PUBLICIDADE

Economia

China amplia espaço ao café do Brasil, mas substitui os EUA?

Especialista analisa o potencial do mercado chinês após 183 empresas brasileiras serem autorizadas a exportar café ao país

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com | Atualizada às 14h40

04/08/2025 - 11:26

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

Apesar do otimismo com a habilitação para exportação para a China de 183 empresas brasileiras de café — em meio ao tarifaço de Donald Trump —, o setor observa algumas limitações nesse novo canal. A medida, anunciada pela Embaixada Chinesa no Brasil por meio das redes sociais, entrou em vigor no dia 30 de julho e terá validade de cinco anos.

Imagem: Redes Sociais/Reprodução

No entanto, os dados mostram que, embora a China esteja expandindo sua demanda por café — especialmente entre as faixas mais jovens e urbanas, com alta de consumo em torno de 20% ao ano nos últimos dez anos —, o país ainda está longe de compensar a possível perda de mercado causada pelas tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos (EUA).

CONTEÚDO PATROCINADO

Somente em junho deste ano, a soma das importações chinesas do grão de todos os países foram de 439 mil sacas, um salto de 152% na comparação com o mesmo mês de 2023, conforme dados da alfândega local. Esse número, apesar de expressivo, representa apenas 54,7% do total de sacas enviadas pelo Brasil aos EUA no mesmo período (803.004).

No primeiro semestre deste ano, as compras totais chinesas de café recuaram 6,4% em comparação com os seis primeiros meses de 2024. Entretanto, em junho, houve um avanço de 45,7% nas compras. Considerando como o Brasil como origem, a China foi o 11º principal destino do café brasileiro no período. “É claramente um movimento para se aproximar, para mostrar que eles [chineses] têm esse mercado… Mas não é um mercado que conseguiria absorver, por exemplo, o volume que o Brasil manda para os Estados Unidos, que é de cerca de 8 milhões de sacas por ano”, explica Fernando Maximiliano, gerente de inteligência de café da StoneX

Segundo ele, as novas habilitações são vistas com bons olhos, ao ampliarem as possibilidades para o setor, mas não há expectativa de que a China absorva tudo o que hoje é exportado para os norte-americanos. Um ponto a se observar nesse cenário é a posição chinesa no ranking de importadores do produto brasileiro. Em 2023, a China foi o sexto maior comprador, com 1,48 milhão de sacas. Em 2024, porém, caiu para a 14ª posição, com 939 mil sacas. Já em 2025, até o momento, subiu para a 11ª posição, com 529,7 mil sacas nos primeiros seis meses do ano.

O especialista reforça que, há alguns anos, o consumo de café vem crescendo na China e em outros países da Ásia — tradicionalmente ligados ao chá —, impulsionado principalmente pela demanda das gerações mais jovens. 

De acordo com Maximiliano, investimentos em propaganda e na expansão das redes de cafeterias contribuem para a valorização da cultura do café no país. “Na China, essa mudança de comportamento é puxada por uma população mais jovem, que vê o café como algo moderno, ligado a um estilo de vida mais globalizado. É um processo lento, que passa por gerações”, afirma, ponderando que, mesmo com o potencial, é volume absorvido atualmente pela China ainda é distinto do volume nos EUA, maior consumidor mundial da bebida. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

EUA anuncia 2º auxílio a agricultores afetados por desastres naturais

Economia

EUA anuncia 2º auxílio a agricultores afetados por desastres naturais

Pagamentos visam agricultores afetados por 55 eventos climáticos em 2023 e 2024

Exportadores alertam para perda irreversível do café brasileiro nos EUA

Economia

Exportadores alertam para perda irreversível do café brasileiro nos EUA

Concorrentes com tarifas zeradas avançam nos blends norte-americanos, enquanto o café brasileiro vê seu espaço encolher gradativamente

Alckmin sobre tarifa dos EUA: “Estamos confiantes de que vamos avançar mais”

Economia

Alckmin sobre tarifa dos EUA: “Estamos confiantes de que vamos avançar mais”

Durante a COP30, vice-presidente e ministro do MDIC, afirmou que a medida dos EUA reduziu de 45% para 28% o volume de exportações do Norte sujeito a tarifa

RS: Aurora conclui investimento de R$ 210 milhões na planta de Tapejara

Economia

RS: Aurora conclui investimento de R$ 210 milhões na planta de Tapejara

Unidade de São Silvestre terá capacidade para 10 mil aves por hora e entrará no mercado internacional

PUBLICIDADE

Economia

Nova tarifa dos EUA mantém distorções no comércio de café, diz BSCA

Entidade defende avanço rápido nas negociações; exportações brasileiras aos EUA recuaram cerca de 55% desde o início do tarifaço

Economia

Redução de só 10% pode ter sido “engano” e governo brasileiro espera redução da taxa de 40%

A expectativa é de que os EUA expliquem a situação na próxima segunda; Alckmin diz que o país segue trabalhando para reduzir a taxa

Economia

EUA aliviam tarifas, mas Brasil segue taxado com 40%, desafiando exportações do agro

Ordem executiva de Trump leva alívio ao setor de suco de laranja e algumas frutas, mas mantêm café e carne bovina na lista de tarifas elevadas

Economia

Suco de laranja está isento das tarifas dos EUA; subprodutos seguem taxados

Setor sofre impacto de cerca de R$ 1,5 bilhão devido às tarifas vigentes aos subprodutos, que não foram citados na ordem executiva

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.