Exportação de carne suína cresce 6,4% em janeiro | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Economia

Exportação de carne suína cresce 6,4% em janeiro

Resultado é o maior da série histórica para o primeiro mês do ano

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

11/02/2025 - 10:19

Foto: ABPA/Divulgação
Foto: ABPA/Divulgação

As exportações brasileiras de carne suína chegaram a 106 mil toneladas em janeiro, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O número é 6,4% maior que o total embarcado no mesmo período de 2024 (99,6 mil). É a primeira vez que o setor ultrapassa 100 mil toneladas no período.

A receita das exportações de carne suína somou US$ 238 milhões, aumento de  19,6% em comparação com janeiro de 2024, quando chegou a US$ 199 milhões.

A China foi a principal importadora de carne suína no mês, com 19,8 mil toneladas importadas no período, saldo 14% menor em relação ao ano anterior. Filipinas, Hong Kong e Japão estão entre os maiores importadores, depois da China.

“Os mercados da Ásia, liderados pelas Filipinas, estão ampliando a presença entre os principais destinos das exportações brasileiras, sustentando as tendências positivas e de maior capilaridade de mercados registradas desde o segundo semestre do ano passado”, avalia, em nota, o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Santa Catarina exportou 57,9 mil toneladas, volume 4,4% superior ao registrado em janeiro do ano passado. O estado é o principal exportador do país, seguido por Rio Grande do Sul, com 21,5 mil toneladas (+1,7%), Paraná, com 13,1 mil toneladas (+20,5%), Minas Gerais, com 3,4 mil toneladas (+84%) e Mato Grosso, com 3,3 mil toneladas (+26,9%).

Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.