PUBLICIDADE

Economia

Gripe aviária: novo foco da doença é confirmado no Brasil

Número de ocorrências no país chega a 166, mas sem nenhuma detecção em plantel comercial

1 minuto de leitura 10/06/2024 - 13:28

Por: Sabrina Nascimento

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O Ministério da Agricultura confirmou um novo caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) no Brasil. A ocorrência foi detectada em Maricá, no Rio de Janeiro, em uma ave do tipo garça-moura e a confirmação aconteceu na última sexta-feira, 9. Segundo a pasta, o número de focos confirmados no país chega a 166, sendo nenhum em plantel comercial. Atualmente, também há um foco em investigação em Mato Grosso.

Em virtude da detecção da infecção pelo vírus H5N1 em aves silvestres, o governo prorrogou, no início de maio, o estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por mais 180 dias. A primeira portaria com a medida havia sido publicada ainda em 2023.

Segundo informações apuradas pelo Agro Estadão com a Associação Brasileira de Proteína Animal, mesmo que as suspeitas e confirmações até agora não tenham ocorrido em granjas comerciais, o acompanhamento dos casos deve ser feito, justamente para evitar que o vírus se espalhe. 

Apesar do número crescente de focos confirmados nos últimos meses, a Organização Mundial de Saúde Animal considera o Brasil um dos poucos países livres de influenza aviária. Esse status garante as vendas de frangos e ovos para o exterior. 

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.