PUBLICIDADE

Economia

Indústria lança campanha “Arroz Combina” para estimular consumo e amenizar crise

Consumo de arroz no Brasil cai ao menor nível em 60 anos; campanha também combate a fake news de que arroz engorda por ser carboidrato

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com

27/10/2025 - 05:00

Abiarroz lembra que arroz sempre foi consumido duas vezes ao dia sem prejuízo à saúde. | Foto: Divulgaçao/Abiarroz
Abiarroz lembra que arroz sempre foi consumido duas vezes ao dia sem prejuízo à saúde. | Foto: Divulgaçao/Abiarroz

Diante da desaceleração no consumo de arroz no Brasil, a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) lança, nesta segunda-feira, 27, a campanha “Arroz Combina”. A ideia é promover o consumo do cereal no país, exaltar a qualidade do produto brasileiro e combater a desinformação disseminada. 

A iniciativa ocorre em meio a uma crise no setor e tendência de redução no consumo de arroz no Brasil, verificada ao longo das últimas décadas. O pico de consumo médio por pessoa, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ocorreu entre 1991 e 2000, com cerca de 47 quilos por ano. Porém, desde então, a quantidade vem diminuindo de forma contínua. Em 2023, o consumo chegou a 28,2 quilos per capita — o menor índice desde o início das medições há mais de 60 anos. 

CONTEÚDO PATROCINADO

Somente no primeiro semestre deste ano, houve uma queda de 4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme levantamento da Scanntech. “O arroz é um alimento natural e nutritivo, mas muitos consumidores desconhecem seus benefícios. Queremos mostrar que ele é essencial para uma dieta equilibrada, fornecendo energia, vitaminas e minerais”, explicou a diretora executiva da Abiarroz, Andressa Silva, em conversa com o Agro Estadão. 

Para atingir o objetivo, a campanha terá como foco inicial, os meios digitais. No vídeo institucional, o arroz é destacado como parte da história e da rotina dos brasileiros. “Ele sempre esteve aqui. Os maiores amores, os melhores momentos. Arroz é energia, é saúde, é sustento. Arroz combina com cultura, com encontros, com tudo”, ressalta o trecho inicial. Além disso, nas redes sociais, influenciadores das áreas de saúde, esporte e ciência, vão ser aliados no combate à desinformação. 

Combate a fake news

Silva aponta que hoje a principal fake news a ser combatida é de que arroz é carboidrato e por isso engorda. “Se a gente olhar o nível de obesidade de países que mais consomem arroz é muito inferior ao nível de obesidade de países que têm um alto consumo de ultraprocessados. Os países asiáticos, por exemplo, têm uma tradição milenar de consumo de arroz, mas baixos níveis de obesidade”, informou. 

PUBLICIDADE

A dirigente da Abiarroz destaca ainda que o arroz sempre foi consumido duas vezes ao dia, sem relatos, efetivamente, de prejuízo à saúde. Ao contrário, ele é apontado como essencial para gerar um metabolismo energético do corpo para a saúde em geral. Por isso, faz parte da campanha o lançamento do site arrozcombina.com, onde também serão concentradas as informações nutricionais do arroz. 

O lançamento do “Arroz Combina” ocorre cerca de um mês depois do Instituto Rio Grandensse do Arroz (IRGA) ter lançado uma campanha nacional com o mesmo foco: recolocar o arroz no centro da mesa dos brasileiros. “Essas campanhas têm o mesmo propósito, e se complementam. Então, é um movimento que coincidentemente ocorre ao mesmo tempo, por conta das dificuldades do setor, mas que se complementam”, salienta Silva. 

A campanha da Abiarroz será financiada pelo Fundarroz — fundo criado no fim do ano passado para promover a pesquisa e incentivar o consumo do arroz brasileiro. A campanha tem duração prevista de um ano. Inicialmente, o investimento vem apenas dos 67 associados da Associação, mas a expectativa é atrair outros parceiros da cadeia produtiva.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Estoque de LCAs passa dos R$ 608 bilhões em setembro

Economia

Estoque de LCAs passa dos R$ 608 bilhões em setembro

CPRs tem crescimento de 1% no início da atual safra em relação ao ano passado

BB inicia operações com crédito rural controlado; recursos do Banrisul já se esgotaram

Economia

BB inicia operações com crédito rural controlado; recursos do Banrisul já se esgotaram

Produtores da região Sul ainda relatam dificuldades para acessar as linhas de crédito subsidiadas.

Malásia retoma compras de frango do Brasil e abre seis mercados para produtos brasileiros

Economia

Malásia retoma compras de frango do Brasil e abre seis mercados para produtos brasileiros

Comitiva brasileira também recebeu a informação de que a auditoria em plantas de carne suína deve ser antecipada

China barra exportação de carne do Uruguai

Economia

China barra exportação de carne do Uruguai

Pequim devolveu contêineres por detecção de resíduos de carrapaticida; ação gera alerta entre produtores e autoridades uruguaias

PUBLICIDADE

Economia

Lançado no Brasil o 1º índice de soja com certificação internacional

A certificação segue as mesmas diretrizes de governança e auditoria aplicadas a índices usados por bancos centrais e bolsas de valores

Economia

Agroalianças e presença feminina fortalecem o agronegócio, diz Abag

Às vésperas da COP 30, diretora executiva da Associação Brasileira do Agronegócio reforça ainda a importância de disseminar a sustentabilidade do setor

Economia

Montesanto Tavares pede autorização para vender ativos

Em recuperação judicial, companhia quer vender bens e firmar empréstimo com o BTG Pactual

Economia

EUA: Trump vai liberar US$ 3 bilhões em ajuda a agricultores

Medida busca amenizar impactos da guerra comercial e ocorre antes de reuniões-chave entre autoridades americanas e chinesas

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.