com cerca de 47 quilos por ano. Porém, desde então, a quantidade vem diminuindo de forma contínua. Em 2023, o consumo chegou a 28,2 quilos per capita — o menor índice desde o início das medições há mais de 60 anos. 

CONTEÚDO PATROCINADO

Somente no primeiro semestre deste ano, houve uma queda de 4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme levantamento da Scanntech. “O arroz é um alimento natural e nutritivo, mas muitos consumidores desconhecem seus benefícios. Queremos mostrar que ele é essencial para uma dieta equilibrada, fornecendo energia, vitaminas e minerais”, explicou a diretora executiva da Abiarroz, Andressa Silva, em conversa com o Agro Estadão. 

Para atingir o objetivo, a campanha terá como foco inicial, os meios digitais. No vídeo institucional, o arroz é destacado como parte da história e da rotina dos brasileiros. “Ele sempre esteve aqui. Os maiores amores, os melhores momentos. Arroz é energia, é saúde, é sustento. Arroz combina com cultura, com encontros, com tudo”, ressalta o trecho inicial. Além disso, nas redes sociais, influenciadores das áreas de saúde, esporte e ciência, vão ser aliados no combate à desinformação. 

Combate a fake news

Silva aponta que hoje a principal fake news a ser combatida é de que arroz é carboidrato e por isso engorda. “Se a gente olhar o nível de obesidade de países que mais consomem arroz é muito inferior ao nível de obesidade de países que têm um alto consumo de ultraprocessados. Os países asiáticos, por exemplo, têm uma tradição milenar de consumo de arroz, mas baixos níveis de obesidade”, informou. 

PUBLICIDADE

A dirigente da Abiarroz destaca ainda que o arroz sempre foi consumido duas vezes ao dia, sem relatos, efetivamente, de prejuízo à saúde. Ao contrário, ele é apontado como essencial para gerar um metabolismo energético do corpo para a saúde em geral. Por isso, faz parte da campanha o lançamento do site arrozcombina.com, onde também serão concentradas as informações nutricionais do arroz. 

O lançamento do “Arroz Combina” ocorre cerca de um mês depois do Instituto Rio Grandensse do Arroz (IRGA) ter lançado uma campanha nacional com o mesmo foco: recolocar o arroz no centro da mesa dos brasileiros. “Essas campanhas têm o mesmo propósito, e se complementam. Então, é um movimento que coincidentemente ocorre ao mesmo tempo, por conta das dificuldades do setor, mas que se complementam”, salienta Silva. 

A campanha da Abiarroz será financiada pelo Fundarroz — fundo criado no fim do ano passado para promover a pesquisa e incentivar o consumo do arroz brasileiro. A campanha tem duração prevista de um ano. Inicialmente, o investimento vem apenas dos 67 associados da Associação, mas a expectativa é atrair outros parceiros da cadeia produtiva.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

China já comprou mais da metade da soja prevista em acordo com EUA

Economia

China já comprou mais da metade da soja prevista em acordo com EUA

Volume das compras soma ao menos 7 milhões de toneladas de soja, porém, realização dos embarques ainda preocupa o mercado

Acordo Mercosul-UE enfrenta resistência e fica para 2026

Economia

Acordo Mercosul-UE enfrenta resistência e fica para 2026

Países europeus se dividem sobre o acordo: defensores veem ganho comercial e menor dependência da China, enquanto o setor agrícola lidera a resistência

Brasil abre mercado de feijões a quatro países asiáticos

Economia

Brasil abre mercado de feijões a quatro países asiáticos

Armênia, Belarus, Cazaquistão e Quirguistão, da União Euroasiática, autorizaram exportações de feijão comum e de feijão fradinho

Governo amplia regras para a renegociação de dívidas; veja o que muda

Economia

Governo amplia regras para a renegociação de dívidas; veja o que muda

Nova MP inclui safra 2024/2025 e CPRs, mas CNA e governo do Rio Grande do Sul consideram medidas insuficientes

PUBLICIDADE

Economia

Cadeia da soja deve responder por 23% do PIB do agronegócio em 2025

Apesar da queda de preços, volumes recordes garantem alta de 11,66% PIB da cadeia de soja e retomada da renda

Economia

FGV: tarifaço afetou exportações para os EUA, mas houve avanço em números globais

Perdas com mercado norte-americano foram compensadas com crescimento de embarques para outros parceiros, em especial a China

Economia

Orplana avalia pedido de exclusão de associações após memorando com a Unica

O pedido de punição ou exclusão de três associações foi feito pela Assovale sob o argumento de descumprimento das regras estatutárias

Economia

Associação eleva projeção de exportações de soja, milho e farelo em dezembro

Brasil deve encerrar 2025 com 109,28 milhões de toneladas de soja exportadas; milho deve fechar com 41,91 milhões e farelo com 21,39 milhões

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.