Economia
Exportações do agro brasileiro atingem R$ 15,6 bi em julho, recorde para o mês
Em relação a julho de 2024, crescimento foi de 1,5%; café foi um dos principais destaques, com alta de 25,3%

Redação Agro Estadão*
12/08/2025 - 15:29

As exportações do agronegócio brasileiro atingiram R$ 15,6 bilhões em julho, o maior valor já registrado para o mês na série histórica divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O aumento em comparação com julho do ano passado foi de 1,5% – ou US$ 225 milhões.
O desempenho se deve ao aumento do volume embarcado e à elevação dos preços. O café foi um dos principais destaques, com alta de 25,3% no valor exportado. Outros produtos com crescimento significativo neste período de um ano foram suco de maçã (+623%), fumo (+91,5%), bananas (+79%), ovos e gemas (+62%), couros e peles (+57%), frutas (+37,3%) e carnes (+16,7%), com destaque para a bovina.
Produtos que, tradicionalmente, não têm muita expressão no comércio internacional do Brasil também registraram incremento, como corvina (+161%), uvas frescas (+89,4%), castanha de caju (+88%), óleos vegetais (+87%), e mel e derivados (37%).
A China, que anunciou, no início de agosto, que vai comprar café de mais 183 empresas brasileiras, se manteve como maior parceira comercial do Brasil, respondendo por US$ 5,62 bilhões em julho. Em seguida, veio a União Europeia, com R$ 2,36 bilhões. Entre os compradores que mais cresceram, estiveram o México (+23%), Arábia Saudita (+28,8%) e Tailândia (+18%).
No acumulado de janeiro a julho, as exportações chegaram a US$ 97,5 bilhões, com destaques para produtos foram do núcleo tradicional da pauta exportadora, que cresceram 21% em valor. Desde o início do atual governo, foram abertos 399 novos mercados para produtos agropecuários brasileiros e feitas mais de 200 ampliações de acesso.
“Em um cenário internacional de incertezas, o Brasil mantém o ritmo de crescimento e consolida sua posição como fornecedor confiável, estável e seguro. A estratégia de abertura, ampliação e diversificação de mercados, somada ao diálogo permanente com parceiros comerciais, sustenta a competitividade do agro e reforça sua presença global”, afirma o Mapa, em nota.
*Com informações do Mapa

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