PUBLICIDADE

Economia

Colheita de soja 23/24 atinge 71% da área no país; milho safrinha tem 98,7% semeados

O Rio Grande do Sul, o último a iniciar a colheita, conta com 6% da área ceifada

1 minuto de leitura 02/04/2024 - 18:43

Por: Broadcast Agro

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

São Paulo, 02/04/2024 – A colheita da safra brasileira de soja 2023/24 atingia, até o dia 31 de março, 71% da área plantada no País, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em levantamento semanal de progresso de safra.

Há atraso de 3,5 pontos porcentuais em relação a igual período do ano passado e avanço de 4,7 pontos porcentuais em uma semana. Entre os Estados que estão retirando a oleaginosa do campo, Mato Grosso tem os trabalhos de campo mais avançados, com 96,2% da área colhida, seguido por São Paulo, com 95%, e Mato Grosso do Sul, com 94%. O Rio Grande do Sul, o último a iniciar a colheita, conta com 6% da área ceifada, avanço de 3 pontos porcentuais. Assim, todos os Estados produtores estão em plena colheita da oleaginosa da safra 2023/24.

A colheita da primeira safra de milho alcançou, no País, 46,4% da área plantada, avanço de 3,6 pontos porcentuais na semana e atraso de 1,2 ponto porcentual entre as temporadas. Paraná, com 91% da área colhida, São Paulo, com 85%, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (80%) estão com os trabalhos mais adiantados. Bahia colheu apenas 5,2% da área de milho verão.

A Conab informou, ainda, que o plantio da segunda safra 2023/24 de milho atingia 98,7% da área prevista, avanço de 1,9 ponto porcentual na semana e de 2,4 pontos porcentuais à frente de igual período da temporada anterior. Mato Grosso, Goiás e Tocantins já concluíram o plantio. Paraná conta com 99% dos trabalhos concluídos e Mato Grosso do Sul, com 96%.

A Conab informou também que a colheita da safra de feijão alcançou 57,1% da área semeada, 4,3 pontos porcentuais mais que há uma semana e 21,4 pontos porcentuais atrás de igual período da temporada passada. Goiás, São Paulo e Paraná já concluíram a retirada do grão, enquanto Minas Gerais está à frente nos trabalhos de campo, com 99% da área colhida, seguido por Santa Catarina, com 92%.

A colheita das lavouras de arroz alcançava 32,9% da área prevista, avanço de 8,9 pontos porcentuais em uma semana e atraso de 17,8 pontos porcentuais na comparação entre as safras. Santa Catarina (76,1%), Tocantins (50%) e Goiás (42%) são os Estados mais avançados na retirada do cereal do campo. O Rio Grande do Sul, maior produtor de arroz, está com 28% dos trabalhos concluídos.

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.