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Economia

BRF anuncia nova fábrica na Arábia Saudita com investimento de US$ 160 mi

Unidade será construída em Jeddah, em parceria com a HPDC, com capacidade para produzir 40 mil toneladas anuais de alimentos

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Redação Agro Estadão

21/04/2025 - 10:38

Foto: BRF/Divulgação
Foto: BRF/Divulgação

A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo e dona das marcas Sadia, Perdigão e Qualy, anunciou nesta segunda-feira, 21, o início da construção de uma nova fábrica de alimentos processados em Jeddah, a segunda maior cidade da Arábia Saudita. O projeto será realizado em parceria com a Halal Products Development Company (HPDC), subsidiária do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita. O investimento previsto é de cerca de US$ 160 milhões.

Com capacidade inicial para produzir cerca de 40 mil toneladas de alimentos processados por ano, a planta foi planejada com possibilidade de expansão, o que permitirá dobrar a capacidade produtiva no futuro. A matéria-prima, num primeiro momento, será fornecida pelo Brasil. Além disso, a unidade atenderá, inicialmente, o mercado saudita, com possibilidade de exportação para outros países da região. A operação está programada para começar em meados de 2026.

A expectativa é que a nova operação gere mais de 500 empregos diretos na região. Esta será a sétima fábrica da BRF no Oriente Médio e a terceira na Arábia Saudita.

Em nota, o CEO da BRF Arábia, Marcos Molina, destacou que a localização estratégica da nova fábrica em Jeddah facilita o acesso tanto ao mercado consumidor quanto aos parceiros comerciais da região.

Já Fahad Alnuhait, CEO da HPDC, afirmou que a nova unidade atenderá à crescente demanda da Arábia Saudita por alimentos processados e contribuirá para reduzir a dependência de produtos importados, oferecendo alternativas de qualidade produzidas localmente.

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“[O projeto] se alinha ao nosso compromisso de fortalecer a capacidade de fabricação local, impulsionar a autossuficiência e criar oportunidades de trabalho de alto valor, contribuindo significativamente para as metas de sustentabilidade e diversificação econômica da Visão 2030”, destacou em nota.

“Visão 2030” é um plano estratégico de longo prazo do governo da Arábia Saudita que busca diversificar a economia e transformar o país em um centro global de produtos halal.

Vice-presidente de mercado halal da BRF, Igor Marti; CEO da BRF Arábia, Marquinhos Molina; Ministro da Agricultura da Arábia Saudita, Abdulrahman Al-Fadhli; presidente dos Conselhos de Administração da BRF e da Marfirig, Marcos Molina – Foto: BRF/Divulgação

Frango halal

O anúncio acontece poucos meses após a BRF estrear oficialmente na produção de frango halal na Arábia Saudita, com a aquisição de 26% da Addoha Poultry Company, empresa de renome no reino saudita. 

Presente no Oriente Médio há mais de cinco décadas, a BRF lidera o mercado regional com a marca Sadia. A empresa exporta para mais de 14 países e já conta com uma fábrica em Dammam, além de uma estrutura própria de distribuição.

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