Economia
Indústria lança campanha “Arroz Combina” para estimular consumo e amenizar crise
Consumo de arroz no Brasil cai ao menor nível em 60 anos; campanha também combate a fake news de que arroz engorda por ser carboidrato
Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com
27/10/2025 - 05:00

Diante da desaceleração no consumo de arroz no Brasil, a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) lança, nesta segunda-feira, 27, a campanha “Arroz Combina”. A ideia é promover o consumo do cereal no país, exaltar a qualidade do produto brasileiro e combater a desinformação disseminada.
A iniciativa ocorre em meio a uma crise no setor e tendência de redução no consumo de arroz no Brasil, verificada ao longo das últimas décadas. O pico de consumo médio por pessoa, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ocorreu entre 1991 e 2000, com cerca de 47 quilos por ano. Porém, desde então, a quantidade vem diminuindo de forma contínua. Em 2023, o consumo chegou a 28,2 quilos per capita — o menor índice desde o início das medições há mais de 60 anos.
Somente no primeiro semestre deste ano, houve uma queda de 4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme levantamento da Scanntech. “O arroz é um alimento natural e nutritivo, mas muitos consumidores desconhecem seus benefícios. Queremos mostrar que ele é essencial para uma dieta equilibrada, fornecendo energia, vitaminas e minerais”, explicou a diretora executiva da Abiarroz, Andressa Silva, em conversa com o Agro Estadão.
Para atingir o objetivo, a campanha terá como foco inicial, os meios digitais. No vídeo institucional, o arroz é destacado como parte da história e da rotina dos brasileiros. “Ele sempre esteve aqui. Os maiores amores, os melhores momentos. Arroz é energia, é saúde, é sustento. Arroz combina com cultura, com encontros, com tudo”, ressalta o trecho inicial. Além disso, nas redes sociais, influenciadores das áreas de saúde, esporte e ciência, vão ser aliados no combate à desinformação.
Combate a fake news
Silva aponta que hoje a principal fake news a ser combatida é de que arroz é carboidrato e por isso engorda. “Se a gente olhar o nível de obesidade de países que mais consomem arroz é muito inferior ao nível de obesidade de países que têm um alto consumo de ultraprocessados. Os países asiáticos, por exemplo, têm uma tradição milenar de consumo de arroz, mas baixos níveis de obesidade”, informou.
A dirigente da Abiarroz destaca ainda que o arroz sempre foi consumido duas vezes ao dia, sem relatos, efetivamente, de prejuízo à saúde. Ao contrário, ele é apontado como essencial para gerar um metabolismo energético do corpo para a saúde em geral. Por isso, faz parte da campanha o lançamento do site arrozcombina.com, onde também serão concentradas as informações nutricionais do arroz.
O lançamento do “Arroz Combina” ocorre cerca de um mês depois do Instituto Rio Grandensse do Arroz (IRGA) ter lançado uma campanha nacional com o mesmo foco: recolocar o arroz no centro da mesa dos brasileiros. “Essas campanhas têm o mesmo propósito, e se complementam. Então, é um movimento que coincidentemente ocorre ao mesmo tempo, por conta das dificuldades do setor, mas que se complementam”, salienta Silva.
A campanha da Abiarroz será financiada pelo Fundarroz — fundo criado no fim do ano passado para promover a pesquisa e incentivar o consumo do arroz brasileiro. A campanha tem duração prevista de um ano. Inicialmente, o investimento vem apenas dos 67 associados da Associação, mas a expectativa é atrair outros parceiros da cadeia produtiva.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Governo confirma municípios habilitados para renegociação de dívidas rurais
2
Metanol: como falhas na produção podem causar contaminação
3
Recuperação judicial no agro dispara 31,7% no 2º trimestre do ano
4
Onde nascem os grãos da xícara de café mais cara do mundo?
5
Setor de café pede urgência em negociação das tarifas com os EUA
6
Banco do Brasil dá início à renegociação de dívidas rurais com recursos livres
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Estoque de LCAs passa dos R$ 608 bilhões em setembro
CPRs tem crescimento de 1% no início da atual safra em relação ao ano passado
Economia
BB inicia operações com crédito rural controlado; recursos do Banrisul já se esgotaram
Produtores da região Sul ainda relatam dificuldades para acessar as linhas de crédito subsidiadas.
Economia
Malásia retoma compras de frango do Brasil e abre seis mercados para produtos brasileiros
Comitiva brasileira também recebeu a informação de que a auditoria em plantas de carne suína deve ser antecipada
Economia
China barra exportação de carne do Uruguai
Pequim devolveu contêineres por detecção de resíduos de carrapaticida; ação gera alerta entre produtores e autoridades uruguaias
Economia
Lançado no Brasil o 1º índice de soja com certificação internacional
A certificação segue as mesmas diretrizes de governança e auditoria aplicadas a índices usados por bancos centrais e bolsas de valores
Economia
Agroalianças e presença feminina fortalecem o agronegócio, diz Abag
Às vésperas da COP 30, diretora executiva da Associação Brasileira do Agronegócio reforça ainda a importância de disseminar a sustentabilidade do setor
Economia
Montesanto Tavares pede autorização para vender ativos
Em recuperação judicial, companhia quer vender bens e firmar empréstimo com o BTG Pactual
Economia
EUA: Trump vai liberar US$ 3 bilhões em ajuda a agricultores
Medida busca amenizar impactos da guerra comercial e ocorre antes de reuniões-chave entre autoridades americanas e chinesas