PUBLICIDADE

Inovação

Com cerca de 3 mil testes por mês, UPF é a maior testadora de sêmen suíno no Brasil

Laboratório de sanidade faz análise de 45% dos sêmens suínos vendidos no mercado nacional

3 minutos de leitura 02/10/2024 - 07:30

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

Foto: Caroline Lima/UPF
Foto: Caroline Lima/UPF

A proteína suína é uma das principais consumidas no país. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), cada brasileiro comeu cerca de 20,68 quilos de carne suína em 2023. A qualidade dessa proteína começa ainda na etapa de reprodução, o que inclui a testagem do sêmen suíno. Referência nesse processo, o laboratório de sanidade da Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul, tornou-se o principal testador do material genético no país. 

“Por mês, são aproximadamente três mil análises”, comenta ao Agro Estadão o gerente da Divisão de Prestação de Serviços da UPF, Clóvis Tadeu Alves. Com isso, o laboratório testa 45% de todo o mercado de sêmen suíno do país. Como o gerente explica, isso foi possível depois que a universidade fechou uma parceria com a empresa Bretanha Suínos. 

“Nós temos uma parceria, a empresa que direciona toda a parte da qualidade do sêmen aqui para o nosso laboratório. Então, é um volume bastante grande de análises feitas diariamente. […]  Todo esse sêmen que é processado aqui, depois é direcionado para grandes frigoríficos e produtores”, afirma Alves. 

Ele conta que as amostras testadas no laboratório vêm de lotes de reprodutores de diferentes partes do país. São analisados aspectos como o formato do sêmen, características genéticas e também a presença ou não de bactérias e outros contaminantes. Por exemplo, se houver um percentual alto de espermas com cauda curta, essa amostra e o lote são descartados. “Uma vez confirmadas essas informações e a qualidade, aí aquele lote do sêmen segue para ficar disponível para a venda”, elucida.

Garantia de sucesso na reprodução

O gerente da UPF também indica que a importância dessa testagem vai reverberar na qualidade do processo reprodutivo. “Quando o produtor vai fazer a inseminação já é garantia de que aquele sêmen suíno não tem contaminação de bactérias, tem uma boa formação congênita e há uma alta probabilidade de haver a fecundação. […] Para o produtor seria a garantia de que a reprodução vai ser um sucesso”, pontua Alves. 

PUBLICIDADE

Outro aspecto é a qualidade da carne. “O suíno nacional vem de anos de seleção e qualificação, e hoje tem uma tecnologia de ponta”, diz o representante da universidade. Um processo de verificação “vai garantir que essa seleção superior se perpetue” e que o potencial genético seja expressado nos leitões. “Para o consumidor é a garantia de uma carne de qualidade no final do processo”, conclui.

Agora, os planos da instituição são expandir os serviços de análise laboratorial para outros segmentos agropecuários. O entendimento é que, atualmente, já se chegou no limite dentro do mercado de sêmen de suínos e uma ampliação demandaria muitos recursos para um crescimento pequeno. 

“Aqui dentro da universidade, a nossa meta é fazer um conglomerado de análises do Agro e um dos mais complexos do Sul do país. Nós já temos laboratório de leite, de alimentos, de sanidade, de solos, de sementes. Então, a universidade como um todo está visando aumentar bastante a participação nesses mercados. Inicialmente, esses laboratórios foram feitos para suprir a demanda educacional, mas hoje eles estão se diferenciando e a ideia é deixar eles para a prestação de serviços”, revela o gerente. 

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Inovação

Entenda como implementar um manejo de irrigação eficiente e as novidades do setor

Entenda como implementar um manejo de irrigação eficiente e as novidades do setor

A inovação e a implementação correta de sistemas de irrigação permitem que os agricultores economizem recursos e aumentem a produtividade

Inovação

Pesquisa lista mais de mil bactérias com potencial de uso como bioinsumos no setor florestal

Pesquisa lista mais de mil bactérias com potencial de uso como bioinsumos no setor florestal

Produto inoculante com base em dois grupos de microrganismos está na fase final de testes

Inovação

Inteligência artificial é usada pela primeira vez para produzir vinho 

Inteligência artificial é usada pela primeira vez para produzir vinho 

Como um “degustador virtual”, sistema analisou mais de 10 mil combinações para formular a receita do primeiro blend da vinícola Casa Tertúlia, no Rio Grande do Sul

Inovação

Pesquisa indica tendências para pecuaristas de confinamento de gado

Pesquisa indica tendências para pecuaristas de confinamento de gado

Estudo foi feito com mais de 2 milhões de animais do Brasil, Paraguai e Bolívia

PUBLICIDADE

Arroz gourmet: saiba como o clima influencia na produção de arroz no litoral gaúcho

Cultivado entre oceano e lagoa, arroz é o único com Denominação de Origem no País e aumenta a lucratividade do produtor 

Contra a seca: startup aposta em produtos à base da biodiversidade brasileira 

Em fase de desenvolvimento, biológicos de nova geração devem ser lançados em até 5 anos; expectativa é de maior resistência à seca e melhor produtividade

Agricultura espacial: como tomates marcianos e batata-doce na Lua podem ajudar na produção mundial de alimentos

Brasileira é destaque com estudo que cultivou tomates em solo de Marte; pesquisadores buscam recursos para projeto sobre agricultura espacial 

Empresa desenvolve tecnologia de pesagem de bovinos com inteligência artificial 

Nova ferramenta é capaz de estimar peso do animal enquanto ainda está no pasto

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.