Economia
Confira os principais eventos de Agronegócio da semana
Capital paulista contará com encontros que vão debater os desafios e oportunidades do agronegócio, com foco em sustentabilidade

Rafael Bruno | São Paulo | rafael.bruno@estadao.com
03/08/2024 - 08:30

São Paulo será palco de importantes debates para o agronegócio brasileiro. Entre os dias 5 e 8 de agosto, a capital paulista receberá inúmeras personalidades e autoridades do setor agropecuário.
Abrindo o calendário, dia 5, segunda-feira, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a B3, realizará o Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA). Neste ano, o tema central do evento será “Biocompetitividade”.
“Neste ano, nosso evento reflete sobre como podemos ampliar ainda mais a competitividade do agronegócio brasileiro diante de inúmeros desafios externos e internos. Por outro lado, a valorização de iniciativas sustentáveis, que preservam os biomas e protegem os recursos naturais, é uma característica de nossa agricultura tropical, sendo uma vantagem fundamental perante a realidade de outros países”, diz ao Agro Estadão Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG, ressaltando a capacidade competitiva do Brasil em produzir com sustentabilidade e assim ser referência internacional na agenda ambiental.
Assunto que vai permear toda a programação do Congresso, que terá dois painéis: “Geopolítica e Sustentabilidade”, e “Clube Fragmentado: O Brasil será Associado?”, além de uma mesa redonda que abordará o tema “Competitividade e Oportunidades”.
Ao Agro Estadão o presidente da Abag também ressalta que durante o evento as relações público-privado devem ser debatidas. Entre as ações defendidas por Carvalho está a integração entre governo e setor privado sobre os temas nos quais há falhas de mercado.
“Isso serve para a questão de bioenergia, por exemplo, quando você utiliza a gasolina você está emitindo gases, quando você utiliza o etanol você não está e portanto não se trata simplesmente de ter preço de mercado dos dois, mas se trata de penalizar aquele que realmente emite mais ou de premiar aquele que emite menos “, exemplifica o presidente da Abag.
“Essa coordenação público-privado é fundamental para discutir, digamos assim, as questões específicas de tributos e outros temas impostos e relevantes para que se trabalhe em condições de igualdade”, conclui o presidente, que por fim diz: “as principais barreiras para essa integração estão justamente na necessidade do governo entender o setor privado como parceiro”.
Quando e onde:
Data: 5 de agosto de 2024
Horário: das 9h às às 18h
Local: Sheraton WTC São Paulo Hotel – Av. das Nações Unidas, 12559, São Paulo – SP
Já a partir do dia seguinte, terça-feira, 6, dois eventos ocorrem paralelamente: o Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS) e o Congresso Andav. Ambos de 6 a 8 de julho.
Siavs: maior evento da indústria frigorífica do Brasil
Organizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS) deve reunir mais de 100 marcas brasileiras de empresas e cooperativas produtoras e exportadoras de aves, suínos, bovinos, ovos e peixes.
O tema da edição deste ano será “Proteínas sustentáveis: aliando competitividade e segurança alimentar”
Para os negócios com os frigoríficos, são esperados milhares de compradores e potenciais clientes do Brasil e do exterior, informa a ABPA. Também são esperadas delegações e importadores independentes de dezenas de mercados importadores – na última edição, foram mais de 50 países.
“Reunimos representantes de algumas das maiores empresas globais no setor de proteína animal para apontar indicativos próprios sobre a trilha que a produção e o consumo de proteína animal deverá percorrer ao longo dos próximos anos. Isso, não apenas considerando o cenário de consumo, como também, na perspectiva da competitividade”, destaca em nota o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Além de negócios e possibilidade de imersão setorial, o evento também contará com mais de 80 palestrantes brasileiros e estrangeiros, que vão abordar os desafios competitivos e sanitários, qualidade de produção, avanços tecnológicos em diversas áreas, entre outros temas.
Quando e onde:
Data: de 6 a 8 de agosto
Horário da feira: 11h às 19h (dias 06 e 07) e 11h às 17h (dia 08)
Local: Distrito Anhembi – Pavilhão de Exposições (Expo 1 e 2)- Av. Olavo Fontoura, 1209, São Paulo – SP
Congresso Andav: networking e atualização do setor na distribuição de insumos agropecuários
Também entre os dias 6 e 8, a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) realizará a 13ª edição do Congresso Andav, que neste ano terá como tema central “Agroeconomia Brasileira em Primeiro Lugar: Como assegurar o nosso propósito de alimentar o mundo”.
“Esse tema coloca em foco o papel fundamental do Brasil como um dos principais produtores de alimentos do mundo e os desafios de garantir a sustentabilidade e a eficiência desse setor. Em paralelo, é uma homenagem aos milhões de profissionais que dedicam as suas vidas ao agro e colocam o agro brasileiro sempre em primeiro lugar”, afirma em comunicado à imprensa Paulo Tiburcio, presidente executivo da Andav.
Ao longo dos três dias haverá diversas palestras e painéis com profissionais da distribuição de insumos e especialistas sobre sustentabilidade, gestão, mercado de commodities agrícolas, mudanças climáticas, inovação, tecnologia e educação.
Conforme a organização do evento, serão mais de 250 marcas expositoras e a expectativa é de um público recorde, superior a 13,5 mil pessoas.
Quando e onde:
Data: 6 a 8 de agosto de 2024
Horário
Entre 06h e 22h (consulte programação)
Local: Transamérica Expo Center – Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo-SP
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Tarifa: enquanto Brasil espera, café do Vietnã e Indonésia pode ser isento
2
COP 30, em Belém, proíbe açaí e prevê pouca carne vermelha
3
Exportações de café caem em julho, mas receita é recorde apesar de tarifaço dos EUA
4
Você nunca ouviu dessa raiz, mas ela já foi mais importante que o trigo
5
Suco de laranja: apesar da isenção, setor ainda perde R$ 1,5 bilhão com tarifas
6
Rios brasileiros podem ser ‘Mississipis’ do agro, dizem especialistas

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
O que a comitiva do agro brasileiro fez no Japão?
Além de carne bovina e suína, Brasil negocia ampliar vendas de farelo de soja; Japão pede preços mais competitivos

Economia
Nem todos os estados devem exportar carne bovina ao Japão, indica secretário do Mapa
Abertura está em negociação e o governo prevê anunciar em breve; a expectativa inicial é vender de 30 a 50 mil toneladas de carne bovina

Economia
BRF prevê queda de 2% no custo da ração no 2º semestre
Companhia também estima cenário de equilíbrio entre oferta e demanda de carnes aves e suínos no segundo semestre

Economia
Centro-Sul processa 50,217 milhões de t de cana na 2ª quinzena de julho
Produção de açúcar caiu 0,80%, etanol hidratado recuou 13,54% e etanol anidro, 6,57% em comparação com igual período na safra 2024/2025
Economia
Por que o agro está atento ao encontro entre Putin e Trump?
Setor acompanha com cautela a cúpula no Alasca, que pode resultar em novas sanções aos produtos brasileiros e redefinir o mercado de fertilizantes
Economia
Gilson Bittencourt assume vice-presidência de Agronegócios do Banco do Brasil
Agrônomo assume mandato até 2027 após aprovação pelo conselho de administração do banco
Economia
Amado por uns, odiado por outros: esse tempero polêmico é cheio de benefícios
Apesar da polêmica, o coentro é um tesouro nutricional: melhora a digestão, protege as células com antioxidantes e beneficia o coração
Economia
Sem Brasil, lanchonetes nos EUA têm carne com preço mais alto
JBS USA alerta que país não tem substituto e que medida afetará o preço final dos hambúrgueres