Com a crescente demanda por alimentos e as mudanças climáticas intensas, o agronegócio enfrenta o desafio de aumentar a produção sem prejudicar o meio ambiente.
Wenderson Araújo/CNA
O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) acendeu um alerta vermelho dizendo que as mudanças recentes no clima são generalizadas, rápidas e intensificadas, sem precedentes em milhares de anos.
Rafa Nedrmeyer/jEmbrapa
AdobeStock
De acordo com estudos da ONU, até 2030 o mundo abrigará 1 bilhão de pessoas a mais, fazendo com que a demanda por alimentos cresça 30%. Portanto, o agronegócio se vê em um impasse: como gerar todos os alimentos que o mundo precisa sem impactar o aquecimento global?
AdobeStock
Adotando práticas sustentáveis, o agro pode ajudar o planeta e oferecer segurança alimentar para todos. A saída é a sustentabilidade. Veja cinco passos para uma cultura sustentável.
A vazão mais lenta da água evita o desperdício do recurso natural e diminui a quantidade de fungos e ervas daninhas.
Magnus deon/Embrapa
A integração oferece conforto térmico para os animais, melhor rendimento do solo para a lavoura e arborização da área.
AdobeStock
A integração de árvores frutíferas, florestais ou para madeira com culturas tradicionais aumenta a rentabilidade e sustentabilidade da área.
Lilian Alves/Embrapa
Usar energias renováveis produzidas na própria fazenda ajuda a diminuir os custos e a preservar os recursos energéticos.
AdobeStock
Prevê o uso de técnicas mais naturais para a contenção de pragas, diminuindo a incidência de agrotóxicos.
AdobeStock